Identidade Visual: Por que ela é importante para o seu negócio?
Empresas que investem em identidade visual conseguem se consolidar mais rápido no mercado e se destacar diante das concorrentes. Google, Coca-Cola, Facebook, YouTube, Starbucks e McDonald’s são apenas alguns exemplos de negócios que desenvolveram sua marca e que hoje são referências.
Como o mundo está mais globalizado, várias empresas diferentes abrem as portas todos os dias, seja no mercado online ou offline. E eis que surge a seguinte dúvida: “Será que investir na identidade visual da marca ainda traz vantagens, uma vez que o cliente possui tantas opções?”
Nesse texto iremos explicar o que é identidade visual e por que investir no desenvolvimento da marca é tão importante para aumentar as vendas. Também, quais são os benefícios que a sua empresa pode ter ao criar a identidade visual.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Identidade visual nada mais é que um conjunto de fatores que representa visualmente uma marca, um produto, serviço ou uma ideia.
Geralmente, a identidade visual é criada pela equipe de marketing e engloba uma série de componentes como paleta de cores, fonte de letras, texturas, ícones, formas, etc.
O objetivo por trás da identidade visual é aplicar todos os valores da empresa em elementos visuais. Criando, assim, mais harmonia com a marca e proximidade com o público-alvo.
A identidade visual é a representação da marca. Não investir no seu desenvolvimento pode resultar na imagem distorcida sobre a empresa, o produto ou serviço. O que, consequentemente, pode prejudicar a competitividade, reputação e as vendas.
Se o cliente se depara com um produto novo em um supermercado, mas que não possui uma identidade forte, por exemplo, ele tende a ignorar a oferta e comprar de uma concorrente mais conhecida. Tudo porque a identidade visual da outra empresa passa mais confiança e credibilidade.
Investir no desenvolvimento da marca é importante para transmitir o conceito certo sobre a organização, o produto ou serviço. Mas não só isso, para garantir que o cliente se sinta confortável em fazer a aquisição e que o mercado veja a empresa com bons olhos.
Benefícios de investir na identidade visual da empresa
Agora que você já sabe o que é identidade visual e qual a importância de investir no desenvolvimento da marca, veja abaixo os benefícios que a sua empresa pode ter ao fazer esse investimento:
Estimular repetição de compra
Se o consumidor assimilar a marca a uma boa experiência, ele irá lembrar com mais facilmente da empresa, produto ou serviço, e com isso repetir a compra. Entretanto, se comprar algo que não condiz com o que promete, ele tende a armazenar a experiência desagradável no cérebro e parar de adquirir mercadorias da marca que ocasionou esse desconforto.Marcas como Eletrolux, Brastemp e Consul são fortes no setor de eletrodomésticos e estão há anos no mercado porque mantêm um histórico de vendas positivo com seus consumidores. Também porque possuem uma identidade visual que transparece qualidade e durabilidade.
As pessoas sabem que podem confiar nessas marcas, e essa sensação de confiança é que faz com que elas continuem comprando os produtos mesmo que esses tenham um preço de vendas mais alto que o da concorrência.
Fixar a marca na mente do consumidor
Outra vantagem de investir na identidade visual é que a empresa consegue fixar a marca na mente do consumidor. Apple, Amazon e Google são marcas mundialmente conhecidas, e não apenas porque seus produtos e serviços oferecem qualidade.A identidade visual dessas empresas é tão forte que elas já estão fixas nas cabeças das pessoas. Além disso, sempre são lembradas quando o assunto é inovação e tecnologia.
De acordo com a edição 2021 do estudo BrandZ, da consultoria Kantar, a Apple possui uma marca que hoje vale US$ 611,99 bilhões. A Amazon ocupa o primeiro lugar no ranking, valendo US$ 683,85 bi, e o Google a terceira colocação em US$ 457,99 bilhões.
Se são as marcas mais valiosas do mundo é porque além de realizarem muitas vendas, elas conseguiram criar um conceito inovador e fixaram sua identidade na cabeça das pessoas. E que empresa não quer isso?
Consolidar a marca no mercado
Quando a empresa possui uma identidade visual forte, apresenta bom desempenho nas vendas e garante a satisfação dos clientes ela consegue se consolidar no mercado. E conseguir isso significa que todas as suas ações, projetos futuros e produtos serão notadas pelos consumidores daqui para frente.Consolidar-se no mercado é ter uma marca reconhecida e desejada por todos. Então, se a sua empresa atingir esse objetivo, ela tende a encontrar cada vez mais oportunidades de negócio, mesmo que existam concorrentes disputando no mesmo nicho de atuação.
Atrair o cliente certo
Transmitir mais confiança
Além de estimular a repetição de compra, fixar a marca na mente do consumidor, consolidar-se no mercado e atrair o cliente certo, investir no desenvolvimento da marca pode ajudar a sua empresa a transmitir mais confiança.O cliente é exigente e observador, e ele percebe quando uma empresa está preocupada com cada detalhe e quer oferecer um bom produto e serviço. Isso faz com que ele se sinta mais confiante em fechar um negócio. Se depois de comprar suas expectativas forem atendidas, a probabilidade dele de indicar a marca e se tornar um comprador fiel é alta.
Viu só porque investir no desenvolvimento da marca é importante para aumentar as vendas? Se você gostou do conteúdo de hoje, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre negócios e tecnologia.
21 de Setembro de 2021
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Vendas clientes identidade visual negóciosCategorias
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