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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como emitir um pedido de venda

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar pedidos de venda no iZY. Abaixo segue o vídeo e a descrição dos dados necessários para o cadastro:




CADASTRAR UM NOVO PEDIDO DE VENDA
 
1. Acesse o módulo de Vendas e clique no botão de Pedidos de venda.
 
2. Caso você ainda não tenha nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de pedido de venda.
 
3. Clique em Novo pedido para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais do pedido.
 
5. Preencha esses dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (destacados em vermelho quando não preenchidos).
 
6. O campo Cliente define para quem você está vendendo.
 
   - Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
 
   - Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
7. Nesta aba, você também poderá informar os campos Responsável e Vendedor. Estes campos não são obrigatórios.
 
8. A seção Transportadora serve para caso você já tenha dados de transportadora em mãos. Eles não são obrigatórios.
 
9. Clique na aba Itens e clique no botão Novo.
 
10. O campo Item define qual produto você está vendendo.
 
   - Essa informação é originada do cadastro de Itens. Caso deseje cadastrar novos itens, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
 
   - Na tela de consulta de itens que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
11. O campo Tributação define como será tributada essa venda. O iZY já carrega um registro de tributação de venda padrão para você.
 
12. Caso você tenha preenchido corretamente os dados no tour inicial do sistema, a tributação já deve estar configurada corretamente. Caso contrário, você pode acessar o conteúdo Configurando a tributação de venda.
 
13. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são Quantidade, Preço de venda, Desconto e Previsão de entrega. O preço de venda é originado do cadastro do item.
 
14. A aba Resumo serve para você conferir a tributação de venda do item cadastrado. Os impostos ali apresentados são mostrados de acordo com o regime tributário de sua empresa.
 
15. Clique em Salvar no item e vá para a aba Financeiro.
 
16. A aba Financeiro remete aos dados de pagamento do cliente.
 
17. O campo Total do pedido é composto pela soma dos itens do pedido, acrescentando a soma dos campos Outras despesas, Valor do frete e Valor do seguro.
 
18. O campo Total a receber por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização Composição da base de cálculo do receber, que pode ser visualizada acessando o conteúdo Conhecendo as parametrizações.
 
19. Nesta aba você deve informar os campos Forma de pagto e Condição de pagto. Estes campos servem para você definir os vencimentos e as formas de pagamento de cada parcela do pedido.
 
   - Para ambas os campos, o iZY já traz uma lista padrão para você. Caso deseje cadastrar novos registros, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do respectivo campo desejado.
 
   - Na tela de consulta que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
20. Após informar os dados de pagamento, clique na aba Resumo.
 
21. A aba Resumo serve somente para conferência dos totais de seu pedido.
 
22. Confira os totais e clique no botão Processar.
 
Obs: O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como rascunho, com o status Digitado.
 
 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após seu primeiro pedido cadastrado, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas vendas.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão ou entrega, Cliente e Vendedor.
 
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do pedido:
 
   - Aberto: Pedido processado e válido no sistema. Ainda não faturado.
 
   - Cancelado: Pedido cancelado.
 
   - Digitado: Pedido salvo, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
 
   - Parcial: Pedido faturado parcialmente.
 
   - Reprovado: Pedido reprovado no sistema.
 
   - Total: Pedido faturado totalmente. Finalizado.
 
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.
 
 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de pedidos também é possível realizar algumas opções adicionais. Para isso, pesquise um pedido e selecione o registro pesquisado.
 
2. Ao clicar no botão “Mais opções” será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
 
   - Visualizar pedido: Apresenta um espelho do pedido para impressão.
 
   - Notas e anexos: Permite que sejam inseridos comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
 
   - Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto.
 
   - Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
 
   - Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado.
 
   - Encerrar pedido: Permite encerrar o registro selecionado com status Parcial, alterando o status para Total.
 
   - Criar novo pedido com saldo: Permite criar um novo pedido, com base no registro selecionado com status Parcial, utilizando o saldo de faturamento deste registro.
 
   - Copiar: Gera um novo registro cópia do registro atualmente selecionado.
 
   - Emitir nota fiscal: Permite faturar o pedido selecionado, gerando uma nota fiscal com os produtos desse pedido. Caso necessite aprender como emitir nota, acesso o conteúdo Trabalhando com faturamento - Nota fiscal de saída.
 
   - Emitir nota fiscal sérviço: Permite faturar o pedido selecionado, gerando uma nota fiscal com os serviços desse pedido.
 
   - Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as notas emitidas e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
 
   - Rastrear Propostas: Permite rastrear as propostas que originaram o pedido.
 
   - Rastrear Notas fiscais: Permite rastrear as notas que fizeram o faturamento do pedido.

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