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A alta da taxa Selic pode prejudicar as marmorarias?



A taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil. Quando está baixa, as pessoas aproveitam o momento para renegociar dívidas, avaliar empréstimos e fazer financiamentos. No entanto, quando está alta, as pessoas tendem a poupar o dinheiro ou investir em aplicações financeiras como, por exemplo, tesouro direto e renda fixa.

Em agosto deste ano o Comitê de Política Monetária (Copom), órgão do Banco Central que define a taxa básica de juros a cada 45 dias, aumentou a taxa Selic de 4,25% para 5,25%. E esse aumento foi considerado o maior em 18 anos.

Desde que foi anunciada a alta, muitos empresários estão preocupados de que o aumento pode impactar negativamente os negócios. Inclusive prejudicar as empresas que trabalham no setor de mármore e granito. Mas, será que a alta é realmente motivo para preocupação?

Neste post iremos ver como a queda da taxa Selic impactou o setor marmoreiro nos últimos anos e como deve ficar as empresas com a alta dos juros. Também explicaremos como você pode se preparar contra as incertezas de mercado por meio do controle de estoque, redução de custos e mais.

Boa leitura! 

Como a queda da taxa Selic impactou o setor marmoreiro nos últimos anos



De acordo com o Banco Central, no começo de 2019 a taxa Selic era de 6,5%. Esse percentual se manteve até a metade do ano, mas a partir de agosto caiu para 6% e fechou dezembro em 4,5%.

Com a notícia de um novo vírus em janeiro, e com a pandemia do coronavírus impactando o mercado, a taxa básica de juros foi caindo continuamente até alcançar a marca de 2% em agosto de 2020.

Muitas pessoas aproveitaram essa queda para tirar o dinheiro da poupança e investir em aplicações que prometiam maior retorno. Enquanto outras aproveitaram a oportunidade para conseguir crédito junto aos bancos e investir no setor de imóveis.

Com os juros baixos e os imóveis mais baratos, o crédito imobiliário cresceu 44% até agosto de 2020, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). O que beneficiou também o setor marmoreiro, que teve maior procura de produtos e serviços.

Aumento da taxa Selic: como ficará o setor marmoreiro com a alta?



O mercado financeiro prevê que a taxa básica de juros chegará a 8% até final de 2021. E segundo alguns economistas, tudo indica que ela irá se manter alta em 2022.
Entretanto, mesmo com o aumento da taxa Selic, o custo do crédito imobiliário não deve sofrer tantos impactos. Isso indica que o mercado de imóveis tem potencial para continuar em expansão, e que as marmorarias podem ser beneficiadas juntamente com imobiliárias e incorporadoras.

Segundo dados levantados pela Datastore, especialista em Inteligência, Pesquisa de Mercado e mercadometria, mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses. O que deixa o setor de imóveis otimista, e pode ser usado como base para tranquilizar empresas que trabalham com mármore e granito.   

Como deixar a empresa preparada contra as incertezas do mercado



Mesmo com a retomada da economia, o avanço da vacinação e as expectativas, ainda existem incertezas do mercado e as empresas precisam se preparar para não sofrerem com as oscilações.

Abaixo separamos 10 dicas que, quando colocadas em prática, podem ajudar a empresa a ficar mais forte e sobressair à concorrência. Confira!

Manter a precificação correta dos produtos

Oferecer um preço atrativo é a melhor forma de chamar a atenção do público-alvo e aumentar as vendas. Se a empresa não fizer a precificação correta dos produtos, corre o risco de perder clientes e pode até sofrer prejuízos caso o valor seja inferior ao esperado.

Em épocas de incerteza, manter o cliente na carteira é fundamental. Por isso, sempre realize o cálculo corretamente para oferecer um preço justo e realmente competitivo.
 

Ter um controle de estoque eficaz


O estoque é o coração da empresa e nele ficam todos os componentes necessários para fabricação, distribuição e entrega. Se não tiver um controle eficaz, você pode perder vendas por falta de produtos ou até entregar itens danificados por conta de um mau armazenamento.

