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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Como emitir uma proposta de venda

Este guia tem como objetivo instruir você a lançar propostas de venda no iZY. Abaixo segue a descrição dos dados necessários para o cadastro:

 
CADASTRAR UMA NOVA PROPOSTA DE VENDA
 
1. Acesse o módulo de Vendas e clique no botão de Propostas de venda.
 
2. Quando você ainda não cadastrou nenhum registro, será apresentado uma tela com as características do processo de proposta de venda.
 
3. Para iniciar o cadastro clique no botão Novo.
 
4. Ao clicar no botão novo, vai apresentar a tela de cadastro da proposta de vendas, a primeira aba apresentada é a aba “Dados da proposta”, onde esta aba remete aos dados principais da proposta.
 
5. Preencha os dados corretamente e se atente aos campos obrigatórios (circulados de vermelho quando não preenchidos).
 
6. Na sessão “Dados do cliente”, o campo “Cliente” define para quem você está vendendo:
 
   - Essa informação é originada do cadastro de Clientes/Fornecedores. Caso deseje cadastrar novos clientes, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo.
 
   - Na tela de consulta de clientes que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
   - Mas se o cliente já está com o seu cadastro efetivado, clicar na seta de direção que fica a sua direita antes da lupa e selecione o cliente que desejar.
 
7. Na sessão “Proposta”, você poderá informar os campos “Responsável”, “Vendedor” e “Validade” da proposta. Estes campos não são obrigatórios.
 
8. Na sessão “Transporte”, serve para informar os dados de transportadora, caso já tenha estes dados em mãos. Eles não são obrigatórios.
 
9. Após preencher os dados nesta aba, a próxima aba que apresenta é a aba Itens, clique no botão Novo para informar os itens a serem vendidos.
 
10. Ao abrir a tela de Item da Proposta, na aba Dados do Item, os campos a serem preenchidos são: o campo “Item”, que define qual produto você está vendendo:
 
   - Essa informação é originada do cadastro de Itens. Caso deseje cadastrar novos itens, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do campo.
 
   - Na tela de consulta de itens que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
   - Caso o item já esteja cadastrado, é somente clicar na sete de direção que aparece ao seu lado direito, antes da lupa, localize e selecione o item desejado.
 
11. O campo “Tributação” define como será tributada essa venda. O iZY já carrega um registro de tributação de venda padrão para você.
 
12. Caso você tenha preenchido corretamente os dados no tour inicial do sistema, a tributação já deve estar configurada corretamente. Caso contrário, você pode acessar o conteúdo “Configurando a tributação de venda”, caso necessite aprender como alterar a tributação.
 
13. Os demais campos a serem preenchidos nessa aba são Quantidade, Preço de venda, Desconto e Previsão de entrega e % de comissão. O preço de venda é originado do cadastro do item.
 
14. Ainda no cadastro dos itens tem a aba Resumo serve para você conferir a tributação de venda do item cadastrado. Os impostos ali apresentados são mostrados de acordo com o regime tributário de sua empresa.
 
15. Clique em Salvar no item e vá para a aba Financeiro.
 
16. Ao finalizar o cadastro dos itens, a próxima aba que é apresentada é e aba “Financeiro”, onde remete aos dados de pagamento do cliente.
 
17. O campo “Total da proposta” é composto pela soma dos itens da proposta, acrescentando a soma dos campos “Outras despesas”, “Valor do frete” e “Valor do seguro” se preenchido.
 
18. O campo “Total a receber” por padrão também vem com essa forma de cálculo, mas pode ser alterado através da parametrização “Composição da base de cálculo do receber”, que pode ser visualizada acessando o conteúdo “Conhecendo as parametrizações”.
 
19. Nesta aba você deve informar ainda os campos “Forma de pagto” e “Condição de pagto”. Estes campos servem para você definir os vencimentos e as formas de pagamento de cada parcela da proposta:
 
   - Para ambas os campos, o iZY já traz uma lista padrão para você. Caso deseje cadastrar novos registros, basta clicar no símbolo da “lupa” ao lado direito do respectivo campo desejado.
 
