Facebook

Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Faturamento de contrato de serviço

Este guia tem como objetivo instruir você de como fazer o faturamento de um contrato de serviço no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o processo:

 
FATURAMENTO DE CONTRATO DE SERVIÇO
 
Para faturar o contrato cadastrado, é necessário ir no módulo Serviços >> Faturamento de contrato, ao selecionar esta opção, vai apresentar a tela Faturar contratos. Nesta tela, poderá ser localizados os contratos a serem faturados, utilizando filtros para localizar os dados. Abaixo segue informações sobre estes filtros:
 
1. Período: neste filtro, por padrão do sistema, vai apresentar a opção Sem faturamento, mas com a ajuda da seta que aponta para baixa poderá selecionar:
  • Sem faturamento: padrão informado pelo sistema, ao ser utilizado este filtro e pesquisar, vai apresentar os contratos que ainda não tiveram nenhuma nota fiscal emitida.
  • Início: selecionado esta opção, ao fazer a pesquisa, vai apresentar os contratos cadastrado que tiveram seu cadastro(ou início) dentro do período selecionado.
  • Término: selecionado está opção, ao fazer a pesquisa, vai apresentar os contratos que estão terminando sua vigência dentro do período selecionado.
     
2. Item: através deste filtro, poderá selecionar o item do tipo serviço que deseja faturar, poderá utilizar a seta que aponta para baixo e selecionar um item da listagem que vai aparecer, ou poderá utilizar a “Lupa”, onde poderá ser feito o cadastro de um novo item, clicando no botão Novo, clicar na seta que aponta para baixo e selecionar a opção Novo serviço, preencha os campos necessários clique em Salvar, selecione o novo registro e clique no botão Selecionar. Caso venha a ter alguma dificuldade no cadastro do novo item, poderá acessar o conteúdo “Cadastrando produtos” em nossa central de ajudas localizada no site www.gestaoizy.com.br.
 
3. Cliente: através deste filtro poderá selecionar um cliente específico para localizar o seu contrato e faturar, para localizar o cliente, clicar na “Lupa” que fica ao lado, ao clicar na lupa, vai apresentar uma listagem de clientes, localize o cliente que possui o contrato de serviço cadastrado e o selecione, após clique no botão Selecionar. 
 
4. Clicar no botão Pesquisar. Ao clicar no botão pesquisar, vai apresentar uma relação dos contratos a serem faturados conforme os filtros informados acima, verificar qual contrato realmente vai faturar e clicar no botão Faturar contratos, ao clicar neste botão abrirá a tela Contratos em faturamento, aguardar a finalização do processo para gerar a nota fiscal de serviço.
 
No processo de Faturamento de contrato, existem os botões Adicionar contrato e Alterar todos.
 
O botão Adicionar contrato é outro recurso para adicionar contratos para faturamento, clicando neste botão, habilitará a tela Adicionar contrato, nesta tela vai apresentar os seguintes filtros:
 
1. Período: neste filtro, por padrão do sistema, vai apresentar a opção Sem faturamento, mas com a ajuda da seta que aponta para baixa poderá selecionar:
  • Sem faturamento: padrão informado pelo sistema, ao ser utilizado este filtro e pesquisar, vai apresentar os contratos que ainda não tiveram nenhuma nota fiscal emitida.
  • Início: selecionado esta opção, ao fazer a pesquisa, vai apresentar os contratos cadastrado que tiveram seu cadastro(ou início) dentro do período selecionado.
  • Final: selecionado está opção, ao fazer a pesquisa, vai apresentar os contratos que estão terminando sua vigência dentro do período selecionado.
     
2. Item: através deste filtro, poderá selecionar o item do tipo serviço que deseja faturar, para localizar o item, poderá utilizar a “Lupa”, selecione o item e clique no botão Selecionar.
 
3. Cliente: através deste filtro poderá selecionar um cliente específico para localizar o seu contrato de serviço e faturar, para localizar o cliente clicar na “Lupa” que fica ao lado, ao clicar na lupa, vai apresentar uma listagem de clientes localize e selecione o cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
4. Número: neste campo informará o número do contrato, número gerado após a finalização do cadastro do contrato.
 
5. Clicar no botão Pesquisar, abaixo dos filtros apresentará uma relação dos contratos que tem para faturar conforme filtros informados, selecionar o contrato que deseja faturar e clicar no botão Adicionar selecionados e após no botão Faturar contratos.
 
Neste processo também temos a possobilidade de alterar alguns dados do contrato já cadastrado, para isso é necessário clicar no botão Alterar todos, ao clicar neste botão, vai habilitar a tela Alterar dados, nesta tela poderá ser alterado a Data de emissão e a data do Vencto do boleto, após preencher os dados que deseja alterar, setar o campo Alterar todos que fica ao lado do dado alterado e após clicar no botão Alterar todos os dados de todos os contratos selecionados para faturar vão ser alterados conforme nova configuração.
 
Por fim clicar no botão Faturar contratos para gerar a nota fiscal de serviço.

Voltar