Facebook

Automação: a sua empresa mais competitiva com boletos digitais!

Gerenciar melhor as cobranças é uma forma de tornar a sua empresa mais competitiva. Embora muitas instituições já adotem soluções tecnológicas para modernizar os pagamentos, existem aquelas que não sabem por onde começar nem quais são os métodos certos para otimizar essas operações. 
 
A carteira de cobrança, uma forma de vincular os boletos gerados pela empresa a um banco, é uma das alternativas. Após a emissão e o envio de documentos, a instituição bancária é que fica responsável por acompanhar e monitorar os pagamentos — entre outras vantagens. Mas será que os boletos impressos e o serviço dos bancos continuam sendo uma tendência? 
 
Descubra, neste post, como a automação pode ajudar o seu negócio a crescer e veja como é possível gerenciar cobranças bancárias, otimizar processos e assegurar resultados mais consistentes por meio da tecnologia.
 
Automação bancária
 
A automação bancária está relacionada ao uso de ferramentas e métodos para automatizar e agilizar processos. Iniciou na década de 70 e desde então vem sendo implementada nas empresas que esperam aumentar a sua competitividade. Por meio de software e outros recursos tecnológicos conseguem modernizar as operações, tornando-as assim mais seguras e eficientes.
 
Entre duas das tecnologias mais conhecidas dentro da automação bancária estão os serviços de:
 
mobile banking: que permite operações bancárias por meio de dispositivos móveis;
 
internet banking: uma alternativa para realizar pagamentos e transações via internet. 
 
Os serviços foram desenvolvidos para facilitar as operações bancárias e deixar os pagamentos ainda mais rápidos. Por serem totalmente digitais funcionam com apenas um clique, na “palma da mão”, contribuindo para agilizar processos e reduzir custos. 
 
A CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) também é uma tecnologia bastante interessante. Criada e controlada pela FEBRABAN, representa um software capaz de realizar os registros de todas as operações de pagamentos feitas por boletos ou cartões. 
 
Não só garante a possibilidade de controlar os processos internos da empresa, como também gerencia melhor as operações de retorno (volta) e remessa (envio) de forma totalmente automatizada. 
 
Como o acesso à internet e o volume das transações digitais está crescendo, monitorar os usuários que estão em dia com todas as obrigações seria algo praticamente impossível sem o auxílio da tecnologia.  
 
Não só para a emissão de boletos, agora as empresas buscam também na inovação formas mais fáceis de agilizar pagamentos e gerenciar as suas cobranças. Por meio de soluções tecnológicas, como com software de gestão, por exemplo, querem diminuir a inadimplência dos clientes e assegurar a saúde em seu fluxo de caixa. 
 
Agilidade no envio e registro de boletos
 
Os métodos manuais para emissão e envio de boletos até podem ser considerados seguros, mas estão longe de garantir a eficiência e a agilidade que o seu negócio precisa. Por outro lado, a automação bancária consegue oferecer a chance da empresa otimizar as atividades, enviando ou até mesmo registrando os documentos em uma plataforma web. 
 
O mais interessante é que não existe a necessidade de processos manuseáveis. E isso porque a tecnologia já é capaz de realizar as cobranças descontadas de forma automatizada. Ou seja, é possível emitir e enviar os boletos bancários online, sem contato com bancos ou a necessidade de uso de papéis.
 
Além de diminuir os custos relacionados ao material impresso, o envio de boletos eletrônicos contribui para a economia na mão de obra. Também está reduzindo o tempo de serviço dos funcionários e otimizando ainda mais o atendimento aos consumidores. 
 
Menos inadimplência
 
Sabemos que os clientes são capazes de realizar diversas atividades no mesmo tempo, certo? Então o extravio de boletos acaba sendo algo comum, que acarreta no atraso de pagamentos e possíveis déficit em seu caixa. Mas a verdade é que não precisa mais ser assim.
 
Com a automação bancária as empresas conseguem modificar o controle sobre a carteira de cobrança, diminuindo a inadimplência dos clientes e corroborando com as operações de pagamentos. Os gestores podem também acompanhar, em tempo real, todos os processos envolvidos desde a emissão do boleto eletrônico até a sua quitação. 
 
Financeiro organizado
 
Se antigamente as pequenas e médias empresas se incomodavam com a quantidade de informações sendo lançadas, atraso na emissão de boletos ou em ter que selecionar o local mais apropriado para arquivos, com a automação bancária elas não precisam mais se preocupar. 
 
Os recursos oferecidos pela tecnologia permite aos profissionais controlar todos os saldos online, gerenciar melhor os lançamentos, ter um controle bancário mais preciso, administrar o cadastro de funcionários e comissões ou consultar cheques, entre muitas outras funções. Ou seja, todo o setor Financeiro se beneficia e a empresa consegue se manter mais organizada.
 
Saúde no fluxo de caixa
 
Entrada e saída de dinheiro, pagamentos, operações de factoring, enfim. São tantas atividades acontecendo que é praticamente impossível acompanhar e entender como o fluxo de caixa das empresas funciona. 
 
Contudo, e embora pareça uma tarefa bastante complexa, as instituições já podem desempenhar as suas funções de forma mais tranquila e eficiente. Com a automação bancária, elas são capazes de ter o controle completo e integrado de todo o negócio, garantindo assim maior estabilidade financeira e segurança nas operações. 
 
Além do mais, a tecnologia também garante a melhor comunicação entre os setores. Contribui para que as empresas ganhem mais tempo na produtividade e atendimento, passando assim a oferecerem serviços mais rápidos e seguros para cada um dos clientes. 
 
Percebe como a automação pode ajudar o seu negócio? Ela é capaz de controlar os setores e também direcionar os recursos financeiros para o caminho certo. Também dá maior confiabilidade para uma tomada de decisão, melhora o ambiente de trabalho e ainda reafirma a competitividade da sua marca. 
 
Então, por que esperar e ficar assistindo outros se sobressaindo enquanto a inovação está à sua disponível por apenas um clique?
 
Caso ainda não saiba como adotar a tecnologia ou quer saber mais sobre a gestão e crescimento dos negócios, acesse agora mesmo o nosso blog e se mantenha atualizado sobre todas as formas de automação.



 

29 de Maio de 2019

Tags:

como gerar boletos boletos digitais boleto online automatização de boletos gestao pequenas empresas

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: