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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Dando entrada nos materiais

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar notas fiscais de entrada e lançar notas a partir de pedidos de compra no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE ENTRADA
 
1. Acesse o módulo de Compras e clique no botão de Notas fiscais de entrada.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do processo de nota fiscal de entrada.
 
3. Clique em Gerar nota fiscal para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais da nota.
 
5. Preencha esses dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
6. O campo Fornecedor define de quem você está comprando.
  • Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos fornecedores, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de fornecedores que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
7. Os campos Modelo fiscal, Série e Número são importantes para definir a numeração da nota como veio de seu fornecedor.
 
8. Clique na aba Itens e clique no botão Novo para informar os itens que foram comprados.
 
9. O campo Item define qual produto você está comprando.
  • Essa informação é originada do cadastro de Itens. Caso deseje cadastrar novos itens, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de itens que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
10. O campo CFOP deve ser informado e define o tipo de operação de entrada da nota.
 
11. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são unidade, quantidade, preço de compra e desconto. 
  • O preço de compra é originado do preço de reposição no cadastro do item.
  • O CFOP vem por padrão, configurado na parametrização de acordo com o tipo de nota.
     
12. Mais abaixo estão os campos de impostos que devem ser informados na nota. Esses impostos devem ser informados através da interpretação da nota que veio de seu fornecedor.
 
13. Na aba Adicionais os campos Lança contas a pagar e Movimentar estoque, respectivamente definem se essa nota deverá gerar financeiro e dará entrada dos itens no estoque.
 
14. Clique em Salvar no item e vá para a aba Transporte.
 
15. Na aba Transporte são informados os dados de frete da nota.
 
16. Nenhum desses dados são obrigatórios, mas são informações que definem o acordo com a transportadora que foi enviada as mercadorias.
 
17. Você pode informar dados como transportadora, redespacho, valores de frete e seguro.
 
18. Também é nesta aba que são informados os dados de pesos e embalagens da carga.
 
19. Preencha as informações que desejar e clique na aba Adicional.
 
20. A aba Adicional é utilizada para informações complementares que vieram na nota. Alguma mensagem que necessite constar na nota por regra de seu negócio ou obrigação legal.
 
21. Informe a mensagem, caso necessário e clique na aba Financeiro.
 
22. A aba Financeiro remete aos dados de pagamento ao fornecedor.
 
23. O campo Total da nota é composto pela soma dos item, acrescentando a soma dos campos Outras despesas, Valor do frete e Valor do seguro.
 
24. O campo Total a pagar por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização Composição da base de cálculo do pagar, que pode ser visualizada acessando o conteúdo "Conhecendo as parametrizações".
 
25. Nesta aba você deve informar os campos Forma de pagto e Condição de pagto. Estes campos servem para você definir os vencimentos e as formas de pagamento de cada parcela da compra.
  • Para ambos os campos, o iZY já traz uma lista padrão para você. Caso deseje cadastrar novos registros, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do respectivo campo desejado.
  • Na tela de consulta que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
26. Após informar os dados de pagamento, clique na aba Resumo.
 
27. A aba Resumo serve somente para conferência dos totais de sua compra.
 
28. Confira os totais e clique na aba Doctos.
 
29. Vinculados: Essa aba serve para vincular outras notas fiscais ou chaves de acesso avulsas, e utilizada em casos de notas de Devolução de venda.
 
30. Essa informação não é obrigatória.
 
31. Clique no botão Processar para finalizar sua nota. 
 
Obs: O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como rascunho, com o status Digitado.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após sua primeira nota cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas compras.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Data de entrada ou Digitação, Fornecedor e Tipos de nota.
 
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação da nota:
  • Cancelado: Nota cancelada.
  • Digitado: Nota salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
  • Finalizado: Nota emitida com sucesso. Quando eletrônica, a nota foi autorizada na SEFAZ.
  • Pendente: Nota processada. Ainda não finalizada ou autorizada na SEFAZ.
     
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de notas também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
2. Para isso, pesquise uma nota e selecione o registro pesquisado.
 
3. Ao clicar no botão Mais opções, será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Visualizar espelho: Apresenta um espelho da nota para impressão
  • Visualizar DANFE: Apresenta o DANFE da nota eletrônica para impressão.
  • Notas e anexos: Permite que seja inserido comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Pendente.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Pendente, Finalizado ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Pendente, alterando o status para Digitado.
  • Solicitar autorização de uso: Remete nota fiscal eletrônica para autorização na SEFAZ.
  • Carta de correção: Permite emitir uma carta de correção para a nota selecionada.
  • Solicitar cancelamento: Remete nota fiscal eletrônica para cancelamento na SEFAZ.
  • Solicitar inutilização: Inutiliza a numeração da nota fiscal eletrônica na SEFAZ.
  • Consultar eventos: Histórico dos eventos de nota fiscal eletrônica junto a SEFAZ.
  • Chave de acesso: Permite copiar chave de acesso da nota eletrônica.
  • Download XMLs distribuição: Faz download dos XMLs das notas eletrônicas enviados a SEFAZ.
  • Finalizar NF: Quando a nota não é eletrônica, esta opção finaliza a nota, alterando o status para Finalizado.
  • Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as devoluções, contas a pagar gerados e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
  • Rastrear Pedidos de compra: Permite rastrear os pedidos que originaram a nota.
  • Rastrear Contas a pagar: Permite rastrear os títulos originados pela nota.
  • Rastrear Devoluções: Permite rastrear as devoluções que originaram a nota.

 
LANÇAR NOTAS DE ENTRADA A PARTIR DE PEDIDOS DE COMPRA
  1. Além de emitir notas de compra avulsas, com o sistema iZY você pode também dar entrada nos materiais através dos pedidos de compra.
  2. Clique em Novo em uma Nota fiscal de entrada normal e informe um fornecedor.
  3. Clique no botão Opções e Vincular pedido de compra.
  4. A tela apresentada é um assistente para emissão da nota fiscal de entrada, onde você poderá filtrar os pedidos de compra de um fornecedor e emitir uma nota para o mesmo.
  5. Informe o filtro de período de emissão e clique em Pesquisar.
  6. Serão apresentados pelo sistema os pedidos que se encaixaram no filtro aplicado acima e que possuam saldo de entrada.
  7. Selecione um ou mais pedidos e clique em Próximo.
  8. Na aba Itens, são apresentados os itens dos pedidos selecionados, bem como seus saldos de entrada, e quantidade a utilizar.
  9. Defina a quantidade, clicando na célula do campo Qtde. a utilizar, caso haja necessidade de alterar a quantidade.
  10. Clique em Lançar para emitir a Nota fiscal de entrada.
  11. O sistema irá carregar os dados do pedido de compra para a nota e irá retornar a tela da nota para você confirmar os dados e processá-los.
  12. Clique em Processar para finalizar.
  13. O sistema irá dar baixa no saldo de entrada dos itens dos pedidos, e irá alterar o status do pedido de compra para Finalizado ou Parcial, de acordo com o saldo remanescente.
  14. Você também pode realizar a entrada de seus materiais pela própria consulta de pedidos de compra.
  15. Para isso, acesse a tela de consulta de pedidos, realize o filtro necessário e clique em Pesquisar.
  16. Selecione o pedido desejado e clique em Mais opções / Emitir nota de entrada
  17. O sistema irá apresentar a mesma tela de assistente, já com o pedido selecionado.

 
VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O iZY
  1. Conhecendo as parametrizações;
  2. Cadastrando clientes e fornecedores;
  3. Cadastrando produtos;
  4. Trabalhando com pedidos de compra.

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