Aprenda a reduzir a inadimplência no seu negócio
A inadimplência é um dos grandes problemas que as empresas passam, pois afeta diretamente a rotatividade de caixa, podendo até levar o seu negócio à falência. O cliente deixa de pagar e consequentemente surgem problemas internos nos pagamentos aos fornecedores por exemplo.
O número de brasileiros com contas atrasadas aumentou em 2018, conforme pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aproximadamente 62,1 milhões de brasileiros estão com pagamentos em atraso.
O perfil dos brasileiros inadimplentes também foi divulgado, a pesquisa apontou que cerca de 17,6 milhões de pessoas com idade entre 30 e 39 anos estão nesta situação. A região com mais pessoas com atrasos de pagamentos, proporcionalmente à quantidade de habitantes, é o Norte com 46% de negativados.
GERENCIE MELHOR A INADIMPLÊNCIA
Existem algumas ações para ajudar a minimizar e a gerenciar melhor a inadimplência no seu negócio. Confira:
Exija a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovantes (renda e residência): é importante verificar a veracidade dos documentos e anexá-los no cadastro do cliente.
Realize uma análise de crédito: é um procedimento importante para qualquer ramo comercial, pois você consegue informações atualizadas do cliente. Após essa verificação é critério do vendedor seguir ou não com a venda e quais condições pode oferecer.
Reconheça os bons pagadores: seja com descontos ou facilidades no parcelamento, é importante valorizar os clientes que honram o compromisso do pagamento.
Emita documento fiscal da venda: vender sem emitir nota fiscal é crime e você pode responder judicialmente por isso, portanto, emitir este documento é importante pois funciona também como prova de relação comercial, além de permitir o amparo da lei em caso de problemas.
Realize acordos: muitas vezes o cliente até tem pretensão de acertar a dívida, mas não consegue pagar tudo de uma vez, por isso, acordar um meio para pagamento ajuda a quitação do débito.
Sistema de cobrança: sua empresa pode diminuir a inadimplência com um bom sistema de cobrança, que emita alertas de vencimento de boletos e controle total do financeiro.
FACILITE O PROCESSO FINANCEIRO COM UM SOFTWARE
Um software de gestão online pode facilitar bastante os processos do setor financeiro, pois consegue inserir diversas informações e centralizar tudo em um mesmo sistema. Alguns recursos disponíveis em um software de gestão que ajudarão a diminuir a inadimplência são:
- Lançamento e gerenciamento de contas a receber;
- Cobrança bancária automatizada;
- Lançamento e gerenciamento de contas a pagar;
- Lançamento manual de entradas e saídas em contas financeiras;
- Controle de cheques recebidos;
- Análise no fluxo de caixa, quando possuir períodos negativos;
- Prazo médio de pagamento;
- Índice de inadimplência da empresa;
- Alertas de vencimento das contas a receber;
- Análises de contas a receber em atrasos.
Esperamos que com estas dicas, a inadimplência no seu negócio diminua e que você aprenda a lidar melhor com este problema.
15 de Agosto de 2018
Tags:
inadimplência financeiro gestão financeiraCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023