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Guias e Vídeos Tutoriais

Conteúdo sobre o software de gestão empresarial iZY

Parametrização - Vendas

Este guia tem como objetivo instruir você a verificar as parametrizações ref. ao módulo Vendas no iZY. Abaixo encontra-se um guia mostrando passo a passo do processo:

 
PARAMETRIZAÇÕES – VENDAS
 
No módulo Vendas podemos parametrizar as configurações dos dados ref. a Condição de pagamento e Vendas automatizando assim alguns processos, ao selecionar este módulo habilitará os parâmetros:
 
*Condição de pagamento:
 
1. Cobrar IPI na primeira parcela: neste parâmetro você informará se o valor do IPI será cobrado na primeira parcela da nota, caso informar que SIM, o valor será incluso somente na primeira parcela e se informar que NÃO, o valor do IPI será dividido nas parcelas.
 
2. Cobrar retenção do ICMS ST na primeira parcela(ST com destaque na NF): neste parâmetro você informará se o valor do ICMS ST que aparece destacado na nota fiscal vai compor o valor somente da primeira parcela ou não, para isso, é necessário informar no campo Cobrar SIM, caso não queira que este valor seja incluso somente na primeira parcela informará no campo Cobrar NÃO.
 
3. Cobrar antecipação do ICMS ST na primeira parcela(ST sem destaque na NF): neste parâmetro informará se o valor do ICMS ST antecipado será incluso na primeira parcela ou não, caso for incluso, no campo Cobrar informará SIM, caso o valor vai ser divido nas parcelas, informará NÃO.
 
4. Cobrar outras despesas na primeira parcela: neste parâmetro informará se o valor de Outras despesas serão inclusas na primeira parcela ou não, caso for inclusa, no campo Cobrar informará SIM, caso o valor vai ser divido nas parcelas, informará NÃO.
 
5. Cobrar frete na primeira parcela: neste parâmetro informará se o valor do Frete será incluso na primeira parcela ou não, caso for incluso no campo Cobrar informará SIM, caso o valor vai ser divido nas parcelas, informará NÃO.
 
6. Cobrar seguro na primeira parcela: neste parâmetro informará se o valor do Seguro será incluso na primeira parcela ou não, caso for incluso no campo Cobrar informará SIM, caso o valor vai ser divido nas parcelas, informará NÃO.

 
*Vendas:
 
7. Tributação de saída: neste parâmetro informará a tributação padrão utilizada em cada operação de saída das suas empresas.
 
8. Dias válidos para vencimento dos títulos: neste parâmetro selecionará quais os dias válidos para os vencimentos dos títulos no momento que o sistema monta as parcelas da nota fiscal de saída, para isso, na coluna Dias para vencimento, informará quais os dias que deseja, clicando no campo abaixo abrirá as informações ref. aos dias da semana(segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo) e assim fará a configuração que deseja.
 
9. Composição da base de cálculo do receber: neste parâmetro informará quais os valores formarão a base de cálculo dos títulos de contas a receber, a base poderá ser composta por Outras despesas, Seguro, ICMS ST, Frete e IPI, a escolha ficará a seu critério, mas por padrão do sistema todas as opções vem selecionadas.
 
10. Contas financeiras padrões para baixa a vista: neste parâmetro poderá fazer a configuração de contas financeiras para quando efetuar uma venda a vista, o valor entre diretamente na conta, por padrão do sistema, vai trazer automaticamente a conta Caixa informado na coluna Conta, mas caso desejar editar ou cadastrar uma nova conta, é somente clicar no campo abaixo da coluna Conta que habilitará uma “Lupa”, clicar na lupa habilitará a tela Contas onde clicando no botão Novo, preencher os campos necessários, caso ocorrer alguma dúvida no cadastro das contas financeiras, poderá acessar o site www.gestaoizy.com.br, em Central de ajuda >> Financeiro, conteúdo Como cadastrar as contas financeiras. Após o término do cadastro, selecioná-lo e clicar no botão Selecionar e após no botão Salvar.
 
OBS: Neste parâmetro somente aceitará contas financeiras do tipo Caixa.
 
11. Faturamento: ao selecionar este parâmetro, habilitará a tela Configurações de faturamento, onde poderá escolher para Tributar a nota fiscal conforme o pedido(onde vai utilizar as alíquotas, CST e outros dados diretamente do pedido) e também poderá selecionar a opção Agrupar itens iguais, caso faturar pedidos diferentes para um mesmo cliente onde contenha itens iguais.
 
12. Informação complementar: ao selecionar este parâmetro habilitará a tela Informação complementar, nesta tela poderá inserir mensagem complementar ao clicar no campo que fica na cor “amarela”, na coluna Inf. complementar.
 
13. Informação complementar IBPT: ao selecionar este parâmetro, habilitará a tela Informação complementar IBPT, por padrão do sistema, no campo Informação complementar IBPT vai apresentar a mensagem padrão ref. a Lei da transparência, mas esta mensagem poderá ser alterada e se necessário poderá ser cadastrado uma nova mensagem, para isso será necessário clicar na “Lupa” onde habilitará a tela Informação complementar da NF, onde demonstrar uma relação de mensagens padrão, caso a mensagem já está cadastrada, selecione a mensagem e clique no botão Selecionar, caso a mensagem não está cadastrada, clique no botão Novo, habilitará a tela Informação complementar e poderá fazer o devido cadastro da mensagem, caso tenha dúvidas de como cadastrar a mensagem, acesse o site www.gestaoizy.com.br, localiza nossa Central de ajuda >> Geral, localize o conteúdo Cadastrando informações complementares. Após o término do cadastro, selecioná-lo, e clicar no botão Selecionar e após no botão Salvar.
 
