Guias e Vídeos Tutoriais
Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY
Parametrização - Fiscal
Este guia tem como objetivo instruir você a verificar as parametrizações ref. ao módulo Fiscal no iZY. Abaixo encontra-se um guia mostrando passo a passo do processo:
PARAMETRIZAÇÃO – FISCAL
No módulo Fiscal podemos parametrizar as configurações dos dados ref. a Documentos fiscais, impostos e contribuições, NF-e e NFC-e e ainda NFS-e, automatizando alguns processos, ao selecionar este módulo habilitará os parâmetros:
*Documentos fiscais:
1. Modelos fiscais padrão para documentos recebidos de terceiros: selecionando esta opção habilitará Modelos fiscais padrão para documentos recebidos de terceiros onde apresentará a coluna Empresa onde vem demonstrando o nome da empresa e a coluna Modelo fiscal para nota normal onde abaixo apresenta Nota fiscal eletrônica, onde será necessário clicar na opção Nota fiscal eletrônica, que habilitará a tela Modelos fiscais padrões para documentos recebidos de terceiros, nesta tela apresentará os modelos:
- Modelo fiscal para nota normal: este modelo é considerado o modelo Nota Fiscal Eletrônica.
- Modelo fiscal para nota de fatura: este modelo seria as antigas notas de formulário.
- Modelo fiscal para nota de serviço: este modelo seria para notas fiscais de serviço.
- Modelo fiscal para conhecimento de transporte: este modelo é utilizado caso emita notas de conhecimento de transporte.
OBS: Ao lado de cada modelo que vai informar possui uma Lupa, caso tiver a necessidade de localizar o modelo que desejar, é somente clicar na lupa e no campo descrição informar uma descrição e clicar no botão Pesquisar que o sistema demonstrará uma relação de modelos fiscais conforme informado no campo descrição ou também poderá clicar somente em pesquisar que o sistema também traz a relação de documentos fiscais, após localizar o modelo que desejar, selecione o modelo e clique no botão Selecionar. Após informar todos os modelos clicar no botão Salvar.
2. Numeração dos documentos fiscais emitidos: ao selecionar este parâmetro, habilitará a tela Numeração de documentos fiscais, para inserir o documento fiscal é necessário clicar no botão Novo, ao clicar neste botão habilitará a tela Controle de numeração onde será necessário preencher os campos:
- Tipo de nota fiscal: neste campo informará de a nota é do tipo Nota fiscal ou Nota fiscal de serviço.
- Empresa: neste campo informará qual empresa vai utilizar o documento fiscal.
- Modelo fiscal: neste campo informará qual será o modelo fiscal a ser utilizado na nota fiscal.
- Série: neste campo informará qual vai ser a série utilizada para emissão das notas fiscais. Ao lado deste campo tem a opção Modelo e série padrão para este tipo de empresa, ao selecioná-lo, ao cadastrar a nota na empresa que está sendo configurada, os campos Modelo fiscal e série serão preenchidos automaticamente.
- Última NF emitida: neste campo será informado o nº da última nota fiscal emitida no sistema que trabalhava antes da utilização do iZY.
- Doc. eletrônico: neste campo será informado se a nota é NFC-e(nota fiscal de consumidor eletrônica), NF-e(nota fiscal eletrônica), NFS-e(nota fiscal de serviço eletrônica) ou se a nota é Sem documento eletrônico.
- Após preencher os campos acima, clicar no botão Salvar.
- Após preencher os campos acima, clicar no botão Salvar.
OBS: Ao acessar a tela numeração dos documentos fiscais, vai demonstrar uma configuração prévia que o sistema faz com as informações inseridas no momento em que é feito “tour inicial”, mas os campos Última NF emitida e Doc. eletrônico poderão ser editados. Para editar estas informações, clicar no "Lápis" que fica no inicio de cada linha. No campo Última NF emitida você poderá informaro o número da última nota emitida por você em outros sistemas ou no emissor gratuito. No campo Doc. eletrônico, você pode informar que o documento poderá ser NFC-e(nota fiscal de consumidor eletrônica), NF-e(nota fiscal eletrônica), NFS-e(nota fiscal de serviço eletrônica) ou se a nota é Sem documento eletrônico, se as informações forem editadas clicar no botão Salvar, ou então estas informações poderão também não serem editadas assim seria somente fechar o cadastro. Lembrando que os campos Tipo de nota, empresa, Modelo fiscal e Série não poderão ser editados e a opção Modelo e série padrão para esse tipo e empresa também poderá ser selecionado ou não.
3. Certificado digital / Logo: Ao selecionar esta opção, habilitará a tela Certificado digital / Logo, nesta tela vai apresentar o nome da empresa e para configurar os dados para a empresa é necessário clicar na “Lupa” assim habilitará a tela Configurar certificado Digital/ Logo, onde vai demonstrar duas abas conforme segue:
- Aba certificado: nesta aba, no campo Certificado será necessário informar o Certificado eletrônico, este certificado deverá estar instalado na máquina local e no campo Senha do certificado será necessário informar a senha utilizada para poder liberar as notas fiscais.
