Facebook

Relatórios Gerenciais são bons aliados na tomada de decisão

Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!

Não existe método exato para o sucesso de uma gestão, o processo exige testes já que diversos fatores mudam de empresa para empresa, como o segmento, os produtos oferecidos, as metas de crescimento, etc.

Uma tomada de decisão assertiva exige sabedoria e flexibilidade para mudanças, é preciso ter conhecimento de tudo que o negócio oferece, seja produtos ou serviços, as estratégias já utilizadas e os resultados alcançados. É importante também avaliar a empresa no geral, analisando as atuações setores para que as futuras mudanças não afetem o que já está dando certo.

Relatórios gerenciais funcionam como suporte para que os gestores busquem novas estratégias e tomem decisões com sabedoria. Um bom relatório deve ter todos os registros, pontuais ou não, um comparativo de estratégias entre as áreas é importante também.

Podemos tratar um relatório gerencial como uma ferramenta de estratégica para melhorias. Vai além de números e gráficos, por isso, não basta completar planilhas é preciso entender a função delas, analisar e tomar atitudes no seu negócio.
 
Relatórios Gerenciais e os processos
 
Relatórios gerenciais são considerados documentos que reúnem dados importantes para que a situação e os processos do seu negócio sejam entendidos e permitam um planejamento eficaz para qualquer área.

A aplicação desses relatórios, de forma apropriada para a empresa e colaboradores, funciona como um gerador e fundamentador de informações para tomadas de decisões. Por isso, os dados devem ser completos e verídicos, dessa forma trarão resultados para a gestão da sua empresa.

Otimizar o tempo e reduzir erros pode ser alcançado com a automatização, seja com um sistema ou com planilhas. É importante considerar: quanto mais fácil e completo o preenchimento das informações, mais útil será para os gestores e equipes que dependem desses relatórios.

Planejamento eficiente

Relatórios gerenciais são fontes importantes para a criação de um planejamento por exemplo. Porém, é importante que a realização desses relatórios seja adaptável a rotina e realidade da empresa, sem gerar preocupações extras. Conheça alguns benefícios dos relatórios gerenciais:

  • Informações atualizadas e a situação atual da empresa;
  • Informações estruturadas e de fácil comparativo;
  • Auxiliam na escolha de ações empresariais;
  • São eficazes na tomada de decisões e criação de planejamentos;
  • Facilitam o entendimento dos resultados e suas consequências;
  • Facilitam a avaliação das estratégias já aplicadas, podendo ser facilmente consultados.
 
Tomadas de decisões mais assertivas
 

As ações aplicadas na empresa buscam por bons resultados, por conta disso, é preciso ir além da compreensão das necessidades desses relatórios, é fundamental transformar os resultados obtidos através deles em melhorias e na contribuição da atuação da empresa, interna e externamente.

Analisar é preciso! Após alguns relatórios sua empresa terá informações suficientes que permitirão boas análises da situação da empresa e da identificação de pontos positivos e negativos.

Obteve resultados ruins? Calma, aproveite, esse é o momento de analisar os pontos que merecem ser melhorados, e o que os envolve direta e indiretamente. Cruzar dados e observar de forma estratégica as informações facilita as correções e mudanças necessárias.

Tecnologia a favor do sucesso 

Com um software de gestão empresarial você consegue fazer essa análise de forma fácil, rápida e sem erros. Um sistema de gestão online permite que você transforme dados em informações gerenciais importantes identificando a atual situação da empresa no mercado. A partir das análises gerenciais você consegue obter indicadores e valores através de gráficos e relatórios como:

  • Fluxo de caixa previsto;
  • DRE;
  • Margem de contribuição;
  • Valor Financeiro;
  • Valor de Faturamento;
  • Mapa de venda;
  • Previsões de compra.
 
Não perca mais tempo!
 
Identifique dentro do seu negócio o que precisa ser medido e gerencie os resultados encontrados. Antes de utilizar esse método de análise, saiba exatamente o que quer saber e onde quer chegar.
 
Por fim, confira os dados encontrados e examine com atenção, principalmente sua origem, dessa forma você terá ações certas para mudar as estratégias.





13 de Fevereiro de 2019

Tags:

relatórios gerenciais sistema de gestão online financeiro tomada de decisão

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: