Aprenda a resolver problemas com preço de venda
Como você avalia os preços de venda praticados pela sua empresa? Eles são capazes de gerar um lucro suficiente para sustentar todos os custos envolvidos e ainda manter o negócio lucrativo?
Muitos empreendedores passam por dificuldades na hora de definir valores. Principalmente se a concorrência for grande e a política adotada seja a redução da margem para sair na frente de outras empresas.
Se você sente esses problemas ‘na pele’ saiba que é importante colocar em prática um processo de formação de preços. Mas mesmo que possa parecer algo complicado, existem algumas estratégias que ajudam compor o valor correto de maneira adequada, sem que haja necessidade de reduzir a margem de lucro.
Isso sem dizer da ajuda preciosa que um sistema de gestão como o iZY pode dar. Quer saber então os caminhos mais promissores para formar o preço de venda? Então continue lendo nosso conteúdo até o fim!
A importância de aplicar o preço certo
Não importa o tamanho da sua empresa, você precisa aplicar o preço de suas vendas, seguindo as diretrizes do mercado para se tornar competitiva. Mas sem que haja perda de lucro.
É importante que o valor de seus produtos não sejam abusivos para que seus clientes possam prestar atenção naquilo que está sendo oferecido, ganhando destaque. Mas, ao mesmo tempo, o preço não pode ser muito baixo para que não ocorram prejuízos.
Isso acontece porque nem todos os empreendedores têm em mente qual é o custo de sua produção, encargos a serem pagos e porcentagem de lucro, contando sempre com despesas fixas e variáveis que caem sobre o trabalho.
Como formar o preço
Existem algumas formas de fazer a formação de preço dos seus produtos ou serviços. E para ter precisão no cálculo é fundamental usar a fórmula: custo do produto + margem de lucro = preço de venda. No entanto, isso é apenas uma base para a formulação de valor exato.
É necessário ir mais a fundo se você procura oferecer um preço aceitável pelo seu público-alvo e que forneça o lucro esperado para sua companhia. Este trabalho tem melhores resultados quando realizado em conjunto. Peça ajuda da equipe interna. Você e seus colaboradores precisam condensar todas as variáveis que caem sobre as despesas, tais como:
• Custos fixos: São aquelas despesas que não variam e estão presentes todos os meses. Ou seja, conta de energia, água, internet, salários e todos os custos pagos mensalmente devem entrar como gastos fixos;
• Custo de frete: O frete que você paga para obter a matéria-prima para a sua produção também deve ser analisado. Geralmente as empresas que fazem o frete emitem nota fiscal com preços, hora da cobrança e valor de imposto, o que pode encarecer o valor final dos produtos. Sendo assim, é fundamental observar se a compra não está causando prejuízos;
• Custo com impostos: Toda empresa paga impostos e algumas vezes o valor pode ser mais alto do que se espera. Por isso, você deve colocar no papel todos os encargos tributários que sua companhia tem que arcar ao oferecer um produto ou serviço;
• Comissões: O valor a ser pago aos vendedores, colaboradores ou representantes também é um fator de grande importância de preço, pois esses pagamentos devem sair do valor do produto.
Além de levar em conta as despesas existem também outras estratégias para fazer o cálculo de preço. Veja:
• Margem de contribuição: É quando você determina o quanto sobra depois que foram descontados as despesas fixas e variáveis. Basicamente é preciso pegar o valor de venda, diminuir as despesas e verificar qual foi a margem de contribuição.
• Pesquisa de preço: Você também pode fazer uma pesquisa de mercado para determinar qual o preço a ser cobrado pela concorrência. Mas para isso é fundamental determinar quais concorrentes oferecem o mesmo negócio e analisar o que cada um faz para se destacar.
• Preço baseado no lucro: Outra forma de chegar ao preço de venda é se basear na lucratividade. Para isso, você deve acrescentar o custo do produto e encontrar um montante mínimo para o resultado. Ou seja, é preciso pegar o gasto inicial, somar com o percentual das despesas fixas mais do lucro desejado.
Alguns setores têm necessidades específicas quando o assunto é formação de preços. Confira abaixo os exemplos de dois deles:
• Indústria: O valor deve ser observado a partir da formação da estrutura dos produtos, avaliando o tempo, a demanda, a equipe e despesas que formam necessários para a produção;
• Comércio: Nesse caso o custo é feito devido a compra e revenda realizada por representantes e colaboradores, com gastos que podem englobar a quantidade a ser repassada.
Confira outras dicas preciosas de como compor os valores a serem praticados. Baixe, agora mesmo, nosso modelo de Planilha de Formação de preço! (link para Planilha)
Conte com a ajuda da tecnologia
Um sistema de gestão é capaz de simplificar a formação do preço de vendas. Sua utilização oferece um resultado mais assertivo ao mostrar os gastos que podem ser reduzidos e a margem de lucro a ser conquistada.
O iZY é um sistema em nuvem que contribui para que sua empresa estabeleça um preço de venda assertivo e que não impacte na lucratividade do negócio.
Conheça algumas de suas vantagens:
• Agilidade no processo e maior chance de acerto: O sistema aceita que todas as etapas sejam feitas nele. Você e seu time são capazes de verificar cada detalhe de formação de preço de venda, agilizando o trabalho e dando melhor perspectiva sobre o valor final.
• Impactos na redução de despesas: Quando é possível ter uma visão mais detalhada de tudo que envolve a sua produção você consegue observar os desperdícios e traçar um plano estratégico que ajude a minimizar custos e, consequentemente, aumentar o lucro;
• Aumento da qualidade do produto: Ao reduzir os gastos e aumentar a margem de lucro permite realizar investimentos em novos maquinários e processos de produção, melhorando a qualidade do produto final.
Quer saber mais sobre o IZY? Então entre em contato conosco e obtenha todas a informações que você precisa.
27 de Junho de 2019
Tags:
Preço de venda Finanças Tecnologia GestãoCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023