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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como cadastrar contas a receber?

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar contas a receber no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




CADASTRAR UMA NOVA CONTA A RECEBER
 
1. Acesse o módulo Financeiro e clique no botão de Contas a receber.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do processo de contas a receber.
 
3. Clique em Gerar receber para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, preencha os dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
5. O campo Cliente define de quem você irá receber.
 
   - Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
 
   - Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
6. O campo Portador define quem é o detentor do título no momento.
 
7. O campo Forma de pagto define qual é a forma de pagamento acordada para o título.
 
8. Você também deverá informar os campos Número, Valor, Emissão, Vencimento e Previsão de recebimento.
 
9. Os campos Vendedor e Observação não são obrigatórios.
 
10. Confira os valores e as datas e clique no botão Processar.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após sua primeira conta a receber cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas títulos.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Vencimento ou Previsão de recebimento, bem como os filtros Cliente, Vendedor, Portador, Forma de pagamento e Espécie de títulos.
 
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do título:
 
   - Aberto: Conta a receber processada e válida no sistema. Ainda não recebida.
 
   - Bloqueado: Conta a receber bloqueada pelo faturamento devido a não autorização da nota junto a SEFAZ.
 
   - Cancelado: Conta a receber cancelada.
 
   - Digitado: Conta a receber salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
 
   - Liquidado: Conta a receber recebida totalmente.
 
   - Parcial: Conta a receber recebida parcialmente.
 
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de contas a receber também é possível realizar algumas opções adicionais. 
 
2. Para isso, pesquise um conta a receber e selecione o registro pesquisado.
 
3. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Visualizar duplicata: Apresenta um espelho do registro para impressão.
  • Notas e anexos: Permite que sejam inseridos comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado.
  • Baixar: Permite realizar os recebimentos do título. Caso necessite aprender como baixar títulos, acesso o conteúdo “Como fazer com as baixas do financeiro”.
  • Agrupar: Permite realizar renegociação de vários títulos, agrupando em um novo título gerado. Somente títulos do mesmo cliente podem ser agrupados.
  • Alterar vencimento: Permite alterar a data de vencimento do título.
  • Alterar valor: Permite alterar o valor do título.
  • Alterar portador: Permite alterar o portador que retém o título.
  • Alterar observação: Permite adicionar ou alterar uma observação no título.
  • Alterar forma de pagamento: Permite alterar a forma de pagamento acordada para o título.
  • Consultar baixas: Permite visualizar e estornar os recebimentos realizados para o título
  • Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as baixas e ter acesso aos usuários que manipularam o registro
  • Rastrear origem: Permite rastrear os documentos que originaram a conta a receber.
  • Rastrear Baixas: Permite rastrear os recebimentos gerados.

 
ESPÉCIES DE TÍTULOS
 
1. O sistema iZY também possibilita você gerenciar seus recebíveis por espécies de títulos. Além de um título normal, você pode gerar recebíveis com base em Adiantamentos a fornecedor e Notas de crédito.
  • Para isso, basta clicar na seta ao lado do botão Novo e selecionar a opção desejada.
  • Quando selecionada a opção de adiantamento a fornecedor, o sistema irá solicitar também os dados da conta para saída do movimento financeiro no valor do título.

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