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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Cadastro de uma nota fiscal de saída de devolução
Este guia tem como objetivo instruir você a lançar notas fiscais de saída de devolução no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o processo:
CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE SAÍDA DE DEVOLUÇÃO
1. Acesse o módulo de Vendas >> Notas fiscais de saída, no botão Novo, clique na seta que aponta para baixo e escolha a opção Notas fiscais de devolução.
2. Ao abrir a tela de cadastro Nota fiscal de saída – Devolução, a primeira aba que aparece é a aba Dados da nota onde estes dados remete aos dados principais da nota. Nesta aba tem os campos abaixo para preenchimento:
- Campo Chave de acesso: este campo vem desabilitado, não é preenchido.
- Campo Fornecedor: Neste campo você informa o Fornecedor para qual você está devolvendo o produto enviado com defeito, a mais ou errado. Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes/fornecedores, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo. Na tela de consulta de clientes/forencedores que é apresentada, clique no botão Novo, preencha os campos necessários e clique em Salvar. Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar. Caso o fornecedor já esteja cadastrado é somente localizar seu cadastro e selecionar.
- Os campos “Modelo fiscal” e “Série” são importantes para definir a numeração da nota. Caso você tenha configurado corretamente a parametrização de nota fiscal, estes campos serão preenchidos automaticamente. Caso contrário, acesso o conteúdo “Como configurar o sistema para emitir NF-e” para aprender como fazer.
- Campo Número provável: este campo é preenchido automaticamente e fica desabilitado.
- Campo Responsável: vai apresentar o responsável pelo processo.
- Campo Emissão: apresenta a data de emissão da nota, por padrão apresenta a data do dia.
- Campo Data de saída: apresenta a data de saída da nota esta data poderá ser informada se desejar.
- Campo Hora saída: apresenta a hora em que a nota saiu de sua empresa podendo ser informada.
- Botão Opções: ao selecionar este botão vai apresentar as opções:
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Referenciar documento sem vínculo que ao selecionar vai apresentar a tela Documento, nesta tela será necessário informar o Tipo de nota fiscal a ser emitida, se estiver informado NF-e, no campo Tipo de Chave de acesso vai ser necessário informar a chave de acesso da nota que está devolvendo, mas se estiverem informados os tipos Modelo 1/A ou Produtor agropecuário será necessário inserir as demais informações como Modelo fiscal, Série, Número e Emissão.
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Neste mesmo botão, possui também a opção Devolver NF de entrada, mas lembrando que para utilizar esta opção a nota fiscal de entrada a ser devolvida precisa estar cadastrada no sistema pois ao selecionar esta opção vai lhe abrir a tela Devolver nota fiscal de entrada com o campo Cliente já preenchido conforme cliente informado no campo Fornecedor(Campo da aba Dados da nota), você informará o Período em que a nota de entrada foi registrada no sistema ou informar no campo Número da NF o nº da nota a ser devolvida e clicar no botão Pesquisar. Ao clicar neste botão vai trazer as notas fiscais de entrada já cadastrada no sistema para este fornecedor, selecionar a nota que deseja devolver e clicar na tecla Próximo, ao clicar nesta tecla vai habilitar a aba Itens, nesta aba você vai selecionar os itens que deseja devolver e na coluna Quantidade, informar a quantidade que será devolvida, caso esta nota vai ser devolvida parcialmente, mas se a nota vai ser devolvida em seu total, as quantidades não vão ser alteradas, após esta análise, clicar no botão Lançar.
3. Aba Itens: nesta aba vai apresentar os itens a serem devolvidos e as quantidades que vão ser devolvidas, conforme já informado, existem duas formas de devolução e conforme a forma selecionado, o preenchimento da aba item ocorre conforme descrito abaixo:
- Quando ao cadastrar a nota de saída ref. a devolução de mercadoria, for utilizando o processo Devolver NF de entrada, onde é vinculada a nota de entrada cadastrada no sistema, vai apresentar os dados dos itens selecionados no processo de vinculação da nota de entrada.
- Quando for utilizado o processo de Referenciar documento sem vínculo, na aba Itens será necessário informar os itens e as quantidades a serem devolvidos, para informar os itens, clicar no botão Novo, preencher os dados necessário na tela Item da nota fiscal, os campos Tipo de operação e Tributação são preenchidos automaticamente mas caso precisar alterar ou cadastrar novos, o sistema permite, para este cadastro é somente clicar na Lupa ao seu lado direito, clicar em novo e preencher os campos necessários, preencher o campo CFOP(campo obrigatório), Qtde e Preço, os demais campos podem ou não serem preenchidos pois os campos não são obrigatórios, após clicar em Salvar.
4. Aba Transporte: são informados os dados de frete da nota. Nenhum desses dados são obrigatórios, mas são informações que definem o acordo com a transportadora a ser enviada as mercadorias. Você pode informar dados como transportadora, redespacho, valores de frete e seguro, também é nesta aba que são informados os dados de pesos e embalagens da carga. Preencha as informações que desejar e clique na aba Adicional
5. Aba adicional: é utilizada para ser inserida as informações complementares da nota. Alguma mensagem que necessite constar na nota por regra de seu negócio ou obrigação legal. O sistema iZY automatiza algumas mensagens de acordo com configurações. Você pode inserir mensagens padrões nos cadastros de Clientes e Itens, bem como nas parametrizações gerais. O sistema também automatiza a informação complementar em alguns cenários, como venda para consumidor final (IBPT) e mensagens de aproveitamento de crédito do simples. Ambas as informações também podem ser configuradas na parametrização geral. Informe a mensagem caso necessário e clique na Financeiro.
6. Aba Financeiro: remete aos dados de pagamento, no campo Outras despesas poderão ser informado despesas adicionais a devolução, o campo “Total da nota” é composto pela soma dos itens, acrescentando a soma dos campos “Outras despesas”, o campo “Total a receber” por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização “Composição da base de cálculo do receber”, que pode ser visualizada acessando o conteúdo “Conhecendo as parametrizações”.
7. Aba Resumo: serve somente para conferência dos totais de sua nota. Confira os totais e clique na aba Doctos. Vinculados
8. Aba Doctos. Vinculados: Essa aba serve demonstrar os dados dos documentos vinculados a esta nota de devolução.
9. Clique no botão Processar para finalizar sua nota.
Obs: O botão Salvar também gravará seu registro, mas criará um registro como rascunho, com o status Digitado.
TELA DE CONSULTA
10. Após sua primeira nota cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas vendas
11. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta
12. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Cliente / Fornecedores, Responsável e Tipos de nota
13. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação da nota:
- Cancelado: Nota cancelada
- Digitado: Nota salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema
- Estornado: Nota estornada na SEFAZ. Utilizada quando passa o limite de cancelamento
- Finalizado: Nota emitida com sucesso. Quando eletrônica, a nota foi autorizada na SEFAZ
- Pendente: Nota processada. Ainda não finalizada ou autorizada na SEFAZ
14. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados
OPÇÕES ADICIONAIS
15. Na tela de consulta de notas também é possível realizar algumas opções adicionais.
16. Para isso, pesquise uma nota e selecione o registro pesquisado
17. Ao clicar no botão “Mais opções” será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
- Visualizar espelho: Apresenta um espelho da nota para impressão.
- Visualizar DANFE: Apresenta o DANFE da nota eletrônica para impressão.
- Notas e anexos: Permite que seja inserido comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
- Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Pendente.
- Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Pendente, Finalizado ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
- Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Pendente, alterando o status para Digitado.
- Solicitar autorização de uso: Remete nota fiscal eletrônica para autorização na SEFAZ.
- Carta de correção: Permite emitir uma carta de correção para a nota selecionada.
- Solicitar cancelamento: Remete nota fiscal eletrônica para cancelamento na SEFAZ.
- Solicitar inutilização: Inutiliza a numeração da nota fiscal eletrônica na SEFAZ.
- Consultar eventos: Histórico dos eventos de nota fiscal eletrônica junto a SEFAZ.
- Chave de acesso: Permite copiar chave de acesso da nota eletrônica
- Download XMLs distribuição: Faz download dos XMLs das notas eletrônicas enviados a SEFAZ, individualmente.
- Download XMLs distribuição: Faz download dos XMLs das notas eletrônicas enviados a SEFAZ dentro de um determinado período.
- Comissão: Quando é necessário fazer o reprocessamento de uma comissão, caso foi esquecido gerar esta comissão no momento de cadastro da nota.
- Finalizar NF: Quanto a nota não é eletrônica, finalizada a mesma, alterando o status para Finalizado
- Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as devoluções, contas a receber gerados, movimentos de estoque e ter acesso aos usuários que manipularam o registro
- Rastrear Pedidos: Permite rastrear os pedidos que originaram a nota
- Rastrear Contas a receber: Permite rastrear os títulos originados pela nota
- Rastrear Devoluções: Permite rastrear as devoluções que originaram a nota
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