Facebook

Importância de ter um inventário de estoque

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

Você saberia responder a quantidade de itens que compõem o seu estoque? Saberia dizer quais os produtos estão acabando ou que possuem grande quantidade estocada?

É importante para o sucesso do seu negócio manter o inventário atualizado. Com este controle você reduz o desperdício de produtos, controla o custo das mercadorias, aumenta os ganhos financeiros e garante a satisfação dos clientes.


Ter estoque insuficiente é algo que não pode acontecer, as solicitações dos clientes chegam e por não possuir itens disponíveis a empresa acaba perdendo a venda. O oposto é algo complicado também, ter estoque em excesso acarreta em custos, por exemplo, o dinheiro que poderia estar em capital de giro está parado em mercadorias estocadas.

Saber quais produtos estão saindo e entrando pode ajudar na redução de custos e agilizar os processos de venda.

DICAS PARA DESENVOLVER UM INVENTÁRIO


Não é nada fácil realizar o levantamento dos itens do estoque, principalmente se sua empresa possuir muitos produtos estocados. Para lhe ajudar separamos algumas dicas para compor um inventário eficaz:

Organize seus produtos

Você pode iniciar o levantamento separando os produtos por categorias, grupos e ou seções, isso facilitará na busca por itens específicos. Outra dica é organizar em armários e prateleiras para cada tipo de produto, isso ajudará a compor o inventário e otimizará a busca no momento da venda.

Avise o setor de compras dos itens que compõem o inventário evitando que seja realizado novas compras de produtos sem necessidade.

Catalogue os itens

Utilize códigos de controle, podem ser números e letras, pois irão facilitar a identificação na hora da venda e na reposição do estoque.

Outra dica interessante é etiquetar seus itens para que os demais processos do sistema possam ser agilizados, como as próprias vendas e o inventário sendo realizados por leitura de código de barras.

Atualize seu inventário sempre que possível

Para que o controle de estoque funcione, é preciso manter o inventário atualizado com as saídas e entradas de produtos.

Forneça dados importantes para o setor de compras

Além de manter os saldos de estoque atualizados para as vendas, o inventário permite também que as compras sejam realizadas no momento certo e na quantidade certa. Um processo de necessidade de compra considera os saldos de estoque, seu giro de estoque os pedidos em abertos para sugerir a quantidade correta a ser comprada.

UTILIZE UM SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE


Este controle pode ser a chave de sucesso do seu negócio. Saber quando um item foi vendido e qual o melhor momento para reabastecimento não pode ser respondido por suposição, são informações que precisam de embasamento em dados de entrada e saída de produtos.

As planilhas ainda são utilizadas por muitas empresas para o gerenciamento de estoque, mas elas nem sempre conseguem lidar com a demanda e atualização dos produtos de forma correta.
 
Você consegue imaginar uma planilha para cada setor da sua empresa? Pois é, com um software de gerenciamento online você pode concentrar a gestão de estoque, vendas e compras além de ter acesso ao sistema em qualquer lugar.
 

12 de Setembro de 2018

Tags:

estoque inventário