Facebook

Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Cadastrando empresa

Este guia tem como objetivo instruir você a cadastrar uma nova Empresa no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o processo:

 
CADASTRANDO UMA EMPRESA
 
Para o cadastro de uma nova Empresa é necessário ir em Início >> Listas >> Empresas, clicar no botão Novo, ao clicar no botão Novo, vai abrir a tela Empresas, abaixo segue campos encontrados para preenchimento:
 
1. Nome: neste campo poderá ser informado o Nome fantasia da empresa que pode ou não ser igual à sua razão social.
 
2. Razão social: neste campo vai ser informado o nome de registro da sua empresa, nome dado à pessoa jurídica, nome registrado na Junta Comercial.
 
3. E-mail: neste campo poderá ser informado o e-mail comercial da empresa.
 
4. Telefone: neste campo informar um número de telefone para contato.
 
5. Fax: caso tenha algum número para ser enviado fax.
 
6. Pessoa: neste campo informará se a empresa é Jurídica ou Física, conforme segue:
 
   - Jurídica: pessoa jurídica é uma entidade que pode ter direitos e deveres e que apresenta uma personalidade jurídica, possui um CNPJ e tem seu registro junto a Junta comercial.
 
   - Física: será considerado pessoa fisica todos os seres humanos que nasçam com vida, mas também são consideradas pessoas físicas, mesmo que não tenham seu cadastro de CPF, neste caso, para este cadastro de empresa será necessário informar CPF.
 
OBS: Dependendo da seleção que é feito, pessoa física ou pessoa jurídica, vai habilitar o próximo campo, se você informar que o tipo de pessoa é do tipo Jurídica, vai habilitar o campo CNPJ para ser informado, caso venha a informar que o tipo de pessoa é do tipo Física, vai habilitar a opção CPF, esta informação é Obrigatória.
 
7. CNAE: é o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas, cumpre a função de categorizar e classificar a atividade econômica em exercício de sua empresa.
 
8. Inscrição estadual: é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. Com a inscrição, o contribuinte do ICMS passa a ter o registro formal do seu negócio, junto à Receita estadual do estado onde está estabelecido.
 
9. Inscrição municipal: é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal da cidade onde o está estabelecida a empresa.
 
10. Regime: neste campo você vai informar se sua empresa se enquadra no Simples nacional ou Normal(se enquadra como normal, empresas que possui o regime de Lucro Presumido ou Real), para definir a qual regime pertence vai depender da atividade desempenhada na empresa.
 
11. Regime de incidência do PIS/COFINS: neste caso poderá ser Cumulativo e Não cumulativo. O regime Cumulativo incide sobre o faturamento, sem direito a quaisquer deduções de créditos. O regime Não-cumulativo, por sua vez, criado em dezembro de 2002 para o PIS/PASEP e em fevereiro de 2004 para a COFINS, constitui-se em sistema de créditos e débitos, onde um compensa o outro.
 
12. Contribuinte de ICMS: este campo será selecionado se sua empresa é contribuinte de ICMS, geralmente é considerado como contribuinte de ICMS qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize, com ou sem habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.
 
13. Contribuinte de IPI: É considerado como contribuinte do IPI o importador, o industrial e o estabelecimento equiparado a industrial.
 
14. CEP: neste campo é necessário informar o Código de Endereçamento Postal, criado e utilizado pelos Correios para facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondências aos destinatários.
 
15. Endereço: é o conjunto de dados necessários para que se torna possível a localização de um imóvel e/ou designam o próprio imóvel(nome de rua, número de casa, prédio ou terreno).
 
16. : informar o número do imóvel.
 
17. Complemento: neste campo você poderá inserir uma informação adicional sobre o endereço da empresa(nº da sala comercial, nome do edifício).
 
18. Bairro: nome da localidade onde se encontra a empresa.
 
19. Cidade: localidade onde se encontra a empresa instalada. Para localizar uma Cidade, no campo ao lado da palavra cidade, poderá informar o sinal de “+”(mais) e escrever o nome ou parte do nome da cidade que o sistema lhe apresentará o cadastro da cidade que deseja e após selecionar, ou clicar na seta que aponta para baixo que apresentará uma relação de todas as cidades cadastrada e após selecionar, ou clicar na “Lupa” que se localiza ao lado da seta que, ao clicar na lupa será habilitado a tela Cidades, no campo Pesquisa geral, poderá escrever o nome ou parte do nome da cidade e clicar no botão pesquisar que aparecerá o cadastro da cidade deseja.
 
20. País: local onde encontra a cidade em que está instalado a empresa. Para localizar um país, no campo ao lado da palavra país, poderá informar o sinal de “+”(mais) e escrever o nome ou parte do nome do país que o sistema lhe apresentará o cadastro do país que deseja e após selecionar, ou clicar na seta que aponta para baixo que apresentará uma relação de todos os países cadastrado e após selecionar, ou clicar na “Lupa” que se localiza ao lado da seta que, ao clicar na lupa será habilitado a tela Países, no campo Pesquisa geral, poderá escrever o nome ou parte do nome do país e clicar no botão pesquisar que aparecerá o cadastro do país que deseja.

 
TELA DE CONSULTA
 
1. Após o cadastro da nova empresa, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas empresas.
 
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Pesquisa geral e Ativo, segue abaixo utilização dos filtros:
  • Pesquisa geral: se deixar este campo em branco, e clicar em Pesquisar, vai trazer todas as empresas cadastradas, mas se neste mesmo campo informar o código ou informar o sinal de “+” e uma parte da descrição da empresa e clicar no botão Pesquisar vai trazer somente a empresa que contém o código informado ou a empresa que está com parte da descrição inserida no campo.
     
  • Ativo: neste campo você poderá informar se deseja que apresente somente as empresas que estão ativas ou todas as empresas, mesmo que estejam inativas, caso desejar que na pesquisa somente apareça os dados das empresas ativas, selecionar a opção SIM, caso desejar que apresente somente as empresas que estão inativas, selecionar a opção NÃO e se desejar que apresente todas as empresas(ativas e inativas) selecione as opções SIM e NÃO ou deixe este campo em branco e clique no botão pesquisar.

Voltar

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: