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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Trabalhando com o consumo de matéria-prima

Este guia tem como objetivo instruir você a trabalhar com o consumo de matéria-prima no iZY. Abaixo encontra-se um guia mostrando passo a passo do processo:

 
TRABALHANDO COM O CONSUMO DE MATÉRIA-PRIMA
 
Para começarmos a acompanhar o relatório de consumo de matéria-prima, é necessário ter alguns cadastros feitos dentro do sistema, como o cadastro da estrutura de item, quando o tipo do item for produto acabado, estoque e ordens de produção. Para isso segue um passo a passo desta verificação:
 
1. Para verificar o cadastro do item poderá acessar o módulo Estoques e clicar no botão Itens e serviços.
 
2. Ao clicar no botão vai lhe apresentar uma listagem de itens com os quais a empresa trabalha, é necessário então localizar um item do tipo Produto acabado, item que a empresa produz.
 
3. Após localizar o item do tipo Produto acabado, você seleciona o item e vai no botão Mais opções, e localiza a opção Estrutura.
 
4. Vai habilitar a tela Estrutura do item, nesta tela você vai verificar se estão informados os itens do tipo matéria-prima. Se já estão informados, poderá fechar a tela, caso não estiverem informados, deverá ser executado o seguinte processo na tela Estrutura do item, primieramente clicar no botão Novo:
  • Clicando no botão Novo, habitará a tela Insumo do item, neste campo informará o item do tipo matéria-prima que faz parte da produção do item.
  • Nesta tela também informará a Quantidade a ser utilizada no processo de produção do item.
  • Os campos Unidade, Custo e Custo total o sistema informará automaticamente.
  • Clicar no botão Salvar.
  • O processo acima, será executado para inserir todos os itens que fazem parte da estrutura do item do tipo produto acabado.
     
5. Agora, precisamos verificar se existe saldo em estoque para os itens referente a matéria-prima, para sabermos se há saldo em estoque, poderá ser emitido os relatórios em Início >> Relatórios >> Estoque onde poderá ser emitido os relatórios Extrato de estoque ou Saldo em estoque. Se optar por emitir o relatório Saldo em estoque, demonstra a listagem de todos os itens e seus saldos, mas este relatório também poderá ser emitido de forma  individual por item se desejar, outro filtro importante é o filtro Data, neste filtro informará em qual dia deseja que demonstre o saldo, por padrão do sistema sempre vai demonstrar o dia atual, mas poderá ser informado outro dia se desejar. Enquanto que o relatório Extrato de estoque, para sua emissão o filtro Item é obrigatório, e também demonstra o filtro Período, neste filtro você informará o período que desejar, ao pesquisar, vai demonstra a movimentação que este item teve durante o período informado.
 
6. Também precisamos verificar se possui ordens de produção cadastradas onde os itens do tipo produto acabado estejam utilizando o item do tipo matéria-prima. Para verificamos estes itens, poderá ir em Estoque >> Ordem de produção, ao selecionar esta opção, vai abrir a tela da relação das ordens de produção já cadastradas no sistema, onde também vai apresentar alguns filtros como:
  • Data: neste campo poderá informar o período que deseja visualizar as Ordens de produção.
  • Status: neste campo é selecionado o status da Ordem de produção, a ordem de produção poderá estar em Aberto, quando ainda não teve a produção finalizada. Cancelado, quando por algum motivo a ordem de produção não vai ser mais produzida. Digitada, quando esta ordem de produção está somente cadastrada como rascunho no sistema. Finalizada, quando a produção já foi lançada.
  • Item: neste campo informará um item do tipo produto acabado que desejar verificar individualmente.
  • Grupo de item: neste campo informará um grupo, caso trabalhe com grupos de itens.
  • Cliente: neste campo informará um cliente, caso desejar verificar as ordens de produção cadastradas especificamente para este cliente.
  • Pedido: neste campo informará o nº do pedido que gerou a ordem de produção.
  • Número: neste campo informará o número da ordem de produção, caso desejar verificar a ordem de produção individualmente.
  • Clicar no botão Pesquisar que vai apresentar uma relação de ordens de produção.
  • Para visualizar os itens do tipo matéria-prima que fazem parte da Ordem de produção, selecione a ordem de produção que desejar, após, clicar no botão Mais opções e em Imprimir que apresentará um espelho demonstrando todos os itens de matéria-prima que compõem o item principal.

Após estas observações ir no em Início >> Relatórios >> Estoque >> Consumo de matéria-prima, ao selecionar esta opção vai demonstrar um gráfico e uma listagem de itens do tipo matéria-prima. Estas matérias-primas aparecem após a finalização da Ordem de produção. Lembrando que as ordens de produção poderão ser cadastradas manualmente ou vinculando um pedido de venda nesta ordem de produção, ao fazer a finalização da ordem de produção também poderá ser informado itens do tipo matéria-prima.
 
Ao emitir o relatório vai apresentar os Filtros, através dos filtros poderá ser direciona sua pesquisa, informando nos filtros uma data que poderá ser de emissão ou de produção, um grupo de itens, o número de uma Ordem de produção em específico, um item em específico e também poderá fazer um agrupamento e este agrupamento poderá ser por mês, por item, grupo de item, ordem de produção ou sem agrupamento. Após preencher os filtros conforme desejar, clicar no botão pesquisar, ao ser emitido o relatório conforme os filtros, vai apresentar o gráfico e a relação de itens do matéria-prima utilizada.
 
Ao apresentar a relação dos itens, demonstra a seguintes colunas:
 
  • Número: demonstra o número da Ordem de produção.
  • Emissão: apresenta a data em que a ordem de produção foi emitida.
  • Produção: apresenta a data em que iniciou-se a produção.
  • Identificação: número apresentado após término do cadastro do item.
  • Item: apresenta a descrição do item.
  • UN: apresenta a unidade padrão do item.
  • Sugerida: apresenta a quantidade sugerida pelo sistema para a produção do item.
  • Utilizada: demonstra a quantidade realmente utilizada na produção do item.
  • % desvio: esta coluna demonstra o percentual de desviou no consumo de matéria-prima na produção, sendo este desvio para mais ou para menos.

O cálculo que o sistema faz pra chegar a este percentual de desvio é:
 
((Coluna utilizada * 100) / Coluna sugerida = resultado), após, pegasse este resultado obtido diminui de 100 = ao % de desvio.

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