5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
Se você possui uma marmoraria, certamente já se deparou com algum dos problemas abaixo:
Estoque parado ou falta de estoque;
Fluxo de caixa irregular;
Perda de qualidade dos produtos;
Gestão ineficiente de projetos;
Custos operacionais muito altos..
Esses problemas são mais comuns do que parecem, e afetam grande parte das empresas que trabalham com a produção de peças de mármore e granito.
O artigo abaixo foi produzido com a finalidade de ajudar os empresários e gestores a resolverem esses problemas. Nele serão apresentadas estratégias preventivas para impedir a ocorrência deles, e reparativas, caso já estejam ocorrendo na empresa.
Caso queira saber quais são essas ações, continue a leitura!
O que desencadeia os problemas na marmoraria - e como solucioná-los de forma eficiente!
Entender a raiz do problema é o primeiro passo para resolvê-lo. Então nós vamos te apresentar as dificuldades enfrentadas por tantos gestores e profissionais do segmento, e em seguida, as respostas que você precisa para solucioná-los de forma prática e eficaz.
Problema: Estoque parado ou falta de estoque
Os problemas de estoque geralmente estão associados à falta de controle interno, falta de previsão de demanda e erros na contagem de itens (que afetam as informações do inventário).
Problemas relacionados ao fornecimento de matéria-prima (fornecedores e transportes) e à produção de itens danificados também podem fazer com que a empresa venha a sofrer com estoque obsoleto e, como consequência, com altos custos de armazenamento.
Solução: Realize o controle de estoque
A partir desse controle você vai saber exatamente quais materiais estão dispostos nas prateleiras, suas quantidades, quais itens precisam ser comprados novamente e quais produtos estão parados (obsoletos). Essas informações também serão necessárias para melhorar o fluxo, impedindo que o estoque sofra com a falta ou o excesso de itens.
Problema: Fluxo de caixa irregular
O que causa fluxo de caixa irregular geralmente está associado a períodos de sazonalidade, quando existe uma demanda elevada de produtos para pouca oferta, e à inadimplência, quando os clientes ou parceiros de negócio deixam de cumprir com suas obrigações financeiras (falta de pagamentos, por exemplo).
Altos custos fixos, que não sofrem alteração devido à produção, além da gestão ineficiente dos recebimentos, também podem fazer com que a empresa sofra com a falta de recursos.
Solução - Tenha planejamento e gestão financeira
Ao fazer o planejamento e a gestão financeira você consegue preparar o caixa da marmoraria para pagar todas as despesas fixas e variáveis no mês, e garantir que sobrem recursos para a aplicação em novos investimentos/projetos.
Problema: Perda de qualidade de produtos
Os problemas associados à perda de qualidade de produtos estão, na maioria das vezes, relacionados à matéria-prima, falta de inspeção de materiais ou até mesmo mão de obra desqualificada, que não sabe conduzir os recursos adequadamente durante a produção.
O uso de equipamentos e ferramentas impróprias, bem como falhas no transporte e manuseio, gestão ineficiente de resíduos e falta de padronização também são fatores que podem contribuir para a entrega de um produto abaixo do padrão de qualidade.
Solução: Implemente um programa de qualidade
Com o programa, você conseguirá assegurar que cada uma das etapas do processo de produção estão sendo executadas corretamente. Não só isso, que as pessoas envolvidas nas operações estão fazendo a sua parte para garantir a qualidade dos produtos e serviços prestados.
Gestão ineficiente de projetos
A gestão ineficiente de projetos está geralmente associada à falta de planejamento e cronograma, bem como à má gestão de recursos.
Questões ligadas a deficiências na liderança, desorganização da documentação e a falta de análise de riscos, por exemplo, também contribuem negativamente para a execução e entrega dos trabalhos.
Solução: Capacite toda a equipe
A partir de treinamentos e capacitação, seus colaboradores estarão mais bem preparados para desempenhar as tarefas, além de agir proativamente diante de problemas e situações de riscos. Isso elimina a incidência de acidentes, problemas técnicos e até mesmo desperdícios de produtos.
Vale mencionar ainda que o conhecimento e as habilidades podem contribuir em atividades, como atendimento ao cliente e formação de preços.
Custos operacionais elevados
Já os problemas com custos operacionais elevados estão relacionados muitas vezes à falta de conhecimento sobre os custos (não saber identificar quais são os custos fixos e variáveis, diretos e indiretos, por exemplo), resistência à mudança e falta de capacitação da equipe na hora de fazer o levantamento dos custos e precificação.
Problemas de financiamento, ausência de um plano estratégico e falta de um sistema de gestão para a marmoraria também podem fazer a empresa gastar mais do que precisa, ou deixar de obter um retorno significativo.
Solução: Invista na atualização tecnológica
Ao investir em tecnologias modernas e intuitivas, a marmoraria consegue agilizar seus processos e garantir mais inteligência de negócio.
Isso porque ferramentas, como um sistema de gestão para marmoraria, por exemplo, são capazes de automatizar tarefas (como emissão de pedidos, notas fiscais e relatórios), além de mostrar indicadores de desempenho (KPIs) que contribuem para a tomada de decisão.
LEIA TAMBÉM | Veja como reduzir os custos com insumos em sua marmoraria
Não conhece um software de gestão para marmoraria confiável? Obtenha resultados positivos com o sistema iZY! Solicite uma demonstração grátis!
Tags:
Fluxo de caixa Qualidade Gestão de projetos Custos operacionais Controle de estoque Gestão financeiraCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

12 de Março de 2025

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024