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Laudos veiculares: por que a gestão dos documentos é importante?

Para ficarem tranquilos antes, durante e após a compra de um automóvel, é importante que os motoristas saibam como está o estado atual dos veículos. Também se os mesmos estão em boas condições de uso e se realmente estão seguindo com as descrições dadas pelo vendedor.

São laudos, vistorias e uma série de exigências para deixar os veículos legalizados, certo? E as ECVs, Empresas Credenciadas de Vistorias, são as responsáveis por realizar esse serviço de revisão

Por serem encarregadas de apresentar aos clientes um parecer correto sobre os automóveis, cabe a elas ter uma boa gestão dos documentos para não acabarem extraviando dados ou oferecendo informações equivocadas.

Quer saber quais são os cuidados necessários com o gerenciamento dos laudos de revendas? Veja, neste post, qual é a importância dos laudos veiculares, quais são os problemas de uma má gestão e qual é a solução mais indicada para aprimorar esses serviços. Confira!      

Qual é a importância dos laudos veiculares?


Realizar a vistoria veicular é importante porque assegura as condições do automóvel e também porque combate qualquer tipo de adulteração. Nela é verificada se a documentação está em dia e se todos os equipamentos obrigatórios estão em boas condições.

Com as informações obtidas pelos laudos, os motoristas são capazes de analisar o custo-benefício do investimento e também assegurar que o seu dinheiro está sendo bem gasto.

Entre os principais laudos veiculares, temos: 

Laudo cautelar

O laudo cautelar realiza a análise completa de um automóvel. Embora não seja um requisito obrigatório para os motoristas, essa vistoria veicular pode oferecer inúmeros benefícios na hora de vender de um veículo. Aqui, tanto o vendedor como o comprador ficam sabendo tudo sobre o automóvel.

É feita a revisão para atestar a legalidade e as condições do auto, onde o laudo cautelar transmite informações como: 

Aspecto financeiro e jurídico do veículo;
Indícios de roubos, colisões e incêndio, entre outros;
Modificações na estrutura ou pintura;
Passagem por recall (para indicar se o automóvel possui algum defeito de fabricação);
Pendências e encaminhamento para leilão;
Problemas elétricos ou mecânicos;
Relação de proprietários.
 
Laudo de Transferência

O laudo de transferência faz a análise da numeração do chassi e motor de acordo com o padrão do fabricante. Foi criado para oferecer maior transparência e confiabilidade na transferência dos veículos e também para regularizar os automóveis que possuem o número do motor diferente do cadastrado. 

Essa vistoria veicular é importante para minimizar as fraudes e também para auxiliar os órgãos responsáveis a tirar de circulação os motores vendidos ilegalmente.

ECVs


As ECVs, sigla utilizada para abreviar Empresas Credenciadas de Vistorias, são as empresas regulamentadas perante o Departamento Nacional de Trânsito para atuar na revisão e transferência de veículos. 

O objetivo é identificar as adulterações feitas nos automóveis, se os veículos foram roubados e se os mesmos estão equipados com os dispositivos obrigatórios, entre outras condições.

Como têm crescido o número de ECVs no mercado, podemos dizer que o fechamento de parceria entre essas empresas e as revendas de carros, despachantes e concessionárias também cresceu. 

E como as empresas credenciadas estão tendo de trabalhar com um grande volume de casos, isso as têm obrigado a melhorarem a sua gestão dos laudos. Primeiro, para otimizar os processos. E segundo, para garantir um serviço mais eficiente e confiável.

Quando não existe o controle eficiente dos laudos e nem dos documentos relacionados à inspeção veicular, as ECVs acabam tendo de enfrentar dificuldades ou até mesmo arcar com prejuízos.

Problemas no gerenciando dos laudos


É comum que as revendas, concessionárias e despachantes indiquem uma empresa credenciada para realizar as vistorias. Essas normalmente disponibilizam blocos de autorização para que as ECVs realizem a verificação dos automóveis corretamente.

Porém, quando uma ECV não possui uma gestão correta dos papéis, ocorre que muitos dos documentos acabam sendo perdidos ou até extraviados. E como consequência disso, continuam realizando as vistorias sem estarem munidas das autorizações necessárias. 

O problema é que, quando vão emitir as cobranças, as revendas acabam rejeitando esses documentos, declarando que não solicitaram os serviços descritos. E qual é o resultado para as ECVs? Além do desentendimento com a sua parceria, ocorre também o déficit de caixa pelo não pagamento do ofício e a perda da confiabilidade.

Para impedir que episódios assim se tornem frequentes, cabe às ECVs buscar medidas mais modernas para auxiliá-las nessa gestão. Optar por uma ferramenta que realiza esse tipo de controle junto das revendas, para assim otimizar os seus processos e melhorar ainda mais o serviço.

A resposta é a modernização! 



Se o problema era encontrar um sistema que ajude no controle dos documentos, as ECVs não precisam mais se preocupar. 

Hoje já existem soluções capazes de facilitar essa gestão de maneira muito simples. Um portal de requisições eletrônica para ECV, por exemplo, é uma dessas alternativas. Com o acesso rápido às funcionalidades, as empresas de vistorias conseguem gerenciar os laudos realizados para as revendas, podendo ela mesma emitir e autorizar os documentos. 

As empresas também conseguem ter acesso a um histórico de todos os faturamentos e boletos gerados, em versão arquivo, o que é perfeito para facilitar o controle dos serviços. Com o Portal ECV, as revendas poderão também usufruir de benefícios como:

Agilidade na cobrança dos laudos;

App mobile para revenda gerar laudos;

Controle online para revendas gerarem laudos pelo portal;

Garantia e segurança da autenticidade dos laudos gerados para a ECV;

Tecnologia de identificação de imagens para agilizar identificação dos dados do carro e motorista através do documento do carro e CNH.
 
Percebe como o gerenciamento dos laudos pode ser uma tarefa bem simples? As empresas credenciadas não precisam mais sofrer com dores de cabeça para solucionar problemas e nem se preocupar com o extravio de papéis. Podem continuar desempenhando os seus serviços de forma eficiente, e atender as exigências dos parceiros com maior credibilidade. 

E se você ainda não sabe como agilizar a autorização dos laudos de revendas e nem apurar os resultados das parcerias, baixe agora mesmo o modelo de Bloco de Autorização de Vistoria desenvolvida pela Equipe iZY (call to action). É rápido, sem custo algum e auxiliará você a otimizar ainda mais essa tarefa!



24 de Julho de 2019

Tags:

Laudo veicular ECV Vistoria veicular Laudo de transferência Laudo cautelar Gerenciamento de laudos

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