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Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Configuração da cobrança bancária
Este guia, tem como objetivo, instruir você realizar a configuração bancária, para emissão de boletos pelo sistema iZY. Abaixo, segue a descrição dos passos a serem seguidos:
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Primeiramente, deve-se cadastrar a conta financeira. Neste caso, acesse o módulo “Financeiro”, clique em “Contas” e realize o cadastro da sua conta através do botão “Novo”. Vide documento Como cadastrar contas financeiras, disponível em: https://www.gestaoizy.com.br/como-cadastrar-as-contas-financeiras.
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Após a conta cadastrada, pode-se iniciar o processo de configuração. Acesse o módulo “Início”, Configurações gerais”.
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Na tela de “Parametrização”, selecione o módulo “Financeiro”, e acesse a opção: Configuração da cobrança bancária.
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Clique no botão “Novo” e preencha os campos:
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Conta: Neste campo, localize a conta financeira que você cadastrou anteriormente no passo 1.
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Descrição do convênio: informe um nome, podendo ser o nome do próprio banco. Exemplos: Banco do Brasil, Itaú, Sicredi, Sicoob.
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Convênio ou Cedente: Entre em contato com o banco e solicite ao gerente de sua conta, o número do convênio/Cedente.
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Tipo de Convênio: Escolha a opção “Não se aplica”. Esta opção já é preenchida automaticamente.
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Formato: Entre em contato com o banco e solicite ao gerente de sua conta, qual o formato utilizar, CNAB 240 ou CNAB 400?
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Cobrar multa por atraso de: informe o valor de multa ou o percentual de multa que deseja cobrar após o vencimento do boleto. Em caso de dúvidas, procure orientação do seu gerente de conta do banco.
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Cobrar juros por atraso de: informe o percentual de juros ao mês que deseja cobrar após o vencimento do boleto. Em caso de dúvidas, procure orientação do seu gerente de conta do banco.
Clique no botão “Confirmar”, e o sistema irá para a guia “Carteiras”.
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Descrição: Informe uma descrição para a carteira. Ex.: Registrada.
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Número da carteira: Entre em contato com o banco e solicite ao gerente de sua conta, o número da carteira para emissão de boletos.
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Registro da cobrança: Escolha a opção: “Registrada (Gera arquivo e registra no banco).
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Emissão do boleto: Escolha a opção: Empresa emite o boleto. Porém, se o próprio banco que irá emitir os boletos escolha: Banco emite boleto.
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Distribuição do boleto: Escolha a opção: Empresa distribui. Caso, seja o próprio banco que irá encaminhar os boletos aos seus clientes, escolha: Banco distribui.
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Nosso número do último boleto: Entre em contato com seu gerente de conta do banco e solicite o último “Nosso número” do boleto que foi emitido. Caso, você nunca emitiu boletos, pode deixar esta opção em branco.
Clique no botão “Adicionar” e em seguida no botão “Confirmar”. O sistema irá para guia “Instruções”. -
Instrução padrão 1, instrução padrão 2....instrução padrão 5: Estes campos, servem para informar as instruções para serem impressas no boleto e irem no arquivo de remessa (Exemplo: Cobrar juros, multa, protestar). As instruções já estão pré-cadastradas no sistema, conforme o banco e formato CNAB escolhido.
Clique no botão “Confirmar”. O sistema irá para guia “Remessa”.
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Sequencial da última remessa: informe o sequencial da última remessa enviada ao banco. Caso, você nunca enviou remessa ao banco, pode deixar esta opção em branco.
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Nome do arquivo: Geralmente, você pode colocar a seginte máscará: DDMMAAAASSSS.rem.
Clique no botão “Confirmar”. O sistema emitirá a mensagem: “Deseja liberar a configuração?”. Clique na opção “Sim” e o sistema estará configurado.
Embora, o sistema já esteja configurado para emissão de boletos é necessário entrar em contato com o banco para fazer a homologação dos boletos. Vide documento Trabalhando com cobrança bancária: https://www.gestaoizy.com.br/trabalhando-com-cobranca-bancaria.
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