Veja como gerenciar sua ECV em tempos de crise
Desde que a pandemia começou, muitas empresas tiveram que interromper as atividades e fechar as portas para evitar o contágio pelo coronavírus. As medidas de isolamento também incluíram as ECV, Empresas Credenciadas de Vistorias.
Como são responsáveis por fazer a transferência dos veículos, atestar o seu estado de conservação e suas condições de uso — por meio da vistoria veicular —, o faturamento das ECV está concentrado na prática desses serviços.
Mesmo que as ECV já tenham voltado a atender o público, ainda precisam buscar formas de se adaptar a este período e reduzir, pelo menos um pouco, os prejuízos causados pela crise.
Porém, para isso, o gestor precisa praticar uma boa gestão para manter o controle financeiro da ECV. Também cortar os gastos desnecessários da empresa, revisar o planejamento estratégico e até avaliar os planos de expansão.
Não sabe como fazer o gerenciamento da ECV em tempos de crise?
Quer impedir que a crise em vistoria veicular afete o seu negócio?
Veja, neste post, como o controle de laudos para ECV e o gerenciamento em vistoria veicular pode ser simples.
Boa leitura!
Empresas Credenciadoras de Vistoria em SC e a crise
As ECV são Empresas Credenciadas de Vistorias que estão regulamentadas perante o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para atuar com a transferência de veículos.
Devido às medidas de isolamento, as ECV tiveram que passar por um período fechadas na maior parte das regiões, inclusive em Santa Catarina.
Essas medidas fizeram com que o mercado automobilístico reduzisse o número de transações e com isso o movimento nessas empresas também foi impactado.
Por conta da paralisação e alguns serviços do Detran em greve, as empresas que trabalham com vistoria veicular deixaram de ter giro de caixa e, agora, estão passando por dificuldades financeiras.
Como dependem das transações para o faturamento, e como ainda estão se adaptando às medidas de segurança para realização das atividades, nesse momento as ECV precisam praticar uma boa gestão para reduzir ao máximo os prejuízos causados pela crise.
O intuito por trás dessa gestão é evitar o seu fechamento e impedir que ocorra a demissão em massa dos seus colaboradores.
Uma das formas de reduzir os prejuízos causados pela crise é cortar todos os gastos desnecessários. Segundo, revisar o planejamento estratégico e os planos de expansão.
Nesse momento, o foco do gestor precisa estar totalmente direcionado ao operacional da ECV e as práticas de segurança. Isso para assegurar que a gestão e o funcionamento da empresa está o mais otimizado possível.
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é extremamente importante dentro das empresas de vistoria veicular. E, em tempos de crise, revisar as estratégias é indispensável para o gestor direcionar melhor os recursos, reduzir custos e economizar.
Talvez a expansão de unidades deva ser adiada e as demais ações repensadas para assegurar que a ECV possua capital de giro. E que o valor disponível em caixa é o suficiente para cobrir todas as despesas administrativas.
Também é importante certificar que os colaboradores estão comprometidos com o plano e que a empresa oferece um atendimento de qualidade.
Práticas no atendimento e medidas de prevenção
Uma vez que boas práticas de atendimento ajudam repassar mais credibilidade, a ECV pode adotar algumas medidas de prevenção para se sobressair, garantir a segurança de todos os envolvidos e o bom funcionamento durante a crise.
Abaixo, confira algumas medidas de prevenção recomendadas pela ACEVIS (Associação Catarinense das Empresas de Vistoria Veicular) que podem ser adotadas pela sua ECV:
- Promover a higienização dentro da empresa, disponibilizando álcool em gel 70% para os clientes e realizando a limpeza frequente da recepção com água e sabão ou desinfetante;
- Conscientizar os atendendentes, vistoriadores e auxiliares quanto ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como máscara, luva e calçados fechados;
- Controlar a entrada de clientes na recepção e informar sobre o distanciamento mínimo de 1,5 metro;
- Limitar a entrada de pessoas em até 50%;
- Avisar que os copos descartáveis devem realmente serem descartados após o uso;
- Solicitar que o cliente manuseie os documentos na área demarcada no balcão para evitar o contato físico;
- Orientar o atendente para que, sempre após o recolhimento, seja feito a limpeza da chave;
- Instruir a equipe para higienizar todas as superfícies com que o cliente teve contato. Por exemplo: volante, freio de mão e maçaneta;
- Comunicar os profissionais da área para também realizarem a limpeza após a vistoria veicular;
- Informar que a chave também deve ser limpa, antes de entregá-la ao cliente;
- Conscientizar e instruir a equipe na higienização e descarte dos EPIs após o uso.
Gerenciamento de vistoria veicular: 2 dicas rápidas!
#1. Incentivar o trabalho remoto
A greve do Detran impacta em alguns serviços, logo a emissão dos laudos e o trânsito das documentações pode demorar. Também fica mais perigoso para manter o fluxo de pessoas nesses locais devido ao vírus.
Então, uma dica interessante é optar pelo trabalho remoto.
Hoje, com o auxílio de ferramentas tecnológicas, já é possível manter o relacionamento com despachantes e revenda dos carros, inclusive enviando os documentos, tudo online. Ou seja, sem a necessidade de deslocamentos.
#2. Adotar um sistema de gestão
Outra dica interessante que pode ajudar no gerenciamento da ECV é investir em um bom sistema de gestão de laudos.
Se a ECV possui um portal para revendas e despachantes autorizarem os laudos veiculares, por exemplo, não existe necessidade do deslocamento de pessoas.
Então, além de ser útil para a prevenção, o sistema ainda contribui para facilitar a gestão das ECV e de seus parceiros.
iZY: sistema de gestão de laudos para você e seus parceiros
Sabemos que a parceria entre as ECV e revendas, concessionárias e despachantes é comum.
O sistema de gestão iZY moderniza essa parceria, oferecendo um sistema que melhora o controle de laudos da ECV.
Com a utilização do iZY é possível eliminar o uso de blocos e otimizar a entrega das autorizações de vistoria, uma vez que tudo é feito online.
Os parceiros ainda podem requisitar a emissão e autorização dos laudos pelo portal iZY, bem como consultar o histórico de todos os faturamentos e boletos gerados.
Não só isso, ao agilizar os processos de requisição e cobrança dos laudos, é possível ainda otimizar o fluxo de trabalho de todos os envolvidos.
Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!
08 de Julho de 2020
Tags:
Vistoria veicular ECV Gerenciamento de ECV Gerenciamento de vistoria veicular Crise em vistoria veicular Controle de laudos para ECV Controle financeiro para ECV Detran AcevisCategorias
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