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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Acompanhando Necessidades de Compras

Este guia tem como objetivo instruir você a verificar necessidade de compras no iZY. Abaixo segue encontra-se um guia mostrando passo a passo do mesmo processo:

 
ACOMPANHANDO NECESSIDADE DE COMPRAS
 
Para acompanhar a necessidade de compras, primeiramente precisará ser verificado o cadastro do item. Para isso segue um passo a passo desta verificação:
 
1. Acesse o módulo de Estoque e clique no botão de Itens e serviços.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de itens.
 
3. Localizar um item já cadastro e editar o seu cadastro clicando no “Lápis” que aparece no começo.
 
4. Após editá-lo, ir na aba Propriedades e verificar se o campo Compro este item está selecionado, caso não estiver, tem a necessidade de estar selecionado, pois apenas itens marcados para compra serão considerados.
 
5. Ainda no cadastro do item, é necessário verificar o campo Estoque mínimo, neste campo tem a necessidade de conter informações, caso não tiver nenhuma informação inserida, o sistema não vai considerar, por este motivo é necessário ter informações do estoque mínimo informado.

Com o parâmetro Compro este item devidamente selecionado e também com informações inserida no campo Estoque mínimo, precisamos verificar então o saldo em estoque do item em questão.
 
Para verificamos os saldos, precisamos ir em Início, localizar no seu lado direito a opção Relatórios, após localizar os relatórios localizar a opção Estoques para após selecionar o relatório Extrato de estoque onde poderá ver o saldo individual por item ou localizar o relatório Saldo de estoque que lhe mostrar os saldos de todos os itens, sendo possível, através dos filtros fazer uma seleção dos dados que deseja emitir, pois poderá ter uma visão geral dos saldos de todos os itens ou através do filtro Item, selecionar somente o item que desejar.
 
Após a verificação dos saldos nos relatórios, verificamos:
 
6. Se o saldo estiver acima do saldo do estoque mínimo, o item não será incluso na análise,
 
7. Mas se o saldo estiver abaixo do saldo do estoque mínimo, o item será considerado na análise.
 
Outra questão que precisa ser verificado, é o preço de reposição, para verificar o preço de reposição que o item possui, é necessário ir no cadastro do item e selecioná-lo, após clicar no botão Mais opções e localizar a opção Custo e preço de reposição, ao selecionar esta opção vai habilitar a tela Custo e preço de reposição do item onde vai demonstrar as seguintes informações:
 
8. Item: neste campo será demonstrado o item selecionado na relação dos itens cadastrados.
 
9. Preço de reposição: neste campo demonstrará o preço de reposição que é informado no momento que está cadastrando a nota fiscal de entrada no sistema.
 
10. Data da alteração: campo este localizado ao lado do Preço de reposição, a data demonstrada é ref. a data da última alteração de preço que ocorreu com o item.
 
11. Último custo: neste campo aparecerá o valor do último custo do item.
 
12. Data de alteração: campo este localizado ao lado do Último custo, a data demonstrada é ref. a data da última alteração sofrida no custo do item.
 
13. Nesta mesma tela tem o botão Editar, clicando no botão vai habilitar a tela Alterar custo e preço de reposição do item, onde será possível alterar o Preço de reposição e o Último custo do item caso os valores apresentado na tela anterior estiver incorreto, após alterar, se necessário, clicar no botão Salvar, vai abrir uma tela solicitando uma Autenticação, nesta tela será necessário informar uma Observação, Usuário e a Senha deste usuário, após inserir estas informações clicar em Salvar, isso se faz necessário pois poderá ocorrer que após as alterações os dados ficarem incorretos e assim através da opção Histórico que aparece na tela Custo e preço de reposição do item, demonstrar os dados das alterações efetuas e quem fez a alteração.
 
14. Esta informação reflete na análise da necessidade de compra, pois ao fazer a análise vai demonstrar o Valor da necessidade.
 
Para verificar a necessidade de compra temos que ir em Início, localizar a opção Analise gerencial no seu lado direito da tela, após localizar os dados dos Resultados de compras e estoque e por fim Necessidade de compra atual.
 
Ao localizar os dados ref. a Necessidade de compra atual verificamos que abaixo vai trazer a informação ref. a um valor e um gráfico, para verificarmos os dados que geraram o valor e o gráfico, ao lado da descrição Necessidade de compra atual possui uma “Lupa”, ao clicar na Lupa vai abrir a Necessidade de compra.
 
Quando a tela da Necessidade de compra é exibida, vai apresentar um gráfico e uma relação de itens com a necessidade de compra que possui. Mas caso desejar, poderá ser feito alguns filtros para melhor analisar. Para isso é necessário clicar na opção Filtros localizado no lado superior esquerdo.
 
Clicando nesta opção, poderá inserir filtro para Mostrar por Item ou Grupo de item, se deixar a opção Grupo de itens, vai demonstrar as mesmas informações do momento em que abre a tela Necessidade de compra, mas se optar por mostrar por Item, vai habilitar os filtros Grupo de item e Item individualmente.
 
Após inserir os filtros que desejar, clicar no botão Emitir, as informações que apareceram nos campos abaixo dos filtros, serão conforme os filtros selecionados.
 
No gráfico, ao passar o mouse por cima, vai demonstrar os itens e os valores e na listagem do abaixo do gráfico, vai apresentar os dados de como o sistema faz para chegar a quantidade que vai necessitar para que seu estoque não fique negativo.
 
Para chegar ao valor da coluna Quant. necessidade o sistema executa as seguintes verificações:
 
15. Verifica, no cadastro do item o campo Estoque mínimo.
 
16. Verifica se existe algum pedido de venda em aberto ou faturado parcial para o item.
 
17. Verifica o saldo do item no estoque.
 
18. Verifica se já existe algum pedido de compra cadastrado em aberto ou recebido parcialmente para o item.
 
19. Após estas verificações, o sistema calcula a coluna Quant. necessidade.
 
20. O sistema executa o seguinte cálculo para chegar a quantidade da necessidade:
  • Saldo Mínimo + Saldo pedido de venda – Saldo – Saldo pedido de compra.
     
Para chegar ao valor da coluna Valor necessidade o sistema executa as seguintes verificações:
 
21. Verifica o preço de reposição do item, para verificar o preço de reposição do item é necessário ir no cadastro do item em questão, selecionar o item e ir no botão Mais opções e selecionar a opção Custo e preço de reposição e verificar o valor informado no campo Preço de reposição.
 
22. O sistema também verifica a calcula Quant. necessidade da listagem da necessidade de compra.
 
23. O sistema executa o seguinte cálculo para chegar ao valor da necessidade:

Preço de reposição * coluna Quant. necessidade.
 
A quantidade pode não representar o valor real se você controlar o estoque de seus itens em unidades diferentes, como por exemplo, um item controla em peças e outro controla em caixas.

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