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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Cadastrando ordens de serviço
Este guia tem como objetivo instruir você a lançar ordens de serviço no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:
CADASTRAR UMA NOVA ORDEM DE SERVIÇO
1. Acesse o módulo de Serviços e clique no botão de Ordens de serviço.
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de OS.
3. Clique em Nova OS para cadastrar um novo registro.
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais da OS.
5. Preencha esses dados corretamente e fique atento aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
6. O campo Cliente define para quem você está fazendo o serviço.
1. Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
2. Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
3. Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
4. Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
7. Nesta aba, você também poderá informar os campos “Técnico”, “Forma de pagamento”, “Condição de pagamento” e se o serviço está sendo feito no prestador ou no tomador, ou seja, interna ou externa no cliente.
8. Também deve ser definido se a OS deverá ser faturada e se deve ser concluída ao processar.
9. Clique na aba Detalhamento para informar a descrição do serviço da OS.
10. Também é possível informar uma observação interna para a OS.
11. Clique na aba Serviços e clique no botão Novo para informar os serviços a serem realizados.
12. O campo Serviço define qual serviço você está prestando..
13. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são Quantidade, Preço de venda e Desconto. O preço de venda é originado do cadastro do serviço.
14. Clique em Salvar no serviço e vá para a aba Materiais.
15. A aba Materiais serve para você definir os itens que serão consumidos pela OS. Essas informações não são obrigatórias.
16. Caso necessário, clique no botão Novo para informar os materiais a serem utilizados.
17. O campo Material define qual item você está utilizando.
18. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são quantidade, preço de venda e desconto. O preço de venda é originado do cadastro do item.
19. Informe o serviço correspondente a esse material e clique em Salvar.
20. Confira o Total dos serviços, dos Materiais e o Total da OS e clique no botão Processar.
Obs: O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como 'rascunho', com o status Digitado.
TELA DE CONSULTA
1. Após sua primeira OS cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar seus serviços.
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão ou Previsão de execução, Técnico e Cliente.
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação da OS:
Cancelado: OS cancelada
Digitado: OS salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
Pendente: OS aguardando execução.
Fechado: OS concluída e finalizada.
5. Os filtros de situação de faturamento indicam se a OS já foi faturada ou não.
6. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados, utilizando os filtros aplicados.
OPÇÕES ADICIONAIS
1. Na tela de consulta de ordens de serviço também é possível realizar algumas opções adicionais.
2. Para isso, pesquise uma OS e selecione o registro pesquisado.
3. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
- Visualizar Previsão de execução: Apresenta um espelho da previsão de execução da OS para impressão.
- Fechamento da OS: Apresenta um espelho de fechamento da OS para impressão.
- Notas e anexos: Permite que sejam inseridos comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
- Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto.
- Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
- Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado.
- Copiar: Gera um novo registro cópia do registro atualmente selecionado.
- Emitir nota fiscal: Permite faturar a OS selecionada, gerando uma nota fiscal com os serviços dessa OS. Caso necessite aprender como emitir nota, acesso o conteúdo “Trabalhando com faturamento de serviços”.
- Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado, como: rastrear sua origem, visualizar as notas emitidas, materiais utilizados e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
- Rastrear Notas fiscais: Permite rastrear as notas que fizeram o faturamento da OS.
- Concluir: Permite concluir a OS, alterando o status para Fechado.
- Desfazer conclusão: Permite desfazer a conclusão da OS, alterando o status para Pendente.
- Alterar dados principais: Permite alterar o cabeçalho da OS
- Alterar detalhamento de execução: Permite alterar a descrição dos serviços prestados.
- Alterar itens: Permite alterar os serviços prestados e materiais utilizados na OS.
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- Trabalhando com faturamento de serviços.
- Cadastrando clientes e fornecedores.