Saiba porquê as pequenas empresas erram tanto na hora de contratar pessoas
Como você escolhe sua equipe? A escolha dos funcionários está totalmente ligada ao sucesso do seu negócio, concorda? Aqui estão as melhores dicas para você não errar mais na hora de chamar alguém para sua equipe.
Assim como uma boa contratação pode fazer sua empresa chegar ao topo, pode também contribuir diretamente para o fracasso dela e você quer falir? O processo seletivo é cansativo e sabemos que as vezes é mais fácil contratar o primeiro que bate a porta, mas isso a longo prazo pode sair muito caro, portanto, comece a pensar de forma diferente, saiba das necessidades da sua empresa antes mesmo de começar a seleção.
DICA #01 - VOCÊ PRECISA REGISTRAR A DESCRIÇÃO (REQUISITOS) DE CADA CARGO
Você pode evitar o erro montando e seguindo um roteiro. Determinar exatamente o que o candidato precisa ter para seguir em frente no processo seletivo e chegar a contratação é fundamental. Coloque na ponta do lápis as tarefas que serão executadas e as qualificações necessárias para cada função. Faça isso para todas as funções executadas na empresa, até mesmo para aquelas já preenchidas.
DICA #02 – SEMPRE GUARDE AS ANOTAÇÕES DAS ENTREVISTAS
Empresas com poucos funcionários muitas vezes pulam essas etapas por parecerem desnecessárias, mas lembre-se que definir os objetivos referentes à contratação do novo funcionário faz com que você não fique perdido numa próxima contratação. Crie o hábito de guardar suas anotações das entrevistas.
Esses cuidados na hora do processo seletivo diminuem consideravelmente as chances de cometer o grande erro de escolher um profissional, contratá-lo e só depois descobrir que ele não tem o perfil da empresa e não irá acrescentar em seu crescimento.
Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half constatou que nove entre dez gestores brasileiros já contrataram profissionais que não atenderam de forma satisfatória suas funções. Perda de produtividade e prejuízo financeiro são citados como os maiores impactos de uma contratação errada.
QUAIS PREJUÍZOS POSSO TER AO CONTRATAR ERRADO?
Separamos alguns prejuízos que a contratação errada pode causar na sua empresa. Confira e evite-os.
PREJUIZO #01 – Custos/encargos
O diretor executivo da Bazz Consultoria em RH, Celso Bazzola, avaliou os prejuízos financeiros de uma contratação malfeita e concluiu que pode variar entre 3 e 15 vezes o valor do salário daquele profissional.
PREJUIZO #02 - Colaboradores não comprometidos causam retrabalho e perda de tempo
A falta de comprometimento de uma pessoa em sua função, sobrecarrega o restante da equipe pois acabam tendo que suprir com horas extras as atividades não realizadas ou até mesmo ter o retrabalho em ajustar as atividades realizadas de qualquer jeito.
PREJUIZO #03 – Pessoas desmotivadas atendem mal
Um mau atendimento denigre totalmente a imagem da empresa, e isso interfere totalmente nas vendas. Neste eBook você poderá ver os impactos que um mau atendimento pode causar no seu negócio, e como evitá-los.
PREJUIZO #04 - Imagem ruim da empresa
Empresa com alta rotatividade de funcionários repercutem no mercado como empresas ruins, ou seja, aquela que ninguém fica e por isso sempre está em busca de novos profissionais. A empresa tendo os cuidados na hora da seleção evita esse rótulo.
Errou? Acontece! O profissional que você selecionou não atendeu as expectativas da sua empresa e você precisa encontrar outro? Preste atenção no que abordamos aqui e faça diferente para evitar novos erros.
Se você se sente inseguro na hora de escolher alguém, considere a possibilidade de contratação temporária, desse jeito você conseguirá avaliar as habilidades reais do profissional e se elas são adequadas para o seu negócio.
11 de Abril de 2018
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