Guias e Vídeos Tutoriais
Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Como emitir Nota fiscal de saída no sistema iZY?
Este guia tem como objetivo instruir você a lançar notas fiscais de saída e faturar pedidos de venda no iZY. Abaixo segue o vídeo demonstrando o processo no sistema, ou se preferir, abaixo está o guia mostrando passo a passo do mesmo processo:
*Assista também: Como configurar o sistema para emitir NF-e? Vídeo Tutorial
CADASTRAR UMA NOTA FISCAL DE SAÍDA
1. Acesse o módulo de Vendas e clique no botão de Notas fiscais de saída.
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentada uma tela com as características do processo de nota fiscal.
3. Clique em Gerar nota fiscal para cadastrar um novo registro.
4. Na tela de cadastro apresentada, a primeira aba remete aos dados principais da nota.
5. Preencha esses dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
6. O campo Cliente define para quem você está vendendo:
- Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da lupa ao lado direito do campo.
- Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
- Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
- Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
Os campos Modelo fiscal e Série são importantes para definir a numeração da nota. Caso você tenha configurado corretamente a parametrização de nota fiscal, estes campos serão preenchidos automaticamente. Caso contrário, acesso o conteúdo “Como configurar o sistema para emitir NF-e” para aprender como fazer.
Nesta aba, você também poderá informar os campos Responsável, Emissão e Data/Hora de saída.
Clique na aba Itens e clique no botão Novo para informar os itens a serem vendidos.
O campo Item define qual produto você está vendendo.
Os campos Tipo de operação e Tributação definem como será tributada essa nota. O iZY já carrega um registro de tributação de venda padrão para você. Nestes campos você também poderá alterar para notas de Transferência, Bonificação e Outros tipos de notas
Caso você tenha preenchido corretamente os dados no tour inicial do sistema, a tributação já deve estar configurada corretamente. Caso contrário, você pode acessar o conteúdo “Configurando a tributação de venda”, caso necessite aprender como alterar a tributação.
13. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são CFOP, quantidade, preço de venda, desconto e previsão de entrega.
- O preço de venda é originado do cadastro do item.
- O CFOP vem por padrão com os dados configurados na tributação.
14. Os campos Lança contas a receber, Lançar comissão e Movimentar estoque, respectivamente definem se essa nota deverá gerar financeiro, comissão e dará saída dos itens no estoque.
15. A aba Resumo serve para você conferir a tributação de venda do item cadastrado. Os impostos ali apresentados são mostrados de acordo com o regime tributário de sua empresa
16. Clique em Salvar no item e vá para a aba Transporte
17. Na aba Transporte são informados os dados de frete da nota
18. Nenhum desses dados são obrigatórios, mas são informações que definem o acordo com a transportadora a ser enviada as mercadorias
19. Você pode informar dados como transportadora, redespacho, valores de frete e seguro.
20. Também é nesta aba que são informados os dados de pesos e embalagens da carga.
21. Preencha as informações que desejar e clique na aba Adicional.
22. A aba Adicional é utilizada para ser inserida as informações complementares da nota. Alguma mensagem que necessite constar na nota por regra de seu negócio ou obrigação legal.
23. O sistema iZY automatiza algumas mensagens de acordo com configurações. Você pode inserir mensagens padrões nos cadastros de Clientes e Itens, bem como nas parametrizações gerais.
24. O sistema também automatiza a informação complementar em alguns cenários, como venda para consumidor final (IBPT) e mensagens de aproveitamento de crédito do simples. Ambas as informações também podem ser configuradas na parametrização geral.
25. Informe a mensagem caso necessário e clique na aba Financeiro.
26. A aba Financeiro remete aos dados de pagamento do cliente.
27. O campo Total da nota é composto pela soma dos item, acrescentando a soma dos campos Outras despesas, Valor do frete e Valor do seguro.
28. O campo Total a receber por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização Composição da base de cálculo do receber, que pode ser visualizada acessando o conteúdo “Conhecendo as parametrizações”.
29. Nesta aba você deve informar os campos Forma de pagto e Condição de pagto. Estes campos servem para você definir os vencimentos e as formas de pagamento de cada parcela da nota.
30. Após informar os dados de pagamento, clique na aba Resumo.
31. A aba Resumo serve somente para conferência dos totais de sua nota.
32. Confira os totais e clique na aba Doctos. Vinculados.
33. Essa aba serve para vincular outras notas fiscais ou chaves de acesso avulsas, e utilizada em casos de notas de Devolução.
34. Essa informação não é obrigatória.
35. Clique no botão Processar para finalizar sua nota.
36. Caso sua nota seja eletrônica, você poderá clicar diretamente no botão Autorizar, que o sistema iZY já irá integrar sua nota fiscal com a SEFAZ.
- O botão Salvar também irá gravar seu registro, mas irá criar um registro como rascunho, com o status Digitado.
TELA DE CONSULTA
1. Após sua primeira nota cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas vendas.
2. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
3. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Cliente, Responsável e Tipos de nota.
4. O filtro Status serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação da nota:
- Cancelado: Nota cancelada.
- Digitado: Nota salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
- Estornado: Nota estornada na SEFAZ. Utilizada quando passa o limite de cancelamento
- Finalizado: Nota emitida com sucesso. Quando eletrônica, a nota foi autorizada na SEFAZ.
- Pendente: Nota processada. Ainda não finalizada ou autorizada na SEFAZ.
5. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.
OPÇÕES ADICIONAIS
1. Na tela de consulta de notas também é possível realizar algumas opções adicionais.
2. Para isso, pesquise uma nota e selecione o registro pesquisado.
3. Ao clicar no botão Mais opções será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
- Visualizar espelho: Apresenta um espelho da nota para impressão.
- Visualizar DANFE: Apresenta o DANFE da nota eletrônica para impressão.
- Notas e anexos: Permite que sejam inseridos comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
- Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Pendente.
- Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Pendente, Finalizado ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
- Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Pendente, alterando o status para Digitado
- Solicitar autorização de uso: Remete nota fiscal eletrônica para autorização na SEFAZ
- Carta de correção: Permite emitir uma carta de correção para a nota selecionada
- Solicitar cancelamento: Remete nota fiscal eletrônica para cancelamento na SEFAZ
- Solicitar inutilização: Inutiliza a numeração da nota fiscal eletrônica na SEFAZ
- Consultar eventos: Histórico dos eventos de nota fiscal eletrônica junto a SEFAZ
- Chave de acesso: Permite copiar chave de acesso da nota eletrônica
- Download XMLs distribuição: Faz download dos XMLs das notas eletrônicas enviados a SEFAZ
- Finalizar NF: Quanto a nota não é eletrônica, finalizada a mesma, alterando o status para Finalizado
- Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as devoluções, contas a receber gerados, movimentos de estoque e ter acesso aos usuários que manipularam o registro
- Rastrear Pedidos: Permite rastrear os pedidos que originaram a nota
- Rastrear Contas a receber: Permite rastrear os títulos originados pela nota
- Rastrear Devoluções: Permite rastrear as devoluções que originaram a nota
FATURAR PEDIDOS
1. Além de emitir notas avulsas, com o sistema iZY você pode também faturar pedidos de venda
2. Clique no módulo de Vendas e clique no botão de Faturamento de pedidos
3. A tela apresentada é um assistente para emissão da nota fiscal, onde você poderá filtrar os pedidos de um cliente e emitir uma nota fiscal para o mesmo
4. Informe um cliente para pesquisar os pedidos.
5. Informe os demais filtros de período de emissão e período de entrega e clique em Pesquisar.
6. Será apresentado pelo sistema os pedidos que se encaixaram no filtro aplicado acima e que possuam saldo de faturamento.
7. Selecione um ou mais pedidos e clique em Próximo
8. Na aba Itens, é apresentado os itens dos pedidos selecionados, bem como seus saldos de faturamento, saldos de estoque e quantidade a faturar.
9. Defina a quantidade a faturar, clicando na célula do campo Faturar, caso haja necessidade de alterar a quantidade.
10. Clique em Faturar para lançar a Nota fiscal de saída.
11. O sistema irá gerar a nota e irá apresentar a tela da nota para você confirmar os dados e processar.
12. Clique em Processar (ou Autorizar caso seja eletrônica) para finalizar o faturamento.
13. O sistema irá dar baixa no saldo de faturamento dos itens dos pedidos, e irá alterar o status do pedido para Total ou Parcial, de acordo com o saldo remanescente.
14. Você também pode realizar o faturamento de seus pedidos pela própria consulta de pedidos.
15. Para isso, acesse a tela de consulta de pedidos, realize o filtro necessário e clique em Pesquisar.
16. Selecione o pedido desejado e clique em Mais opções / Emitir nota fiscal.
17. O sistema irá apresentar a mesma tela de assistente de faturamento, já com o pedido selecionado.
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