Saiba o que é benchmarking e quais são seus benefícios
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Essa frase, dita por Antoine Lavoisier entre 1743 -1794, um dos pais da química moderna, até pode ser antiga, mas se encaixa perfeitamente ao post de hoje.
Assim como na natureza, no mundo dos negócios as coisas também se transformam. E essas transformações só ocorrem por conta dos comparativos que uma empresa faz com as outras.
Quando uma comparação é feita, as empresas são capazes de enxergar com mais clareza quais são seus pontos fortes e fracos. Não só isso, identificar quais ideias das concorrentes podem ser reaproveitadas ou aprimoradas para benefício próprio.
Quer se sobressair e garantir uma vantagem mais competitiva no mercado?
Veja, neste post, o que é benchmarking, como funciona e quais são seus benefícios. Também como essa estratégia ajuda na melhoria de processos e como fazer benchmarking pode ser prático!
Confira!
Afinal, o que é benchmarking?
Trata-se de um procedimento de pesquisa entre empresas de um mesmo setor para analisar como os processos, produtos e serviços estão se saindo em relação aos concorrentes.
O objetivo por trás do benchmarking é a melhoria de processos, para assim gerar mais lucro e competitividade.
A empresa que quer se sobressair e garantir uma vantagem competitiva precisa entender como o mercado funciona e está se comportando. Também saber o que os números significam e como eles interferem na performance e elaboração de estratégias.
Os dados avaliados no benchmarking ajudam nessa missão, uma vez que as referências podem ser utilizadas para desenvolver iniciativas que melhoram (e muito) a posição da marca no mercado.
Vantagens de fazer benchmarking
No mundo dos negócios, é a mesma coisa.
A empresa precisa saber como o seu negócio está sendo visto pelo cliente, e avaliar quais estratégias são necessárias para melhorar a sua posição.
Então, comparar os seus resultados com uma concorrente é uma forma interessante de conseguir isso. Afinal, a empresa pode ter insights e adquirir inspiração para buscar o aprimoramento dos processos e a melhoria constante.
- Identificar quais ações estratégicas ajudaram outras empresas a ter sucesso;
- Descobrir as tendências de mercado e sair à frente;
- Elaborar um plano de ação para desenvolver estratégias que direcionarão a empresa para o caminho certo;
- Apontar as áreas e processos que precisam de melhorias;
- Conseguir insights das concorrentes que já atuam no mesmo segmento;
-
Adquirir conhecimento e segurança para discutir novos projetos.
Quais são os tipos de benchmarking
Competitivo
Genérico
Funcional
Interno
Cooperativo
Como fazer benchmarking
Selecionar concorrentes
Estabelecer os indicadores de análise
Coletar dados para análise
Comparação dos dados
Essa é uma etapa muito importante já que realizar uma análise aprofundada das melhores práticas usadas pelas concorrentes pode ajudar no aprimoramento de processos e produtos/serviços da sua empresa.
Detecção dos pontos altos e baixos
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15 de Fevereiro de 2022
Tags:
benchmarking gestaoCategorias
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