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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como trabalhar com Cheques

Este guia tem como objetivo instruir você a trabalhar com baixas de títulos de contas a receber utilizando cheques no iZY. Abaixo encontra-se um guia mostrando passo a passo do processo:

 
BAIXA COM CHEQUES
 
Para executar a baixa com cheques, é necessário ir em Financeiro >> Contas a receber, para efetuar a baixa é necessário seguir os passos abaixo:
 
1. Localizar um título ou os títulos de contas a receber com status aberto ou parcial que deseja baixar e clicar no botão Mais opções.
 
2. No botão Mais opções ir em Operações >> Baixar, ao clicar nesta opção apresenta a tela Baixa de contas a receber.
 
3. Na tela vai demonstrar os títulos selecionados para baixar, caso não deseja adicionar novos títulos, clicar no botão Baixar, mas caso necessite adicionar mais títulos de contas a receber, clicar no botão Adicionar mais títulos, onde abrirá a tela Adicionar contas a receber, ao abrir a tela, encontrá os filtros abaixo:
 
  • Vencimento: neste filtro informará o período que desejar, período este onde os títulos estão cadastrados.
  • Cliente: neste filtro informará o cadastro de um cliente em específico caso desejar localizar os títulos somente deste cliente.
  • Empresa: neste filtro será informado a empresa no qual está logado e na empresa que foi emitido o título.
  • Portador: neste filtro informará o portador, caso desejar apresentar somente títulos de um determinado portador.
  • Número: neste filtro poderá ser informado um número específico de título de contas a receber.
  • Clicar no botão Pesquisar, ao mostrar a relação de títulos conforme filtros informados, selecione qual desejar baixar e clique no botão Adicionar selecionados.
 
4. Após o término da seleção dos títulos, clicar no botão Baixar habilitando assim a tela Selecione o método de recebimento, onde a opção a ser selecionada é Recebimento por cheque.
 
5. Ao selecionar a opção Recebimento por cheque, vai habitar a tela Baixa de contas a receber em cheque, esta tela é dividida em 4 abas:

 
*Aba Principal: nesta aba apresentará os campos:
 
1. Código que será preenchido automaticamente pelo sistema após o término do cadastro da baixa,
 
2. Data onde informará a data do recebimento do título
 
3. Observação onde se desejar poderá informar uma observação, mas este campo não é obrigatório.

 
*Aba Cheques, nesta aba informará os cheques que deseja vincular a baixa, para isso é necessário clicar no botão Adicionar cheques, ao clicar neste botão será habilitado a tela Adicionar cheques na baixa de contar a receber, nesta tela será apresentado filtros:
 
1. Emissão: este filtro será preenchido com o período que os cheques foram cadastrados.
 
2. Vencimento: neste filtro será informado a uma data de Bom para, que seria a data de vencimento doas títulos.
 
3. CMC7: neste filtro será informado o código de barras que aparece no fim do cheque, não é um campo obrigatório.
 
4. Banco: neste filtro poderá informar o banco no qual o cheque foi cadastrado.
 
5. Nº do cheque: neste filtro informará o nº que o cheque possui.
 
6. Cliente: neste filtro informará para qual cliente foi cadastrado o cheque.
 
7. Portador: neste filtro será informado o portador do cheque.
 
8. Filial: neste filtro será informado a filial em que o cheque foi cadastrado.
 
9. Após informar os filtros que desejar, lembrando que os filtros são somente para ajudar na localização do cheque e eles não são obrigatórios, clicar no botão Pesquisar, após a pesquisa feita, no quadro abaixo vai demonstrar os cheques cadastrados conforme os filtros acima informado.
 
10. Após demonstrar os cheques, selecionar qual será utilizado e clicar no botão Adicionar selecionados.
 
11. Nesta mesma tela aparecerá o botão Novo cheque, clicando neste botão habilitará a tela Cheque, onde poderá ser cadastrado um novo cheque, após preencher os dados ref. ao cheque clicar no botão Processar, caso venha ter alguma dúvida no preenchimento dos campos do cadastro do novo cheque, poderá acessar o site www.gestaoizy.com.br, localizar a Central de ajuda e ir em Financeiro e localizar o conteúdo “Financeiro - Cadastro de cheques recebidos”. Após finalizar o cadastro, selecionar o novo cadastro de cheque e clicar no botão Adicionar selecionados.
 
12. Após selecionar o(s) cheque(s) que deseja utilizar na baixa e clicar no botão Adicionar selecionados vai apresentar a mensagem “Deseja atualizar o valor recebido nos títulos?”, caso clicar em Sim, na aba Contas a receber onde aparece a relação dos títulos, vai atualizar o valor que aparece na coluna Valor Recebido para o mesmo valor do(s) cheque(s), caso clicar em Não, o valor da coluna Valor recebido não será atualizado e permanecerá com o valor original do título.

 
*Aba Contas a receber: ao acessar a aba, vai apresentar a listagem dos títulos selecionados para serem baixados, nesta aba tem a possibilidade de editar o título clicando no “Lápis”. Ao editar o título, vai habilitar os campos acima da relação dos títulos onde vai ser possível informar valores ref. a Multa, Juros, Acréscimo, Desconto, Abatimento e o Valor recebido, após fazer as alterações necessário, se for necessário alterar, clicar no botão Salvar e após no botão Processar.
 
*Após a finalização da baixa, o sistema voltará para a tela de Baixa de contas a receber, onde, na aba Baixar, vai apresentar a informação do lote de baixa do título onde poderá selecionar o lote e clicar no botão Visualizar recibo, onde será gerado o recibo do título e o mesmo poderá ser impresso.
 
*Ao finalizar a impressão do recibo, clicar no botão Cancelar para finalizar o processo.

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