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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Cadastrando conhecimento de transporte
Este guia tem como objetivo instruir você a lançar um conhecimento de trasporte no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o cadastro:
Cadastrar um conhecimento de transporte
1. Acesse o módulo de Compras >> Conhecimento de transportes
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do processo de conhecimento de transportes.
3. Para iniciar o cadastro clique no botão Novo.
4. Ao clicar no botão novo, vai apresentar a tela de Cadastro de conhecimento de transporte, a primeira aba apresentada é a aba “Geral”, onde esta aba remete aos dados principais do conhecimento de transporte.
5. Preencha os dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
6. No campo “Chave CT-e”, é necessário informar a chave de acesso que apresenta no conhecimento de transporte que tens em mãos.
7. Na sessão “Dados da transportadora”, o campo Transportadora define quem emitiu o conhecimento de transporte.
1. Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes/fornecedores, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo.
2. Na tela de consulta de clientes/fornecedores que é apresentada, clique no botão Novo.
3. Preencha os campos necessários, não esquecendo de informar que este cliente/fornecedor é uma transportadora e após e clicar em Salvar.
4. Após este processo, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
5. Mas se o cliente/fornecedor já está com o seu cadastro efetivado, clicar na seta de direção que fica a sua direita antes da lupa, localize e selecione o cliente/fornecedor que desejar.
8. Na sessão “Conhecimento de transporte”, você informará o Modelo fiscal, o Número da nota, o Tipo de nota, datas de Emissão e de Entrada da nota.
9. Na sessão “Referenciar conhecimento”, não é informado nada, estes campos não são obrigatórios.
10. Na sessão “Adicional”, campo Observação interna, poderá ser informado alguma observação específica para este cadastro.
11. Após preencher os dados nesta aba, a próxima aba que apresenta é a aba Valores e fiscal. Nesta aba é necessário o preenchimento dos campos:
1. CFOP: informar uma CFOP ref. a serviço de transporte, para poder localizar a CFOP que desejar, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo onde vai apresentar uma listagem das CFOPs cadastradas.
2. Valor total do serviço: neste campo informará o valor total do frete. Caso quiser detalhar os valores que compõe o valor do frete, poderá informar no campo Soma dos componentes clicando no botão Componentes, que abrirá a tela Componentes, clicar no botão Novo, informar uma descrição e o valor, após clicar em salvar, lembando que este campo é opcional.
3. ICMS: no campo CST, informar sua origem(Nacional ou importado) que poderá ser localizada através da “Lupa” que fica ao seu lado direito, após informar a CST (00, 10, 20, 30, 40, 41, 50, 51,60, 70 ou 90) que poderão ser localizados através da “Lupa” que está localizada ao seu lado direito. Se tiver informar a Alíquota, a Base e o Valor do ICMS.
4. PIS: no campo CST informar a CST que desejar, para localizar a CST desejada, clicar na “Lupa” que está localizada ao seu lado direito, localizar a CST e selecionar. Lembrando que este campo vem preenchido automaticamente com os dados que foram informados no momento que iniciou o uso do sistema iZY, nas primeiras configurações solicitadas.
5. COFINS: no campo CST informar a CST que desejar, para localizar a CST desejada, clicar na “Lupa” que está localizada ao seu lado direito, localizar a CST e selecionar. Lembrando que este campo vem preenchido automaticamente com os dados que foram informados no momento que iniciou o uso do sistema iZY, nas primeiras configurações solicitadas.
12. Ao finalizar o preenchimento da aba Valores e fiscal, abrira aba Documentos, nesta aba você poderá fazer o vínculo com as notas fiscais, tanto de entrada como de saída para qual o frete está sendo cobrado, para fazer este vínculo, clicar no botão Vincular documento. Vai abrir a tela Vincular notas fiscais, nesta tela poderá, no campo Cliente / Fornecedor, informar o cadastro do cliente / fornecedor da nota.
1. Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo.
2. Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
3. Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
4. Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
5. Mas se o cliente já está com o seu cadastro efetivado, clicar na seta de direção que fica a sua direita antes da lupa e selecione o cliente que desejar.
13. Ainda na tela de Vincular notas fiscais, você pode pesquisar as notas por Período informando um período em que as notas foram emitidas, por Tipo de nota(entrada ou saída), Número de nota, caso tiver a nota que o frete pertence em mãos, pela Série, localizando a série da nota que já está cadastrada ou ao clicar na “Lupa” ao lado direito do campo para o cadastro de uma nova série clicando no botão Novo e preenchendo os campos necessários e clicando no botão Salvar e selecionar o novo registro.
14. Após inserir os filtros que desejar para localizar as notas já cadastradas no sistema, clicar no botão Pesquisar, ao listar as notas, selecionar quais deseja e clicar no botão Vincular que ao voltar para a tela Conhecimento de transporte vai apresentar a listagem das notas que serão vinculadas a este conhecimento.
15. Ao finalizar esta aba, a próxima aba é a aba Financeiro onde no campo Total do serviço vai trazer o valor do conhecimento, no campo Valor total a pagar o que é devido neste conhecimento. No campo Conta para categorização, através da seta de busca que está localizada ao seu lado direito poderá localizar a conta de despesa em que este valor vai ser inserido, caso não tenha uma conta cadastrada, poderá clicar na “Lupa” ou no botão “Mais conta” para o cadastro desta nova conta, ao clicar na lupa ou no botão mais contas abrirá a tela
1. Ao clicar na Lupa, abrirá a tela Plano de contas, para cadastrar uma nova conta clicar no botão Novo, selecionar se esta conta será uma conta do Ativo ou do Passivo ou se é uma conta de Receita ou Despesa, preencher os dados necessários e clicar no botão Salvar, selecionar a conta cadastrada e clicar no botão selecionar.
2. Se optar em cadastrar a nova conta através do botão Mais conta, abrirá a tela de Rateio de contas, clicar no botão Novo onde abrirá a tela Conta, caso já tiver uma conta cadastrada, poderá clicar na seta localizada ao seu lado direito e localizar a conta desejada e selecionar a conta ou clicar na Lupa onde abrirá a tela Plano de contas, onde também poderá ser localizada uma conta já cadastrada ou clicando no botão Novo, selecionar se a conta será uma conta do Ativo ou do Passivo ou se é uma conta de Receita ou Despesa, preencher os dados necessários e clicar no botão Salvar, selecionar a conta cadastrada e clicar no botão selecionar para fazer o vínculo da conta.
16. No campo Parcelas, informar a Forma de pagamento, se já tiver o cadastro no sistema, clicar na seta localizada ao seu lado direito e selecionar qual forma vai utilizar ou clicar na “Lupa”, onde também poderá localizar uma forma de pagamento já cadastrada ou clicando no botão Novo para o cadastro de uma nova forma de pagamento, preenchendo os dados necessário e clicar em Salvar, selecionar a nova forma de pagamento para vincular ao conhecimento. Ainda na aba Financeiro, informar o campo Condição de pagamento, clicando na seta localizada ao seu lado direito e selecionar qual condição caso já estiver cadastrada no sistema ou clicar na “Lupa”, onde também poderá localizar uma condição de pagamento já cadastrada ou clicando no botão Novo para o cadastro de uma nova forma de pagamento, preenchendo os dados necessário e clicar em Salvar, selecionar a nova forma de pagamento para vincular ao conhecimento.
17. Após o preenchimento dos dados clicar no botão Processar para gerar ou registro ou no botão Salvar que vai gerar um registro na forma de digitado não gerando o financeiro.
Tela de consulta
18. Após o cadastro do seu primeiro conhecimento de transporte, ao abrir a listagem você poderá gerenciar seus conhecimentos de transportes.
19. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
20. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Data de entrega, Transportadora, Número e Status.
21. Ref. ao filtro Status, este serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação do pedido:
1. Cancelado: quando o conhecimento foi cancelado por algum motivo.
2. Digitado: Conhecimento salvo, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
3. Processado: Quando o conhecimento gera financeiro.
Opções adicionais
22. Na tela de consulta do Conhecimento de transportes também é possível realizar algumas opções adicionais.
23. Para isso, pesquise um Conhecimento de transportes e selecione o registro pesquisado.
24. Ao clicar no botão “Mais opções” será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
1. Processar: esta opção serve quando o conhecimento foi somente salvo e está com o status digitado, pois quando processar o conhecimento, vai gerar financeiro.
2. Reabrir: esta opção serve quando o conhecimento está processado mas precisa ser feito alguma alteração em seu cadastro, então poderá reabrir o cadastro, fazer as alterações necessárias e após fazer o processamento novamente do conhecimento.
3. Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado
4. Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado
5. Histórico: Permite verificar os dados do conhecimento de transporte cadastrado, sendo que na aba Visão geral vai apresentar os dados gerais do cadastro, na aba NF entrada vinculada apresenta os dados de notas fiscais de entrada que foram vinculadas ao conhecimento, na aba NF saída vinculada demonstra os dados de notas fiscais de saída que foram vinculadas ao conhecimento, na aba Contas a pagar demonstra os títulos que foram gerados para o conhecimento e a aba Histórico demonstra o usuário, as operações, a data e a hora que teve alterações no cadastro do conhecimento de transporte.
6. Alterar conta para categorização: esta opção permite a alteração da conta que define a categoria da despesa, ao selecionar esta opção, vai abrir a tela Alterar conta, nesta aba os dados ref. a Transportadora, modelo fiscal, série e nº apresenta os dados informados no conhecimento de transporte, caso você realmente vai alterar a conta, no campo Motivo é necessário informar o motivo pelo qual está ocorrendo esta alteração e no campo Conta para categorização poderá ser alterado ou cadastrar uma nova conta, para isso é necessário seguir os passos abaixo:
1º Ao clicar na Lupa, abrirá a tela Plano de contas, para cadastrar uma nova conta clicar no botão Novo, selecionar se esta conta será uma conta do Ativo ou do Passivo ou se é uma conta de Receita ou Despesa, preencher os dados necessários e clicar no botão Salvar, selecionar a conta cadastrada e clicar no botão selecionar.
2º Se optar em cadastrar a nova conta através do botão Mais conta, abrirá a tela de Rateio de contas, clicar no botão Novo onde abrirá a tela Conta, caso já tiver uma conta cadastrada, poderá clicar na seta localizada ao seu lado direito e localizar a conta desejada e selecionar a conta ou clicar na Lupa onde abrirá a tela Plano de contas, onde também poderá ser localizada uma conta já cadastrada ou clicando no botão Novo, selecionar se a conta será uma conta do Ativo ou do Passivo ou se é uma conta de Receita ou Despesas, preencher os dados necessários e clicar no botão Salvar, selecionar a conta cadastrada e clicar no botão selecionar para fazer o vínculo da conta.
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