Facebook

Saiba como funciona a formação de preço de uma marmoraria

Existe uma série de fatores que precisa ser levado em consideração na formação de preço.

Se você não sabe qual é o preço por metro quadrado da matéria-prima, por exemplo, a sua marmoraria pode cobrar o preço de mármore e o preço de granito erroneamente.

O preço errado pode prejudicar a margem de lucro das chapas, impedindo que a sua empresa consiga um desempenho melhor nas vendas. 

Aplicar o preço correto sobre os produtos é importante para fidelizar clientes. Afinal, ele espera fechar negócio com a empresa que oferece o granito e o mármore por um preço justo.

Mas será que todas as marmorarias se preocupam em precificar corretamente?  Será que sabem qual é a importância da precificação e como calcular o preço certo?

Veja, neste post, como funciona a precificação do mármore e granito e como é possível aumentar a margem de venda da sua marmoraria. Confira!

Precificação para marmoraria



Precificar corretamente é uma forma de conseguir a melhor margem de contribuição possível nas vendas. Com uma margem de lucro maior você consegue manter a estabilidade financeira do seu negócio e assim pagar todas as contas.

No mercado atual a concorrência é gigantesca e os preços estão cada vez mais acirrados. As margens sobre cada produto estão mais apertadas e essa luta de ofertas para decidir quem oferece um preço menor sobre o produto tem feito várias marmorarias precificar errado e, consequentemente, perder dinheiro.

A formação de preço para marmoraria funciona como uma estratégia para captar e reter clientes. Então o seu cálculo precisa ser feito de modo que a empresa consiga ter lucro e não prejuízo. 

Importância da precificação do mármore e granito por metro quadrado




Se você tentar vender o mármore ou granito por um preço muito alto, o cliente pode se sentir desmotivado em comprar com a empresa e ir até outra marmoraria para fechar negócio.

Da mesma forma, se vende por um preço muito baixo, o empresário pode não conseguir uma margem de contribuição significativa para arcar com todas as despesas e custos no mês.

A precificação de chapas é importante para promover um preço justo tanto para quem compra e vende e o seu cálculo é necessário para que haja equilíbrio no mercado.

A marmoraria que não sabe precificar o seu produto corre o risco de exagerar nos preços, perder clientes e ver uma queda nas vendas. Se o empreendedor não tiver cuidado, no médio e longo prazo isso pode trazer prejuízos irreversíveis para o seu bolso.  

Como fazer uma boa precificação por metro quadrado

Agora que você já compreendeu a importância da precificação, veja abaixo como calcular o preço justo por metro quadrado do seu mármore e granito.


Passo 1: Calcule o custo do material

A primeira coisa que você precisa fazer para precificar corretamente o produto é identificar qual foi o custo que a sua empresa teve com o material. Nesse custo estará incluído o preço de compra e as variáveis em cima do preço de compra.
Por exemplo:


 
Assim que tiver o preço de compra, você deve aplicar as variáveis sobre ele como, por exemplo: mão de obra, perda de produção, custo de estocagem e frete.

Nesse caso vamos imaginar que a sua empresa comprou o mármore por 100,00 o metro. A mão de obra te custou 50,00 m², o frete teve custo de 30,00 m² e a perda de produção representou 15% sobre o valor de compra (15,00).


 
Passo 2: Calcule o preço de venda com margem zero

Feito isso, está na hora de calcular o preço de venda com margem zero. O preço de venda com margem zero (PMZ) servirá como base para a formação de preços novos.

Você vai fazer o cálculo para verificar qual é o valor do seu produto sem ter nenhum ganho, somente pagando os impostos e outras despesas variáveis.
Nesse caso, usaremos a seguinte fórmula:


 
Digamos que, nesse exemplo, o valor dos impostos representam 12% (0,12) e o valor das comissões é de 10% (0,10). Logo, o preço de venda com margem zero é de:   

 
 
Passo 3: Calcule o preço de venda final

Após calcular o preço de venda com margem zero você deve calcular o preço de venda final do seu produto.
O preço de venda final deve ser o suficiente para cobrir todos os custos que a sua marmoraria teve com a compra do material. Também as despesas que você terá para vender o produto.
Nesse etapa da precificação, utilizaremos a seguinte fórmula:


 
A margem de lucro é o percentual que você quer ter de retorno sobre a venda do mármore ou o granito. Nesse caso vamos estipular uma margem de 50% (0,50).
Exemplo:


 
Vale lembrar que existem outros fatores que também podem interferir no cálculo do preço de venda como, por exemplo: medidas da bancada, tipo de pedra, acabamento e valor do serviço de instalação.

Mas, se um cliente quisesse uma bancada desse mesmo mármore do exemplo, com acréscimo do serviço de instalação, o valor final seria:



 
Conheça, nesta planilha, mais detalhes sobre como calcular o preço de venda corretamente.

Precificação e necessidade do cliente



O cálculo acima é uma formação de preço base por metro quadrado do mármore ou granito. No entanto, você pode utilizar conceitos de tabelas de preço a partir desse valor para oferecer descontos ou calcular acréscimos de acordo com as particularidades do seu cliente.
Esse preço de venda por metro quadrado também deve ser utilizado no orçamento da sua marmoraria para calcular o valor dos ambientes para o cliente.
 
Gostou do tema? Caso queira acessar mais conteúdos como esse, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado! 
 

29 de Abril de 2020

Tags:

formação de preço para marmoraria formação de preço software para gestão software izy marmoraria

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: