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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Emissão de Orçamentos

Este guia tem como objetivo, instruir você realizar emissão de orçamentos no seguimento de Marmorarias. Abaixo, segue os passos a serem seguidos:

Acesse o módulo “Vendas” e clique em “Proposta de venda”. Clique no botão “Novo” e preencha os campos conforme a seguir:
 

Aba - Dados da Proposta

Cliente: informe o cliente que está sendo realizado o orçamento. Este cliente já deve estar previamente cadastrado ou caso não esteja clique no símbolo representado por uma “Lupa” e realize o cadastro através do botão “Novo”.

Vendedor: caso deseje que seja exibido o nome do vendedor no orçamento, informe o seu vendedor neste campo.

Emissão e validade: Nestes campos, você pode estar informando a data de emissão do orçamento, bem como a validade do orçamento.
 

Aba - Itens

Clique no botão “Novo” e siga os passos a seguir:

Item: informe o item que você está orçando ao seu cliente. Caso o item ainda não esteja cadastrado, clique no símbolo representado por uma “Lupa” e realize o cadastro através do botão “Novo”.

Tributação: Escolha a tributação para o orçamento.

Quantidade: informe a quantidade do item que você está orçando.

Preço: informe o preço de venda unitário do item e com base na quantidade informada anteriormente o sistema já calculará o valor total.
 

Aba - Resumo do item

Acesse a aba “Resumo” e no campo “Complemento” informe o ambiente para qual o item está sendo orçado, por exemplo: Cozinha, banheiro etc.

Clique no botão “Salvar” e o item será inserido no orçamento. Note,que a tela continuará aberta para que você insira novos itens no orçamento, caso, não há mais itens para inserir, clique no botão “Cancelar”.

Você retornará novamente para a aba Itens, note que você pode ainda conceder desconto no orçamento em reais (R$) ou em percentual ( %), estes campos estão disponíveis no rodapé da tela.

 

Aba-Financeiro

Nesta aba, você deve informar os seguintes campos:

Forma de pagamento: informe a forma de pagamento, que servirá como meio de pagamento, caso o orçamento seja aprovado. Exemplo: boleto, dinheiro, cheque etc.

Condição de pagamento: informe a condição de pagamento, caso o orçamento seja aprovado. Exemplo: 30 dias, 30/60 dias.

Em “Adicionais” você poderá ainda estar digitando no campo “Observação” algo que você queira que seja exibido no orçamento para o seu cliente ler.

 

Aba-Resumo

Exibirá o resultado final do orçamento, trazendo os totalizadores para que você faça uma conferência antes de finalizar o orçamento.

Clique no botão “Processar” e o orçamento será finalizado.

Para visualizar o orçamento, selecione o mesmo, clique em “Mais opções>Visualizar>Proposta.

Note que o orçamento ficará com status “Pendente”. Isso, significa que está pendente de aprovação do cliente.

 

Aprovando o orçamento

Caso o cliente aprove o orçamento, você deve selecionar o orçamento, clicar no botão “Mais opções>Operações>aprovar proposta. Informe uma observação e clique em “Confirmar”. O status do orçamento ficará “Aprovado” e então você poderá gerar um pedido de venda apartir deste orçamento.

 

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