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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Trabalhando com pedidos de compra

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar pedidos de compra no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:




CADASTRAR UM NOVO PEDIDO DE COMPRA
 
1. Acesse o módulo de Compras e clique no botão de Pedidos de compra.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de pedido de compra.
 
3. Clique em Novo pedido para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais do pedido.
 
5. Preencha esses dados corretamente e fique atento aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
5. O campo Fornecedor define de quem você está comprando.
  • Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de fornecedores que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
7. Nesta aba, você também poderá informar os campos Contato e Comprador. Estes campos não são obrigatórios.
 
8. Clique na aba Itens e clique no botão Novo para informar os itens a serem comprados.
 
9. O campo Item define qual produto você está comprando.
  • Essa informação é originada do cadastro de Itens. Caso deseje cadastrar novos itens, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
  • Na tela de consulta de itens que é apresentada, clique no botão Novo.
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
10. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são Quantidade, Preço de compra, Desconto e Previsão de entrega.
 
11. Há também a possibilidade de informar algumas informações de impostos.
 
12. Clique em Salvar no item e vá para a aba Entrega.
 
13. Na aba Entrega são definidos os dados da transportadora acordada para entrega. Estes dados não são obrigatórios.
 
14. Clique na aba Pagamento.
 
15. A aba Pagamento remete aos dados de pagamento ao fornecedor.
 
16. O campo Valor total é composto pela soma dos itens do pedido, acrescentando a soma do campo Valor do frete.
 
17. O campo Total a pagar por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização Composição da base de cálculo do que pagar, que pode ser visualizada acessando o conteúdo "Conhecendo as parametrizações".
 
18. Nesta aba você deve informar os campos Forma de pagto e Condição de pagto. Estes campos servem para você definir os vencimentos e as formas de pagamento de cada parcela do pedido.
  • Para ambos os campos, o iZY já traz uma lista padrão para você. Caso deseje cadastrar novos registros, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do respectivo campo desejado.
  • Na tela de consulta que é apresentada, clique no botão Novo
  • Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
  • Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
     
19. Após informar os dados de pagamento, clique no botão Processar.
 
Obs: O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como rascunho, com o status Digitado.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após seu primeiro pedido cadastrado, ao abrir a listagem você poderá gerenciar seus pedidos de compras.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Data de emissão ou Entrega, Fornecedor e Número do pedido.
 
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do pedido:
  • Liberado: Pedido processado e válido no sistema. Ainda não foi dado entrada.
  • Cancelado: Pedido cancelado
  • Digitado: Pedido salvo, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
  • Parcial: Pedido dado entrada parcialmente.
  • Finalizado: Pedido dado entrada totalmente.
     
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.

 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
1. Na tela de consulta de pedidos também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
2. Para isso, pesquise um pedido e selecione o registro pesquisado
.
3. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
  • Espelho: Apresenta um espelho do pedido para impressão.
  • Notas e anexos: Permite que sejam inseridom comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Liberado.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Liberado ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Liberado, alterando o status para Digitado.
  • Cancelar saldos: Permite encerrar o registro selecionado com status Parcial, alterando o status para Finalizado.
  • Copiar: Gera um novo registro cópia do registro atualmente selecionado.
  • Emitir nota de entrada: Permite dar entrada no pedido selecionado, gerando uma nota fiscal de entrada com os produtos desse pedido. Caso necessite aprender como emitir nota, acesso o conteúdo “Dando entrada nos materiais”.
  • Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como visualizar as notas de entrada e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
  • Rastrear Notas fiscais de entrada: Permite rastrear as notas que deram entrada no pedido.

 
VEJA MAIS CONTEÚDOS SOBRE O iZY
  1. Conhecendo as parametrizações;
  2. Dando entrada nos materiais;
  3. Cadastrando clientes e fornecedores;
  4. Cadastrando produtos.

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