Quer otimizar a produção? Veja como solucionar os problemas no chão de fábrica
Depois do estoque, o chão de fábrica é considerado o setor mais importante na empresa. Afinal, é responsável por transformar toda a matéria-prima em produtos comercializáveis, que serão distribuídos ao cliente.
Impedir que erros ocorram na área de produção é fundamental. Será que as empresas dão a devida importância a problemas simples, que podem afetar todo o ambiente?
Se você quer tornar a sua empresa mais eficiente e produtiva, mas não sabe quais erros podem estar atrapalhando o seu desempenho, fique aqui! O post de hoje foi escrito justamente para te alertar sobre esse assunto.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Por que a empresa precisa impedir os problemas no chão de fábrica?
O chão de fábrica é o local onde a “mágica” realmente acontece, concorda? Nesse espaço ficam os colaboradores, as máquinas e os equipamentos necessários para a produção. Se algo de errado acontecer nesse ambiente, todos os resultados da empresa podem ser afetados.
Queda de produtividade, perda de qualidade nos produtos, atraso nas entregas e envio errado de mercadorias são apenas algumas das situações que a empresa pode enfrentar se não impedir os problemas dentro do campo fabril.
É claro que nenhum negócio está livre de sofrer com adversidades, e problemas podem acontecer a qualquer momento. Entretanto, é a forma com que a sua empresa se posiciona para impedir os erros que realmente importa.
5 problemas que podem atrapalhar o desempenho da empresa
Agora que você já sabe qual é a importância de impedir erros no chão de fábrica, veja os 5 problemas mais comuns que podem atrapalhar o desempenho da sua empresa:
1. Layout da fábrica ruim
O layout da fábrica nada mais é que uma representação gráfica do campo fabril. Ou seja, funciona como um mapa que mostra todos os ativos distribuídos no local de trabalho.
Quando uma empresa possui um layout ruim dessa área, os trabalhadores tendem a perder desempenho durante a fabricação de produtos. Afinal, não existe um padrão nos processos e eles precisam movimentar todos os materiais de um lado para o outro, manualmente.
Se a sua empresa sofre com esse tipo de problema, você pode resolver isso facilmente, apenas definindo melhor a distribuição e disposição física dos componentes.
2. Ineficiência dos fornecedores
Os fornecedores são responsáveis por fornecer toda a matéria-prima para a fabricação de produtos. Por isso, se você não tiver uma boa carteira de fornecedores, pode ser que o chão de fábrica sofra com a falta de insumos em algum momento e a sua empresa tenha altos custos de produção.
Já pensou receber uma matéria-prima de baixa qualidade e o produto final não sair como o planejado? Ou o seu fornecedor atrasar a entrega dos insumos e a produção ser interrompida?
Se você já passou por alguma situação semelhante a essas, comece a avaliar os seus fornecedores para certificar que eles realmente atendem às suas necessidades, cumprem prazos de entrega e oferecem preços atrativos sobre os insumos.
3. Falta de manutençao preventiva
4. Ausência de checklist e processos
O checklist é um documento que permite registrar tarefas e monitorar a execução de atividades. A sua empresa pode usar dessa lista de verificação para reduzir as falhas e otimizar os processos, uma vez que todos os colaboradores podem acompanhar o status das funções.
A ausência de checklist e processos costuma deixar os trabalhadores perdidos em meio a fabricação de produtos, porque eles não têm como conferir as tarefas que já foram concluídas.
Se você não sabe como aplicar o checklist dentro do seu chão de fábrica, que tal começar a colocar no papel todas as atividades que precisam ser concluídas em um determinado período? Ou utilizar um sistema ERP para definir processos mais rapidamente?
5. Falta de controle de produção
O controle de produção é uma etapa importante na qual ocorre a mensuração de todos os processos. O objetivo por trás desse controle é verificar o desempenho do chão de fábrica, identificar pontos de melhoria e fazer ajustes.
Se a sua empresa já sofreu com a falta de controle de produção em algum momento, sugerimos que você comece a mensurar os processos o quanto antes.
Você pode usar uma ferramenta de gestão, por exemplo, para avaliar indicadores de desempenho em tempo real. E, a partir daí, tomar decisões estratégicas mais assertivas para aumentar a produtividade e aprimorar as ordens de produção.
Sistema de gestão: como a tecnologia ajuda na gestão da empresa?
O sistema de gestão é uma tecnologia moderna capaz de integrar todas as áreas da empresa em um único local.
Por meio da ferramenta, a sua empresa pode controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas e fazer a gestão de orçamentos em poucos cliques. Não só isso, controlar serviços e fornecedores, emitir pedidos de compras e monitorar o desempenho do chão de fábrica através de indicadores.
Como integra diversas áreas e departamentos em um só lugar, o gestor pode assumir o controle sobre tudo que envolve a sua empresa, facilitando, assim, a gestão, a solução de problemas e a aplicação de melhorias.
19 de Julho de 2021
Tags:
Produção Fábrica MelhoriasCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023