14. Informação complementar para aproveitamento do crédito do Simples: ao selecionar este parâmetro, habilitará a tela Informação complementar para aproveit. de crédito do Simples, por padrão do sistema, no campo Informação complementar apr. simples, vai apresentar a mensagem padrão ref. a Crédito do simples, mas esta mensagem poderá ser alterada e se necessário poderá ser cadastrado uma nova mensagem, para isso será necessário clicar na “Lupa” onde habilitará a tela Informação complementar da NF, onde demonstrar uma relação de mensagens padrão, caso a mensagem já está cadastrada, selecione a mensagem e clique no botão Selecionar, caso a mensagem não está cadastrada, clique no botão Novo, habilitará a tela Informação complementar e poderá fazer o devido cadastro da mensagem, caso tenha dúvidas de como cadastrar a mensagem, acesse o site www.gestaoizy.com.br, localiza nossa Central de ajuda >> Geral, localize o conteúdo Cadastrando informações complementares. Após o término do cadastro, selecioná-lo, e clicar no botão Selecionar e após no botão Salvar.
 
15. Prazo de entrega padrão: ao selecionar este parâmetro habilitará a tela Prazo de entrega padrão nas empresas onde poderá informar um prazo de entrega padrão e quando cadastrar uma proposta e/ou um pedido, o campo ref. ao prazo de entrega vai ser preenchido automaticamente, para informar o prazo, na coluna Prazo padrão, clicar na parte que é apresentada na cor “Amarela” e inserir o prazo que desejar, após clicar no botão Salvar.
 
16. Limite de faturamento: ao selecionar este parâmetro habilitará a tela Limite de faturamento, este parâmetro indica o valor máximo que sua empresa deseja faturar no mês, para inserir este valor, na coluna Limite faturamento, no campo “Amarelo” informar o valor que desejar, após clicar no botão Salvar.
 
17. Analisar crédito no pedido de venda: ao selecionar este parâmetro habilitará a tela Análise de crédito no sistema, nesta tela poderá informar quais as validações que o sistema fará para fazer a análise de crédito no pedido. Para o sistema fazer a validação, o Parâmetro Analisar crédito deve estar selecionado, o sistema poderá Liberar crédito nas vendas a vista, onde Pedido em aberto, Receber em aberto e Cheques não compensados somarão na análise e as Notas de débitos e os Adiantamentos diminuirão o valor da análise, após fazer as configurações, clicar no botão Salvar.
 
18. Controle de comissão de vendas: neste parâmetro o sistema disponibiliza para cada empresa a possibilidade de configuração da comissão dos vendedores, ao selecionar este parâmetro habilitará a tela Configuração de comissão sobre as vendas, ao habilitar esta tela, clicar em Alterar, habilitará a tela Configuração das comissões sobre vendas por empresa, nesta tela será feito as configurações como segue:
 
- Dia para vencimento: neste campo informará em que dia será efetuado o pagamento da comissão para seu vendedor.
- % comissão: neste campo informará um percentual de comissão que será utilizada para a empresa em geral, todos os vendedores terão o mesmo percentual de comissão se este parâmetro for informado(OBS: este parâmetro não é obrigatório).
- % liberado no faturamento: define que a comissão será liberada totalmente no momento do faturamento das notas fiscais de saída sendo gerado apenas um registro de comissão e desta forma a comissão já ficará liberada para pagamento.
- % liberado no recebimento: nesta opção, os registros de comissão são gerados conforme a quantidade de títulos a receber informado no processamento da nota, onde ficaram com o status Aberto, sendo somente liberado no momento em que o título de contas a receber for liquidado pelo cliente.
- No campo Composição da base de cálculo, você terá a liberdade de informar os valores que vão compor a base. A base poderá ser composta pelo Valor líquido, que nada mais é que a quantidade * valor unitário – o desconto, também poderá ser composta por Acréscimo/Outras despesas, Frete, Seguro, IPI ou ICMS ST.
 
OBS: Após verificar estas configurações é somente clicar em Salvar.
 
19. Fechamento de comissões: com este parâmetro configurado, o sistema busca todos os valores de comissões liberadas e gera automaticamente os títulos de contas a pagar, para isso, é necessário clicar em Alterar, ao clicar apresentará a tela Fechamento de comissão onde será necessário fazer as configurações abaixo:
 
- Lançar contas a pagar das comissões: com este parâmetro selecionado o sistema gera automaticamente os títulos de contas a pagar dos valores referente a comissão dos vendedores.
- Sufixo do título: neste campo informará um dado que deseja ser visualizado no final de cada título gerado no fechamento das comissões.
- Forma de pagto: neste campo informará como deseja que o pagamento possa ser efetuado, como, por exemplo, em forma de Boletos, Dinheiro, Duplicatas entre outras formas pré cadastradas no sistema.
- Dia para vencimento: neste campo informará em que dia será efetuado o pagamento da comissão para seu vendedor.
- Precisa ser observado os campos Sufixo, Forma de pagto e Dia para vencimento, pois estes campos somente ficarão habilitados para configuração se o parâmetro Lançar contas a pagar de comissão estiver selecionado.

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