Para um controle eficaz, mantenha registrado todas as entradas e saídas em um documento ou sistema de gestão. Você também pode criar padrões para organizar o estoque, definir períodos e datas de compra, e estabelecer o volume mínimo e máximo para cada produto.

Aumentar a captação de clientes


Além de manter o cliente em carteira, a empresa também precisa aumentar a captação de compradores para assegurar a frequência das compras. Nem todos os clientes realizam compras recorrentes, e depender unicamente deles pode ser arriscado para manter o faturamento.

Você pode utilizar canais de vendas diferentes para aumentar a captação de clientes, ou conversar com a equipe comercial e de marketing para definir novas estratégias. 

Garantir a satisfação dos compradores


Outra dica importante é garantir a satisfação dos compradores. Quando o cliente fica satisfeito com o trabalho tende a comprar novamente, até fazer indicações para outras pessoas.

Oferecer um produtos com qualidade, no tempo certo e com um preço atrativo, pode ajudar a sua empresa a fidelizar compradores importantes que podem trazer mais oportunidades de negócios.

Focar em entregar melhores resultados


O mercado está cada vez mais competitivo e o cliente mais exigente. Se não quer ficar obsoleta e perder espaço para as concorrentes, a empresa do setor precisa investir constantemente em materiais e inovação para entregar melhores resultados.

Variedade de produtos, prazos menores, profissionais qualificados para analisar projetos, tecnologia para otimizar a gestão e o atendimento, enfim. Essas são opções que podem ajudar a sua empresa a entregar resultados melhores e mais consistentes.

Enviar apenas produtos com qualidade


Enviar apenas produtos com qualidade é outro requisito para garantir um diferencial e se proteger contra as incertezas de mercado. Isso garante uma boa reputação, que não só ajuda na divulgação da empresa como na captação de novos compradores.

Para enviar apenas produtos com qualidade, invista constantemente no controle de estoque, treinamento da equipe e, claro, nos serviços de entrega.

Melhorar o atendimento


Todas as pessoas querem ter uma boa experiência de compra, e melhorar o atendimento é a forma mais rápida de proporcionar isso.

Oferecer canais de vendas diferentes, disponibilizar chatbots, usar e-mail marketing, pedir feedbacks, enfim. Essas são apenas algumas estratégias que podem ajudá-lo a melhorar o atendimento, bem como reforçar o relacionamento com o cliente antes e no pós-vendas.

Tomar decisões com base em números


Os números mostram qual a real situação dos negócios. Se a empresa toma decisões com base em métricas e indicadores, tende a direcionar as ações de marketing e vendas com mais assertividade. Não só isso, identificar erros e agir rapidamente para solucioná-los.

Investir em um sistema de gestão pode ser interessante nesse quesito, já que a ferramenta permite o acesso a indicadores e dados de qualidade, e permite a emissão de relatórios gerenciais.

Reduzir custos


Redução de custos é outra dica importante para manter a competitividade. Quando consegue conter gastos, a empresa pode aumentar sua margem de contribuição sobre a venda ou então proporcionar um preço mais atrativo para o cliente.

Algumas dicas para redução de custos da sua marmoraria são: tenha controle de estoque, treine a equipe de produção, faça a gestão das entradas e saídas e avalie a qualidade dos produtos.

Otimizar a gestão


Quando otimiza a gestão a empresa consegue acelerar processos que até então eram burocráticos e manuais. E, a partir daí, entregar produtos com qualidade mais rápido, atender melhor o cliente e direcionar ações e investimentos com inteligência.

A forma mais prática de otimizar a gestão é investindo em um software. Por meio de uma solução integrada você pode gerenciar vários setores em um só lugar, simplificar a comunicação interna e realizar o controle de estoque.

Também reduzir custos com insumos e desperdícios de chapa, fazer a precificação de produtos, controlar orçamentos e acompanhar indicadores.
 
Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!

04 de Outubro de 2021

Tags:

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