Mercado de marmoraria: quais são as expectativas para 2023?
Devido aos impactos da pandemia, muitas pessoas podem pensar que o setor ainda está sofrendo. Mas será que esse pensamento está certo?
Neste artigo mostramos quais são as expectativas para o mercado no próximo ano e como as empresas do setor podem melhorar a sua gestão financeira e se preparar para colher bons frutos em 2023.
Vamos lá?
Como está o mercado de marmorarias nos últimos anos
A pandemia do coronavírus atingiu diversas empresas dos mais variados ramos, e o setor marmoreiro não ficou fora dessa lista.
Em 2020, muitas obras foram interrompidas devido ao isolamento social, e as empresas de construção civil precisaram adiar os projetos e a entrega das peças. Como resultado, o setor marmoreiro sofreu uma grande queda de pedidos e faturamento.
Além disso, outro fator responsável por prejudicar as marmorarias nesse período está relacionado ao recebimento de insumos e materiais. Muitos fornecedores também tiveram que paralisar suas operações, o que afetou a produção e entrega de novos itens.
Já em 2021 o setor deu uma retomada devido à queda dos juros. As pessoas aproveitaram essa baixa para financiar imóveis, o mercado de construção civil reaqueceu e os pedidos nas marmorarias melhoraram.
Em 2022, o universo do mármore tem ganhado cada vez mais destaque devido à retomada da economia, alta do dólar e o desejo das pessoas de realizarem novas mudanças.
Uma pesquisa realizada pela Casa do Construtor e AGP Pesquisas divulgou que 68% das pessoas entrevistadas fizeram reformas nos últimos 12 meses e que 38% dessas afirmaram que a pandemia foi o motivo.
Quais são as expectativas para 2023

Agora que o mercado está se estabilizando e as pessoas estão voltando à rotina normal, é momento das empresas do setor marmoreiro se prepararem para 2023.
Devido à alta da taxa Selic, muitos empresários estavam preocupados que o aumento poderia impactar negativamente os negócios. Porém, o custo do crédito imobiliário não sofreu tantos impactos, e dados levantados pela Datastore mostram que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos meses.
A economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, mencionou em live, que na última Sondagem da Construção Civil os empresários estão mais confiantes quanto a 2023.
O setor de construção civil projeta um cenário de alta no mercado, sinalizando boas expectativas quanto ao ritmo das atividades, novos investimentos e compra de insumos e materiais de construção.
Como se preparar para o próximo ano
Para atender a demanda e conseguir alcançar bons resultados em 2023, é necessário que as empresas do setor de mármore e granito adotem algumas ações estratégicas para melhorar a gestão financeira e o atendimento ao cliente.
Abaixo, veja que estratégias são essas:
A primeira das estratégias envolve avaliar o mercado para saber exatamente como a concorrência está se comportando, e o que pode ser feito internamente para entregar um diferencial ao cliente.
O preço entregue pela concorrência é mais baixo? Como está a prestação de serviços dessa empresa? Quais ações de marketing estão sendo realizadas para divulgar a marca e atrair mais compradores?
Essa análise vai ajudar a identificar estratégias que estão dando certo no mercado, e que podem ser aplicadas dentro da sua empresa.
Oferecer um produto de qualidade ao cliente é muito importante para a marmoraria, mas não podemos esquecer de mencionar que é a prestação de serviço que tende a fidelizar o cliente.
Assim sendo, a próxima dica é preparar a equipe para atender o mercado da melhor forma possível. Não se contente com o atendimento básico. Treine todos os colaboradores para que saibam quais são as características de cada produto, como chegar até o cliente e quais são as melhores formas de negociação.
A ideia é fazer com que o cliente não pense em outra empresa quando decidir comprar os materiais.
Assim, o ideal é que a empresa do setor sempre faça a precificação correta do mármore e granito. E caso perceba que o preço do concorrente é mais baixo, busque formas de diminuir os custos ou entregar um diferencial capaz de vencer as demais ofertas.
Além de fazer a avaliação de mercado, preparar a equipe e calcular o preço certo dos produtos, outra estratégia que não pode passar despercebida pela marmoraria é realizar investimentos em soluções tecnológicas.
É por meio dessas ferramentas que o gestor irá garantir mais visibilidade sobre pessoas e processos, melhorar a gestão financeira e o controle de estoque, e otimizar o atendimento ao cliente.
Veja 5 dicas de ouro que farão sua marmoraria faturar mais!
Como um software de gestão pode auxiliar na otimização e estruturação da marmoraria
Uma solução de gestão é uma das tecnologias indispensáveis para a marmoraria se preparar para 2023.
Essa ferramenta possui módulos que podem ajudar a empresa a melhorar o controle de cobranças, emitir orçamentos, boletos e notas fiscais, além de entregar relatórios e indicadores que contribuem muito para a tomada de decisão.
E, se a solução for SaaS, melhor ainda. O gestor e toda sua equipe podem acessar os módulos remotamente, o que proporciona mobilidade e mais autonomia para a realização de tarefas.
Outro ponto interessante de um software de gestão SaaS é que a tecnologia ajuda a marmoraria a reduzir os custos de infraestrutura, inclusive simplificar a comunicação interna, uma vez que todas as informações e os departamentos ficam integrados em um só espaço.

Tags:
marmoraria mercado expectativasCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

12 de Março de 2025

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024