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Reduza perdas e aumente a produção da sua empresa

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Diminuir os custos na produção e aumentar a margem de lucro. Qual é a empresa que não busca esses objetivos? Mas você sabe bem o quanto é difícil alcançá-los. Ainda mais quando a loucura do dia a dia suga suas forças e você não tem tempo de pensar em mais nada: somente em correr atrás das perdas.
 
Mas sabia que não é necessário ter ideias mirabolantes para minimizar prejuízos e ter mais produtividade? Com soluções simples e uma 'mãozinha' da tecnologia certa você pode ter excelentes resultados.

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Tem interesse em saber como? Então leia este texto!

Apure os custos na produção



Vamos tomar como exemplo uma marmoraria
. Imagine colocar na ponta do lápis todos os gastos com a produção dentro dessa empresa. É o primeiro passo para ‘organizar a casa’. Com mão de obra especializada, há os setores de corte, acabamento e colagem, entre outros. O time trabalha de maneira sincronizada? Ou é precisa 'ficar em cima' para que o trabalho seja feito e as encomendas não atrasem?
 
As ferramentas e maquinário estão em bom estado de conservação? Pense que às vezes é preciso fazer investimentos em novos equipamentos para que a equipe produza mais e melhor. Isso sem dizer que máquinas mais modernas economizam luz e água, cortando também esses custos. 
 
Já o controle de gastos de insumos de uma marmoraria é essencial para a gestão administrativa e financeira da empresa. Quanto é gasto em cada trabalho? Isso reflete diretamente no balanço mensal dos custos da empresa.
 
Ainda falando em insumos: e o seu armazenamento? Quanto dinheiro pode ser perdido se a armazenagem não é adequada?
 
Reflita profundamente sobre todas essas perguntas. Ao dinamizar a produção, trabalhar com bons equipamentos e guardar as matérias-primas de maneira segura vai fazer toda a diferença na diminuição de perdas e melhoria da produção.

Organize a produção



Saber o quanto custa produzir cada peça não é o bastante. É preciso também manter a 'engrenagem' dos processos organizada. E isso significa começar antes mesmo do primeiro corte no mármore ou granito.
 
Se a entrega atrasa pode ser porque o setor de vendas comercializou uma peça que simplesmente não tem insumo em estoque. Dica: adotar um sistema de gestão de estoque é a melhor solução.
 
Com a administração do almoxarifado em dia o próximo passo é cuidar da ordem de produção. Estabeleça uma fila que priorize as datas e urgência de entrega.
 
E importante: excelência em primeiro lugar! Destaque uma pessoa para cuidar da qualidade de cada peça. Ela ficará à cargo de acompanhar todos os processos com o objetivo de minimizar defeitos que evitem não apenas retrabalho, mas também o desperdício com perdas, descartes e sobras.  O que vai significar mais redução de custos e melhor margem das vendas.

Valorize as parcerias



Você tem noção da importância de trabalhar em coletividade. Até porque sozinho não se vai a lugar algum, não é mesmo? Além de ter seus colaboradores como parceiros, valorizando o trabalho de cada um deles, é importante também valorizar seus fornecedores.
 
Mantenha contato próximo, eles podem ajudar seu desenvolvimento! Parcerias consolidadas são capazes de oferecer condições melhores de negociação. Como você já tem abertura e quem está do outro lado conhece as suas necessidades, fica mais fácil fazer propostas que fujam do convencional e representem maneiras mais interessantes de compra. Com preços mais atrativos e condições especiais.
 
E outro detalhe: ao centralizar o máximo de pedidos em apenas um fornecedor reduz custos ocultos como tempo de deslocamento, trabalho para lançar NFs e pagamento de vários boletos diferentes. Isso significa menos trabalho operacional e mais foco no que realmente importa: atender os clientes com qualidade.

Conte com a ajuda da tecnologia



É difícil alcançar os ganhos acima quando a administração da empresa é feita em planilhas eletrônicas e documentos soltos, não é mesmo? É impossível ter uma visão 360o da companhia quando todos os processos são manuais.
 
Você e seu time gastam tempo e 'tutano' para descobrir o que acontece de errado ao invés de focar nos objetivos do negócio e em análises de cenário. Pois saiba que, com a ajuda da tecnologia, esse pesadelo ficará no passado.
 
Lançar mão da tecnologia na gestão empresarial é a melhor solução. Um software especializado é capaz de ajudar a 'colocar ordem na casa' e cumprir todos os objetivos acima. 
 
Alinhar a rotina administrativa com os seus processos gerenciais traz redução de custos, diminuição de perdas, aumento de produtividade e praticidade ao negócio. Veja como:
 
Orçamentos: Elimina a necessidade dos controles manuais, pois concentra toda a negociação do vendedor em um só lugar. Isso diminui muito o tempo investido em digitações e atualizações de planilhas.
 
Sua flexibilidade ainda permite o controle de orçamentos de diferentes materiais por ambiente, formação de preço por metro quadrado, além de facilitar o controle de desenhos e projetos dos orçamentos.
 
Controle de vendas: Permite acompanhar as oportunidades de venda por meio do CRM, gerenciar prospecções, manter um fluxo de contatos com os clientes e registrar o histórico de relacionamento com eles.
 
Outro diferencial é acompanhar a validade das propostas, além da possibilidade de envio por email - uma maneira muito mais segura e moderna. Isso sem dizer da possibilidade controlar o preço mínimo nos orçamentos feitos pelos vendedores. Tudo isso com gráficos que ajudam a analisar a situação real das suas vendas, facilitando decisões.
 
Consumo de insumos: Tudo o que é consumido é computado no decorrer dos processos de compras e vendas. Assim, no exemplo da marmoraria, as informações necessárias dos gastos com insumos para tomar melhores decisões novos de investimentos estão à mão.
 
Processo de produção: Ao adotar uma ferramenta de gestão fica fácil organizar todos os documentos dos projetos de produção dos clientes. Você passa a não se preocupar em perder os desenhos dos ambientes orçados, pois poderá acessá-lo de qualquer lugar para futuras consultas e acompanhamento da produção.
 
Também fica muito mais fácil fazer um rastreamento desde a oportunidade de venda, passando pelo orçamento, e saber como está a etapa de produção e entrega do ambiente do cliente.
 
Gestão de estoque: A tecnologia ajuda a evitar o caos da falta de insumos e a colocar em prática o estoque mínimo. Por meio de relatórios gerenciais, fica bem mais fácil perceber a necessidade de compra de insumos e outros produtos para manter seu estoque em dia,
 
Controle da entrega: Que tal ter uma agenda online que controla prazos de entrega? Um sistema especializado pode emitir alertas para sua equipe por mensagem no sistema ou mesmo por email. Muito mais produtividade!


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Veja neste post como uma marmoraria fez tudo isso na prática! E continue acompanhando nosso blog.

10 de Abril de 2019

Tags:

custos pcp insumo perda produção produtividade custos de produção