Facebook

Aprenda a reduzir a inadimplência no seu negócio

A inadimplência é um dos grandes problemas que as empresas passam, pois afeta diretamente a rotatividade de caixa, podendo até levar o seu negócio à falência. O cliente deixa de pagar e consequentemente surgem problemas internos nos pagamentos aos fornecedores por exemplo.

O número de brasileiros com contas atrasadas aumentou em 2018, conforme pesquisa divulgada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), aproximadamente 62,1 milhões de brasileiros estão com pagamentos em atraso.

O perfil dos brasileiros inadimplentes também foi divulgado, a pesquisa apontou que cerca de 17,6 milhões de pessoas com idade entre 30 e 39 anos estão nesta situação. A região com mais pessoas com atrasos de pagamentos, proporcionalmente à quantidade de habitantes, é o Norte com 46% de negativados.

GERENCIE MELHOR A INADIMPLÊNCIA

Existem algumas ações para ajudar a minimizar e a gerenciar melhor a inadimplência no seu negócio. Confira:

Exija a apresentação de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovantes (renda e residência): é importante verificar a veracidade dos documentos e anexá-los no cadastro do cliente.

Realize uma análise de crédito: é um procedimento importante para qualquer ramo comercial, pois você consegue informações atualizadas do cliente. Após essa verificação é critério do vendedor seguir ou não com a venda e quais condições pode oferecer.

Reconheça os bons pagadores: seja com descontos ou facilidades no parcelamento, é importante valorizar os clientes que honram o compromisso do pagamento.


Emita documento fiscal da venda: vender sem emitir nota fiscal é crime e você pode responder judicialmente por isso, portanto, emitir este documento é importante pois funciona também como prova de relação comercial, além de permitir o amparo da lei em caso de problemas.

Realize acordos: muitas vezes o cliente até tem pretensão de acertar a dívida, mas não consegue pagar tudo de uma vez, por isso, acordar um meio para pagamento ajuda a quitação do débito.

Sistema de cobrança: sua empresa pode diminuir a inadimplência com um bom sistema de cobrança, que emita alertas de vencimento de boletos e controle total do financeiro.


FACILITE O PROCESSO FINANCEIRO COM UM SOFTWARE

Um software de gestão online pode facilitar bastante os processos do setor financeiro, pois consegue inserir diversas informações e centralizar tudo em um mesmo sistema. Alguns recursos disponíveis em um software de gestão que ajudarão a diminuir a inadimplência são:

  • Lançamento e gerenciamento de contas a receber;
  • Cobrança bancária automatizada;
  • Lançamento e gerenciamento de contas a pagar;
  • Lançamento manual de entradas e saídas em contas financeiras;
  • Controle de cheques recebidos;
  • Análise no fluxo de caixa, quando possuir períodos negativos;
  • Prazo médio de pagamento;
  • Índice de inadimplência da empresa;
  • Alertas de vencimento das contas a receber;
  • Análises de contas a receber em atrasos.
 
Esperamos que com estas dicas, a inadimplência no seu negócio diminua e que você aprenda a lidar melhor com este problema.

15 de Agosto de 2018

Tags:

inadimplência financeiro gestão financeira