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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Cadastro de cheques

Este guia tem como objetivo instruir você a começar a trabalhar com cheques no iZY. Abaixo encontra-se um guia mostrando passo a passo do processo:

 
CADASTRO DE CHEQUES
 
Para começar a trabalhar com cheques é necessário ir em Financeiro >> Cheques recebidos e clicar no botão Novo. Ao clicar no botão novo, vai abrir a tela Cheque e nesta tela será necessário preencher os dados conforme abaixo:
 
1. Cliente: neste campo informará de quem recebe o cheque, para localizar o cadastro do cliente, é somente clicar na “Lupa” localizada à direita, ao abrir a tela Clientes / Fornecedores vai lhe apresentar uma relação dos cadastros já existentes, é somente localizar o cadastro e selecioná-lo, caso não tem o cliente cadastrado, é somente clicar no botão novo, preencher os dados solicitados e salvar, após selecionar, caso venha a ter alguma dificuldade no preenchimento dos campos, poderá acessar o conteúdo no site www.gestaoizy.com.br localizar Central de ajuda, >> Vendas >> Cadastrando clientes e fornecedores.
 
2. Portador: neste campo é informado para quem foi passado o cheque, por padrão o sistema apresenta a informação Carteira, mas poderá ser cadastrado novos portadores clicando na “Lupa” no seu lado direito, onde vai abrir a tela Portadores, vai apresentar uma listagem de portadores que já foram cadastrados, mas para cadastrar um novo portador, é somente clicar no botão Novo, informar uma Descrição e o tipo, se é do tipo Banco ou Carteira e salvar e selecionar o registro desejado.
 
3. CMC 7: é um sequencial numérico impresso na parte inferior do cheque em código de barras, este campo não tem necessidade de preenchimento, mas caso tiver a leitora de cheque, é somente fazer a leitura do cheque através da leitora que alguns campos do cadastro de cheque serão preenchidos automaticamente, dados como Código do banco, agência e dígitos, nº do cheque, nº da conta bancária entre outros dados.
 
4. Banco: neste campo informar de qual banco o cheque pertence, para localizar o banco a ser informado, é somente clicar na “Lupa” que fica a direita onde abrirá a tela Bancos, nesta tela apresentará uma listagem dos bancos pré cadastrados no sistema e através do botão Novo poderá fazer o cadastro, para cadastrar um novo Banco é somente informar uma descrição no campo Descrição e o código Febraban do banco e clicar no botão salvar. Selecionar o novo registro.
 
5. Agência: neste campo é necessário informar o nº da agência do banco.
 
6. Conta: neste campo será informado os dados ref. aos números da conta bancária.
 
7. Número: neste campo será informado o número do cheque.
 
8. Tipo emitente: possuímos dois tipos de emitente, Cliente ou Outros, cliente é utilizado quando o próprio cliente emite o cheque e Outros quando este cheque pertence a outro cliente.
 
9. Emitente: neste campo vai apresentar informações conforme a configuração do campo Tipo emitente pois quando é utilizado o neste campo o tipo Cliente, vai apresentar automaticamente a descrição do cliente e se informar como Outros, vai permanecer o nome do cliente informado no campo Cliente, mas há a possibilidade de alterar os dados deste campo.
 
10. Pessoa: este campo também dependerá do que for informado no campo Tipo emitente, caso informar Cliente, este campo virá desabilitado já identificando se é pessoa Jurídica ou Física, se no campo Tipo emitente informar como Outros, poderá deixar com os mesmos dados já cadastrados ou alterar o campo conforme os dados que possui pois o sistema habilitará o campo Pessoa para informar se é jurídica ou física.
 
11. CNPJ: este campo também dependerá do que for informado no campo Tipo emitente, caso informar Cliente, este campo virá desabilitado já identificando o CNPJ ou CPF do cliente informado no campo Cliente e se no campo Tipo emitente informar como Outros, habilitará o campo Pessoa e se neste campo informar que é do tipo Jurídica no campo CNPJ informará o CNPJ mas se informar no campo Pessoa como pessoa Física, o campo ficará habilitado para informar o CPF do cliente.
 
12. Valor: neste campo informará o valor informado no cheque.
 
13. Emissão: neste campo informará a data de emissão do cheque.
 
14. Bom para: neste campo informará uma data onde o cheque poderá ser descontado.
 
15. Observação: neste campo poderá informar alguma observação específica, não é um campo obrigatório.
 
16 Após inserir os dados necessário clicar no botão Processar.
 
OBS: O botão Salvar também gravará seu registro, mas criará um registro como rascunho, com o status Digitado e não terá nenhum efeito sobre os registros.

 
TELA DE REGISTRO DO CADASTRO DE CHEQUES
 
Após finalizar o cadastro do cheque, poderá gerencial os seus registros através da tela de registros, nesta tela apresentará os seguintes filtros:
 
1. Período: neste filtro você poderá optar por apresentar os dados através da data de Emissão ou pela data do Bom para, por padrão do sistema vai apresentar a opção Emissão, mas poderá alterar para a opção Bom para clicando na seta de direção que aponta para baixa selecionando a opção que desejar.
 
2. Status: neste filtro informará qual status em que seus lançamentos poderão se encontrar, os status existentes são:
 
  • Apresentado: utilizará este status a partir do momento em que o cheque é levado até ao banco.
  • Cancelado: quando o lançamento for feito de forma indevida poderá ser cancelado, ou quando o cheque está com o status Digitado e não vai mais ser utilizado poderá ser cancelado também.
  • Carteira: quando não teve nenhuma movimentação feita no cheque.
  • Compensado: quando o cheque já foi apresentando no banco e o mesmo não retornou e no banco já foi feito o lançamento do valor na conta bancária.
  • Digitado: quando foi somente feito o cadastro no sistema e não foi finalizado, se trata de um rascunho das informações, não tem nenhum efeito legal no sistema.
  • Endossado: é transferir a propriedade do cheque que inicialmente pertence a determinado indivíduo para outra pessoa.
  • Reapresentado: quando o cheque por algum motivo específico é devolvido e após é apresentando novamente ao banco.

3.Empresa: demonstra em qual empresa o cheque está cadastrado.
 
4. Status devolução: neste filtro você informará os seguintes status:
  • Não devolvido: quando o cheque não teve nenhuma devolução por parte do banco.
  • Devolvido: quando o cheque apresentando teve uma devolução por parte do banco.
  • Devolvido duas vezes: quando o cheque foi apresentando ao banco pela segunda vez e novamente foi devolvido pelo banco.
  • Cliente: neste filtro informará um cliente específico para poder localizar alguns cadastro de cheque efetuado em nome dele, para localizar o cadastro do cliente, é somente clicar na “Lupa” localizada à direita, ao abrir a tela Clientes / Fornecedores vai lhe apresentar uma relação dos cadastros já existentes, é somente localizar o cadastro e selecioná-lo, caso não tem o cliente cadastrado, é somente clicar no botão Novo, preencher os dados solicitados e salvar, após selecionar, caso venha a ter alguma dificuldade no preenchimento dos campos, poderá acessar o conteúdo o site: www.gestaoizy.com.br localizar Central de ajuda, >> Vendas >> Cadastrando clientes e fornecedores. Este filtro não é obrigatório.
     
5. Banco: neste filtro informará de qual banco deseja localizar o cheque, para localizar o banco, clicar na “Lupa” que vai apresentar uma relação de bancos cadastrados ou e através do botão Novo poderá fazer o cadastro de um novo banco, para cadastrar um novo Banco é somente informar uma descrição no campo Descrição e o código Febraban do banco e clicar no botão salvar. Selecionar o novo registro.
 
6. Agência: neste campo é necessário informar o nº da agência do banco.
 
7. Conta: neste campo será informado os dados ref. aos números da conta bancária.
 
8. Número: neste campo será informado o número do cheque.

 
DADOS ADICIONAIS DO CADASTRO DE CHEQUE
 
Na tela de consulta de notas também é possível realizar algumas opções adicionais através. Para isso, pesquise uma nota e selecione o registro pesquisado, após vai no botão Mais opções, será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
 
1. Visualizar Cheque: Apresenta um espelho do cheque para impressão.
 
2. Ações: neste campo poderá ser executado algumas ações com o cheque, ações como:
 
  • Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Pendente.
  • Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Pendente, alterando o status para Digitado.
  • Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Pendente, Finalizado ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
     
3. Operações: neste campo poderá ser executado algumas operações como:
  • Depositar: apresentar o cheque para o banco.
  • Devolver: após a apresentação no banco, caso o cheque não ter fundos, o banco devolve, assim fará o lançamento de devolução do cheque.
  • Compensar: quando o cheque possui fundos, o banco deposita o valor em sua conta e assim há a compensação do cheque.
  • Devolver ch. endossado: caso o cheque foi endossado e após devolvido, temos a opção de fazer a devolução de um cheque endossado.
     
4. Alterar vencimento: nesta opção poderá acessar o cadastro do cheque e alterar a data do Bom para(data de vencimento).
 
5. Consultar: neste campo poderá fazer algumas consultas ref. às:
  • Operações: nesta opção poderá verificar quais as operações já foram efetuadas com o cheque e caso observar que tem algum laçamento errado, poderá ser feito o cancelamento da operação.
  • Histórico: nesta opção demonstra a movimentação efetuado no cadastro do cheque, na aba Visão geral apresenta informações gerais da nota. Na Aba baixas apresenta informações se o cheque foi vinculado a alguma baixa. Na Aba histórico demonstra a operação a data e o usuário que fez a alteração no sistema.
     
6. Rastrear Baixas: neste campo vai fazer o rastreamento da baixa efetuada, onde o cheque esta vinculado.

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