   - Na tela de consulta que é apresentada, clique no botão Novo.
 
   - Preencha os campos necessários e clique em Salvar.
 
   - Após isso, selecione o novo registro cadastrado e clique no botão Selecionar.
 
20. Após informar os dados de pagamento clicar no botão Adicionar para inserir a forma de pagamento na proposta.
 
21. Nesta aba ainda poderá informar no campo “Adicionais” algumas observações. Para dar sequência no cadastro da proposta, ir para a próxima aba, aba Resumo.
 
22. Ao verificar a aba Resumo, você somente vai utilizá-la para conferência dos totais de sua proposta.
 
23. Confira os totais e clique no botão Processar.
 
Obs: O botão Salvar também gravará seu registro, mas criará um registro como rascunho, com o status Digitado.
 
 
 
TELA DE CONSULTA
 
24. Após sua primeira proposta cadastrada, ao abrir a listagem você poderá gerenciar suas vendas.
 
25. Acima da grade de registros, você poderá utilizar os campos de filtros para otimizar sua consulta.
 
26. Nesta tela você poderá aplicar filtros como Período de emissão, Cliente, Vendedor e Status.
 
27. Ref. ao filtro Status, este serve para você buscar somente os registros em determinadas situações. Segue abaixo cada possível situação da proposta:
 
   - Aprovado: Proposta processada e válido no sistema, mas ainda não gerou pedido de venda.
 
   - Cancelado: Proposta cancelada.
 
   - Digitado: Proposta salva, rascunho. Ainda não tem valor de negócio para o sistema.
 
   - Parcial: Proposta com pedido gerado parcialmente.
 
   - Pendente: Proposta processada no sistema que depende ainda de aprovação.
 
   - Perdido: Proposta que não vai ser faturada, onde o cliente desiste por diversos motivos.
 
   - Total: Proposta faturada totalmente. Finalizado.
 
28. Clicando em Pesquisar, os registros serão listados utilizando os filtros aplicados.
 
 
OPÇÕES ADICIONAIS
 
29. Na tela de consulta de Propostas também é possível realizar algumas opções adicionais.
 
30. Para isso, pesquise uma Proposta e selecione o registro pesquisado.
 
31. Ao clicar no botão “Mais opções” será apresentado um menu com as opções adicionais disponíveis. Abaixo segue a descrição das opções:
 
   - Visualizar Proposta: Apresenta um espelho da proposta para impressão.
 
   - Notas e anexos: Permite que seja inserido comentários e anexos avulsos ao registro selecionado.
 
   - Processar: Permite processar o registro selecionado com status Digitado, alterando o status para Aberto.
 
   - Cancelar: Permite cancelar o registro selecionado com status Aberto ou Digitado, alterando o status para Cancelado.
 
   - Reabrir: Permite reabrir o registro selecionado com status Aberto, alterando o status para Digitado.
 
   - Lançar pedido de venda: Quando desejar gerar um pedido de venda para futuramente ser faturado.
 
   - Consultar histórico: Apresenta uma tela com o detalhamento das operações já realizadas com o registro selecionado. Como rastrear sua origem, visualizar as notas emitidas e ter acesso aos usuários que manipularam o registro.
 
   - Desfazer aprovação: Quando tem uma proposta já aprovada e por algum motivo tiver que fazer alguma alteração na proposta poderá ser desfeita a aprovação da proposta.
 
   - Aprovar proposta: Após a proposta ser processada no sistema, e a proposta vai ser realmente faturada a proposta deverá ser aprovada.
 
   - Lançar perda: Quando uma proposta não é aprovada pelo cliente.
 
   - Encerrar: Quando uma proposta foi faturada parcialmente e o restante não vai ser mais faturado por desistência de seu cliente a proposta é encerrada.
 
   - Copiar: Gera um novo registro cópia do registro atualmente selecionado.

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