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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Cadastrando uma ordem de produção

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar Ordens de produção no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o processo:

 
CADASTRANDO UMA ORDEM DE PRODUÇÃO
 
1. Acesse o módulo de Estoque e clique no botão de Ordem de produção.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do processo de ordem de produção.
 
3. Clique no botão Novo para cadastrar um novo registro.
 
4. Na tela de cadastro apresentada da ordem de produção, apresenta os seguintes campos:
 
   1. Número: este campo é preenchido automaticamente pelo sistema na finalização do cadastro da Ordem de produção.
 
   2. Centro de custos: neste campo será informado para qual centro de custo o item será lançado, para verificar qual centro de custo vai ser lançado a OP. é somente clicar na seta que aponta para baixa e selecionar qual centro de custo vai pertencer esta Ordem de produção, caso seja necessário o cadastro de novos centros de custos, é somente clicar na “Lupa” que aparece no se lado direito, clicar no botão Novo e inserir os dados necessário, que neste cadastro seria somente a Descrição do novo centro de custo, pois o campo Código é cadastrado automaticamente pelo sistema quando clicar no botão Salvar. Após este cadastro, localiza o novo centro de custo e selecione, informando que este campo não é obrigatório.
 
   3. Data: neste campo informar a data que a produção poderá ser iniciada, sendo que por padrão do sistema vem setada a data atual, mas se tiver a necessidade poderá ser alterada.
 
   4. Previsão de entrega: neste campo será necessário informar uma data provável para entregada produção.
 
   5. Para inserir o item que vai ser produzido, será necessário clicar no botão Novo, ao clicar neste botão vai abrir a tela Item da ordem de produção vai apresentar os seguintes campos:
 
*Item: Essa informação é originada do cadastro de Itens. Caso deseje cadastrar novos itens, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo. Na tela de consulta de itens que é apresentada, clique no botão Novo, preencha os campos necessários e clique em Salvar, Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
*Unidade: Este campo é preenchido automaticamente com a Unidade padrão informada no cadastro do item.
 
*Saldo estoque: demonstra a quantidade que o item possui em estoque.
 
*Quantidade: neste campo será necessário informar a quantidade que vai ser produzida.
 
*Centro de custo: neste campo será informado o centro de custo para no qual o item será lançado, para verificar qual centro de custo vai ser lançado a OP. é somente clicar na seta que aponta para baixa e selecionar qual centro de custo vai pertencer esta Ordem de produção, caso seja necessário o cadastro de novos centros de custos, é somente clicar na “Lupa” que aparece no se lado direito, clicar no botão Novo e inserir os dados necessário, que neste cadastro seria somente a Descrição do novo centro de custo, pois o campo Código é cadastrado automaticamente pelo sistema quando clicar no botão Salvar. Após este cadastro, localiza o novo centro de custo e selecione, informando que este campo não é obrigatório.
 
*Clicar no botão Salvar.
 
5. Botão opções: ao clicar neste botão, vai apresentar a opção Assistente de pedidos, ao selecionar o Assistente de pedido vai abrir a tela Assistente de pedido, que é outra forma de cadastrar uma ordem de produção, para utilização desta tela, terá que ter um pedido pré cadastrado no sistema em Vendas >> Pedidos, caso tenha dúvidas no cadastro do pedido, acesse o conteúdo “Como emitir um pedido de venda” para sanar as dúvidas. Segue abaixo campos da tela Assistente de pedidos a serem preenchidas:

 
1. Aba Pedidos:
 
*Cliente: neste campo informará o cliente que teve seu pedido cadastrado no sistema, poderá ser utilizado a “Lupa” localizada ao lado direito para localização do cadastro do cliente, ao localizar o cliente desejado, clicar no botão Selecionar.
 
*Emissão: neste campo você informará o período em que o pedido ou os pedidos para o cliente informado no campo anterior foi cadastrado.
 
*Entrega: neste campo você informará o período em que o pedido ou os pedidos para o cliente informado no campo anterior precisa ser entregue.
 
*Pedido nº: neste campo poderá informar o nº do pedido gerado automaticamente pelo sistema ao finalizar o cadastro do pedido.
 
*Nº ped. cliente: neste campo poderá ser informado o nº do pedido específico do cliente, caso tenha mais de um pedido cadastrado e em aberto para um mesmo cliente.
 
*Clicar no botão Pesquisar.
 
*Ao clicar no botão pesquisar, no campo abaixo vai trazer uma listagem de pedidos conforme os filtros acima informado, selecione o pedido ou pedidos que deseja inserir na produção e clique no botão próximo que habilitará a aba Itens.
 
 
2. Aba Itens:
 
*Cliente: neste campo aparecerá o cliente informado no campo Cliente da aba Pedidos.
 
*Abaixo apresentará uma relação dos itens informado nos pedidos ou no pedido selecionado na aba Pedidos, você poderá manter selecionado todos os itens ou selecionar somente o que deseja mandar para a produção. Clicar no botão Carregar itens.
 
Após processo acima executado, retornará a aba Ordem de produção, clicar em Processar.
 
Obs: O botão Salvar também gravará seu registro, mas criará um registro como rascunho, com o status Digitado.
 
 
TELA DE CONSULTA
 
6. Após sua primeira ordem de produção cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas ordens de produção.
 
7. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta
 
8. Nesta tela você poderá aplicar filtros como:
 
   1. Data: neste filtro poderá ser selecionado o período em que as ordens de produção foram cadastradas.
 
   2. Status: neste filtro você poderá selecionar qual status que sua ordem de produção se encontra conforme abaixo:
 
   *Aberto: quando sua ordem de produção encontra-se apenas cadastrada no sistema aguardando algum comando para dar sequência a produção.
 
   *Cancelado: ordem de produção cancelada, não vai mais ser produzido o item.
 
   *Digitado: ordem de produção salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
 
   *Finalizado: ordem de produção cuja a produção do item incluso na ordem já foi finalizado.
 
   3. Empresa: neste filtro poderá ser selecionado o a empresa que está logada, por padrão do sistema já traz esta informação preenchida.
 
   4. Item: através deste campo poderá selecionar um item especifico para demonstra os dados na relação que segue abaixo.
 
   5. Grupo de itens: através deste filtro, poderá selecionar as ordens de produção que foram inseridas em um determinado grupo.
 
   6. Cliente: através deste filtro poderá selecionar um cliente em específico.
 
   7. Pedido neste filtro informará o nº do pedido que o sistema gerou automaticamente após o término do cadastro do pedido em Vendas >> Pedidos.
 
   8. Número: neste filtro poderá informar o número que gerou no término do cadastro da Ordem de produção.
 
   9. Após informar os filtros que desejar clicar no botão Pesquisar que abaixo apresenta uma listagem das Ordens de produção já cadastradas.

 
OPÇOES ADICINOAIS
 
9. Na tela de consulta de ordens de produção também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
10. Para isso, pesquise uma ordem de produção e selecione o registro pesquisado.
 
11. Ao clicar no botão “Mais opções” será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
 
   1. Notas e anexos: permite que seja inserido comentários e anexos avulsos ao registro selecionado
 
   2. Imprimir: permite visualizar o espelho da Ordem de produção com os dados inseridos na ordem de produção
 
   3. Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto
 
   4. Cancelar: permite cancelar o registro selecionado com status Aberto, Finalizado ou Digitado, alterando o status para Cancelado
 
   5. Reabrir: permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado
 
   6. Finalizar produção: permite fazer a finalização da produção, passando a ordem de produção que apresenta o status Aberto para Finalizado, ao clicar nesta opção abrirá a tela Finalizar ordem de produção. Nesta tela será necessário observar os seguintes dados:
 
   *Data de produção, neste campo, por padrão do sistema apresenta a data atual, mas caso desejar poderá ser alterada.
 
   *Abaixo do campo data produção apresenta o registro da ordem de produção selecionada, as colunas Item, Descrição, Unidade e Quantidade demonstra os dados que foram informados no cadastro da ordem de produção e não podem ser alterados nesta tela, mas as colunas Produzido, Defeito e Cancelado podem ser alteradas sendo que na coluna Produzido será informado a quantidade de itens produzidos, na coluna Defeito será informado a quantidade de itens produzidos com defeitos e na coluna Cancelado se vai ter alguma quantidade que vai ser cancelada caso a ordem de produção não for produzida por completa e a coluna Aprovado que vai demonstrar a quantidade final produzida.
 
   *Botão Insumos utilizado: ao clicar neste botão abrirá a tela Insumos da ordem de produção onde demonstrará em Itens produzidos os dados do item a ser produzido e em Itens consumidos os itens que estão sendo consumidos para a produção do item principal, neste processo, se desejar, através do botão Novo, poderá inserir novos itens para produzir o item principal, mas se clicar no botão Recarregar estrutura, vai recarregar a estrutura principal do item. Após verificar a tela Insumos da ordem de produção, clicar em Finalizar.
 
   *Ao finalizar a análise da tela Insumos da ordem de produção, voltará para a tela Finalizar ordem de produção, clicar novamente no botão Finalizar para finalização da Ordem de produção.
 
   7. Reabrir finalização: permite fazer a reabertura de uma ordem de produção que esteja com o status Finalizado.
 
   8. Alterar centro de custos: permite fazer alterações em centros de custos, caso for informado o centro de custo errado na ordem de produção.
 
   9. Rastrear Pedidos: permite rastrear os pedidos que originaram a ordem de produção.
 
   10. Histórico: permite visualizar alguns dados do processo de cadastramento da ordem de produção, ao clicar nesta opção vai abrir a tela Histórico ordem de produção, onde demonstrará os seguintes dados:
 
   *O número da ordem de produção que somente vai ser gerado após a finalização do cadastro da ordem de produção, pois este número é gerado automaticamente pelo sistema.
 
   *Aba Visão geral: nesta aba demonstra as informações ref. a Situação da ordem de produção, data de emissão e previsão de entrega e o item a ser produzido.
 
   *Aba Origem: demonstra qual origem do cadastro da ordem de produção, se a ordem teve sua origem de um pedido pré cadastrado no sistema ou se ela foi gerada de forma manual.
 
   *Aba Histórico: nesta aba demonstra informações ref. ao processo, data, hora e usuário que cadastrou a ordem de produção.

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