6 alternativas para sua marmoraria se destacar
Tempo de Leitura: 6 minutos
Quer inovar e garantir o seu espaço na mente dos consumidores?
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Quando falamos em competitividade de mercado, mesmo sendo uma área mais nichada, o setor de marmorarias não é tão diferente de qualquer outro negócio.
Ou seja, você precisa se destacar.
Afinal, o segmento também passa por transformações, e as empresas precisam inovar nos seus produtos e serviços para atrair e fidelizar clientes, e garantir que a boa reputação alcance os ouvidos de outros compradores e potenciais parceiros.
Abaixo, vamos explorar 6 alternativas que podemos aplicar para que a sua marmoraria possa se destacar, e como essas medidas podem nos ajudar a alavancar o potencial de ação e resultados financeiros.
Boa leitura!
6 alternativas para sua marmoraria se destacar
1- Entrega de produtos personalizados com design exclusivo
Não é de hoje que as pessoas gostam de adquirir produtos personalizados, mas essa procura cresceu ainda mais nos últimos anos devido à globalização e ascensão da internet.
Atualmente, existe essa busca constante por novidades, itens que sobressaem os padrões tradicionais, e que podem ser usados para viralizar um vídeo ou aumentar o engajamento de uma publicação.
Quadros pintados por artistas desconhecidos. Itens de luxo feitos com peças abandonadas de carro. Mesas e cadeiras que reutilizam outros materiais para trazer originalidade.
Muitas obras e mercadorias com design exclusivo têm caído no gosto do público, e a marmoraria pode aproveitar para surfar essa onda e:
Alcançar mais oportunidades de vendas;
Ou então expandir a sua visibilidade.
Não sabe como fazer isso?
Invista em tecnologias de corte CNC e design 3D para oferecer peças de mármore personalizadas, como bancadas, pisos e revestimentos com designs únicos. Inclua também acabamentos especiais, padrões artísticos ou até mesmo a integração de outras matérias-primas.
2- Introdução de práticas mais sustentáveis na produção
O mundo se tornou mais consciente e ecologicamente correto depois da pandemia da covid-19, e não apenas porque existe a preocupação em melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. A introdução de práticas sustentáveis vem sendo priorizadas para reduzir o impacto ambiental e tornar as operações empresariais mais eficientes.
Na marmoraria, ações sustentáveis podem ser inseridas em várias etapas, como por exemplo:
Produção, usando resíduos de mármore em novos produtos;
Administrativo, otimizando processos para reduzir o desperdício de água e energia;
Embalagens, adotando materiais recicláveis e reduzindo o uso de plástico;
Transporte, investindo em rotas mais eficientes e veículos com menor emissão de carbono.
Ah, vale mencionar que a introdução de práticas sustentáveis na marmoraria podem contribuir para melhorar a imagem da empresa diante do mercado, pois as marcas que investem em iniciativas ESG estão sendo melhor vistas e reconhecidas pelos consumidores.
3- Oferta de serviços de consultoria e projetos
A expertise em produzir elementos de mármore não precisa ficar limitada apenas à empresa, pois hoje as habilidades e aptidões técnicas também podem ser usadas para a empresa ganhar reconhecimento e lucro além da venda de seus produtos.
Cursos, workshops, consultoria de design e instalação, e até mesmo a criação de canais no Youtube focados em marmoraria, podem fazer com que a empresa consiga aumentar o faturamento significativamente apenas com os conhecimentos que o seu próprio time interno possui.
LEIA TAMBÉM | Veja como reduzir os custos com insumos em sua marmoraria
4- Investimento em marketing digital
Hoje, toda empresa que quer ganhar dinheiro precisa ter presença digital, seja através de um perfil no instagram, um site ou um cadastro no Google Meu Negócio. Isso se tornou necessário porque antes de fechar um projeto, o cliente atual quer ter a certeza de que a marmoraria presta um bom serviço e que é realmente de confiança.
A empresa pode, portanto, usar esses canais e aplicar o marketing digital para:
Compartilhar feedback de outros clientes;
Publicar fotos de seus produtos;
Mostrar o processo de produção, na prática;
Contar a sua história e da sua equipe;
Ou produzir conteúdo nichado para se tornar referência no setor e melhorar o ranqueamento do site.
5- Fechar parcerias com construtoras e incorporadoras
Embora o preço dos produtos seja relevante para o faturamento de uma empresa, não podemos esquecer que é o volume de vendas e o fluxo constante de pedidos, que farão ela realmente ter retorno financeiro.
Assim sendo, a nossa dica também envolve fechar parcerias estratégicas com construtoras e incorporadoras da sua cidade para fornecer mármore em projetos de grande escala, como edifícios residenciais e comerciais.
6- Desenvolver uma linha premium
Pode ser que o seu portfólio tenha sido desenvolvido para atender todos os perfis de públicos, mas se tem uma coisa que precisamos entender aqui é que alguns clientes (de maior renda e poder aquisitivo) não se preocupam em pagar mais por um determinado item, desde que ele entregue um diferencial que realmente vale o preço.
Nesse caso, se perceber um espaço no mercado e identificar que existe demanda para esse tipo de produto, que tal criar uma linha exclusiva de mercadorias de mármore voltada para o mercado de luxo? Aqui podem entrar desde móveis de alta qualidade e esculturas até peças decorativas!
Gostou das dicas para expansão de serviços na marmoraria? Então continue leia outros artigos do setor marmoreiro no nosso blog!
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