Aprenda a reduzir a inadimplência no seu negócio
A inadimplência é um dos grandes problemas que as empresas passam, pois afeta diretamente a rotatividade de caixa, podendo até levar o seu negócio à falência. O cliente deixa de pagar e consequentemente surgem problemas internos nos pagamentos aos fornecedores por exemplo.
O número de brasileiros com contas atrasadas aumentou em 2018, conforme pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aproximadamente 62,1 milhões de brasileiros estão com pagamentos em atraso.
O perfil dos brasileiros inadimplentes também foi divulgado, a pesquisa apontou que cerca de 17,6 milhões de pessoas com idade entre 30 e 39 anos estão nesta situação. A região com mais pessoas com atrasos de pagamentos, proporcionalmente à quantidade de habitantes, é o Norte com 46% de negativados.
GERENCIE MELHOR A INADIMPLÊNCIA
Existem algumas ações para ajudar a minimizar e a gerenciar melhor a inadimplência no seu negócio. Confira:
Exija a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovantes (renda e residência): é importante verificar a veracidade dos documentos e anexá-los no cadastro do cliente.
Realize uma análise de crédito: é um procedimento importante para qualquer ramo comercial, pois você consegue informações atualizadas do cliente. Após essa verificação é critério do vendedor seguir ou não com a venda e quais condições pode oferecer.
Reconheça os bons pagadores: seja com descontos ou facilidades no parcelamento, é importante valorizar os clientes que honram o compromisso do pagamento.
Emita documento fiscal da venda: vender sem emitir nota fiscal é crime e você pode responder judicialmente por isso, portanto, emitir este documento é importante pois funciona também como prova de relação comercial, além de permitir o amparo da lei em caso de problemas.
Realize acordos: muitas vezes o cliente até tem pretensão de acertar a dívida, mas não consegue pagar tudo de uma vez, por isso, acordar um meio para pagamento ajuda a quitação do débito.
Sistema de cobrança: sua empresa pode diminuir a inadimplência com um bom sistema de cobrança, que emita alertas de vencimento de boletos e controle total do financeiro.
FACILITE O PROCESSO FINANCEIRO COM UM SOFTWARE
Um software de gestão online pode facilitar bastante os processos do setor financeiro, pois consegue inserir diversas informações e centralizar tudo em um mesmo sistema. Alguns recursos disponíveis em um software de gestão que ajudarão a diminuir a inadimplência são:
- Lançamento e gerenciamento de contas a receber;
- Cobrança bancária automatizada;
- Lançamento e gerenciamento de contas a pagar;
- Lançamento manual de entradas e saídas em contas financeiras;
- Controle de cheques recebidos;
- Análise no fluxo de caixa, quando possuir períodos negativos;
- Prazo médio de pagamento;
- Índice de inadimplência da empresa;
- Alertas de vencimento das contas a receber;
- Análises de contas a receber em atrasos.
Esperamos que com estas dicas, a inadimplência no seu negócio diminua e que você aprenda a lidar melhor com este problema.
15 de Agosto de 2018
Tags:
inadimplência financeiro gestão financeiraCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

12 de Março de 2025

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024