- Aba Dados da empresa: nesta aba será configurado se a NF-e está em ambiente de Homologação quando ainda está sendo feito a implantação do sistema e é necessário a emissão de notas para ajustes fiscais ou se já está em ambiente de Produção que é quando a empresa já está com os dados fiscais cadastrados corretamente e está sendo emitido notas fiscais normalmente. Nesta aba também poderá ser feito a configuração da logo da empresa, onde esta logo deverá estar salva em uma pasta na máquina e ao ir na linha Selecione a imagem, localizar o caminho da pasta onde a logo está salva.
OBS: Após fazer as configurações acima, clicar no botão Salvar.
*Impostos e contribuições:
4. Percentuais de aproveitamento de crédito simples: nesta opção será informado o percentual de crédito conforme a faixa de faturamento da empresa, para inserir este percentual, no campo Empresa deverá ser informado qual empresa tem este direito, no campo Ano informar o Ano e no campo Percentual informar o Percentual permitido, após inserir estas informações clicar no botão Adicionar, após no botão Salvar.
5. Busca de valores aproximados dos tributos(Transparência): ao selecionar esta opção vai habilitar a tela Impressão dos tributos nas vendas (Lei da transparência), nesta tela, no campo Busca dos valores dos tributos selecionará se quer que o sistema faça o cálculo dos tributos aproximados dos itens ou não, caso desejar que o sistema não faça o cálculo informará no campo Nenhum, caso desejar que o sistema faça o cálculo dos tributos aproximados dos itens será necessário informar no campo IBPT, IBPT é um instituto que disponibiliza uma tabela com valores aproximados dos tributos por NCM/NBS, sendo que ao utilizar esta tabela, reduz a necessidade de análise tributária sobre o valor que incide sobre os impostos. Nesta parametrização tem a opção Imprime o valor dos tributos para cada item do documento fiscal, se selecionar esta parametrização, ao fazer a impressão da DANFE os valores dos tributos aproximados aparecerá para cada item.
6. Impressão dos impostos nos itens das notas (Transparência): ao selecionar esta opção habilitará a tela Impressão dos tributos nas vendas(Lei da transparência), nesta tela, no campo Busca dos valores dos tributos selecionará se quer que o sistema faça o cálculo dos tributos aproximados dos itens ou não, caso desejar que o sistema não faça o cálculo informará no campo Nenhum, caso desejar que o sistema faça o cálculo dos tributos aproximados dos itens será necessário informar no campo IBPT, IBPT é um instituto que disponibiliza uma tabela com valores aproximados dos tributos por NCM/NBS, sendo que ao utilizar esta tabela, reduz a necessidade de análise tributária sobre o valor que incide sobre os impostos. Nesta parametrização tem a opção Imprime o valor dos tributos para cada item do documento fiscal, se selecionar esta parametrização, ao fazer a impressão da DANFE os valores dos tributos aproximados aparecerá para cada item.
OBS: Lembrando que ao fazer esta parametrização, a mesma será aplicada para todas as empresas.
*NF-e e NFC-e:
7. NF-e e NFC-e: ao selecionar esta opção, habilitará a tela Configuração da NF-e/NFC-e, nesta tela apresentará as colunas Empresa onde demonstrará o nome da empresa que está logada, Orientação DANFE NF-e onde demonstrará a configuração de como a DANFE da nota fiscal será impressa, Orientação DANFE NFC-e onde demonstrará a configuração de como a DANFE da nota fiscal ao consumidor será impressa e por fim a coluna Indicador de presença, nesta coluna demonstrará se o cliente está presenta ou não.
8. Tipo emissão NF-e e Tipo emissão NFC-e: ao selecionar ambas as opções, habilitará a tela Tipo de emissão NF-e e NFC-e, este parâmetro habilitará outras formas de emissão da NF-e quando ocorre algum problema com no órgão emissor das notas fiscais eletrônicas, como por exemplo a falta de internet. Desta forma poderá ser alterado a forma de emissão da nota, conforme segue:
- NF-e – Tipo de emissão: a nota fiscal poderá ser emitida de forma Normal, em Contingência SVC-AN(SEFAZ Virtual de contingência AN(Ambiente Nacional)) ou em Contingência SVC – RS(SEFAZ Virtual de Contingência RS(SEFAZ do Rio Grande do Sul)).
- NFC-e – Tipo de emissão: a nota fiscal de consumidor também poderá ser emitida em normalmente ou em Contingência Off–line.
*NFS-e
9. NFS-e: ao selecionar esta opção, habilitará a tela Configuração da NFS-e(Nota fiscal de serviço), ao abrir a tela é necessário clicar na opção Alterar, onde habilitará a tela NFS-e onde escolherá qual o Provedor a prefeitura para qual emite nota trabalha, este provedor poderá ser da Betha, Web ISS, Infisc e Abase, ou há a possibilidade de sua empresa não emitir nota fiscal de serviço e nesta situação selecionará a opção Não emite.
OBS: Caso a prefeitura para qual sua empresa emita nota fiscal de serviço utilize um provedor diferente dos citados, desenvolveremos esta integração.
Voltar