Certificado Digital: Tudo o que você precisa saber
Para quem abre uma empresa ou pretende começar a lidar com emissão de notas fiscais eletrônicas, certamente vai esbarrar no assunto Certificado Digital. Pensando nisso, gostaríamos de ajudar você tratando esse assunto de um jeito bem prático.
O que é Certificado Digital?
O Certificado digital é como se fosse uma chave eletrônica que serve para identificar uma pessoa ou empresa (pessoa física ou jurídica). Essa chave é utilizada em sites, sistemas ou quaisquer meios virtuais a fim de que ela garanta a verdadeira identidade de quem a emitiu.
Esta certificação é extrema importância para garantir a segurança dos dados da sua empresa e de seus clientes. Através da certificação digital, os dados inseridos são automaticamente criptografados tornando as fraudes mais difíceis.
Existem 2 tipos de Certificado digital, o A1 e o A3. O tipo A1 consiste em um arquivo que fica armazenado no seu computador, o qual gera sua chave para as suas operações. Ele tem validade de 1 ano, ou seja, você deve renová-lo após seu vencimento. O tipo A3 dura de 1 a 3 anos é armazenado em um cartão, podendo ser utilizado em qualquer computador.
É obrigatório ter um Certificado Digital?
Desde julho de 2017, as empresas da modalidade Simples Nacional com mais de 5 colaboradores passaram a usar o Certificado Digital obrigatoriamente.
Qual tipo de Certificado digital é melhor para o meu negócio? A1 ou A3?
Ambos os certificados cumprem o mesmo papel. Apenas fique atento para o fato de que alguns sistemas emissores de NF-e podem não ser compatíveis com algum dos tipos. Verifique antes de adquirir seu Certificado Digital.
Em que situações vou precisar de um Certificado Digital?
O meio mais comum onde a certificação digital é exigida é na emissão de notas fiscais. Para garantir a veracidade das informações que as empresas emitem à secretaria da fazenda, elas inserem a chave em seus sistemas, e isso valida a emissão dos documentos fiscais.
Como consigo um Certificado Digital?
Se você quer uma certificação digital para o seu site ou para uso em algum sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas online, você tem dois caminhos, sendo o primeiro deles mais fácil e mais utilizado pelas empresas:
1. Você solicita ao contador. Simples assim! Toda empresa precisa de um contador para seus processos burocráticos iniciais de abertura de empresa. O próprio contador já está habituado a realizar este processo.
2. Entrar em contato com uma Autoridade Certificadora (AC). Como informamos antes, este não é o meio mais comum, porém é possível sim adquirir um Certificado digital com uma AC. Essa entidade funciona como um cartório e é responsável em criar uma assinatura digital relacionada com os dados de registro da sua empresa.
Por que a segurança é necessária na Internet?
De acordo com pesquisa divulgada pelo site We are social, o brasileiro gasta, diariamente, 9 horas e 14 minutos navegando na Internet, através de qualquer dispositivo. A medida que o acesso se torna mais rápido e mais barato, essas pessoas gastarão mais tempo conectado à Internet para comunicação pessoal e para transações comerciais.
A Internet é uma rede de comunicações aberta, pessoas de má fé descobriram que podem explorar suas vulnerabilidades para ganhos fraudulentos. Através da certificação a internet está melhor protegida, se transformando em uma excelente ferramenta comercial e de comunicação.
Conforme um estudo realizado pela Kaspersky Lab, o Brasil lidera o ranking dos países que apresentam mais registros de ataques na internet na América Latina, ocupando a 9ª posição no mundo.
Conheça 3 vantagens da Certificação Digital
1. Autenticação
Com a certificação digital as pessoas e as empresas que possuem sites são comprovadas por documentos da sua real existência.
2. Confidencialidade
A informação dentro da mensagem ou transação feita no site ou sistema é mantida confidencial. Através de criptografia as mensagens só são liberadas para remetente e destinatário sem qualquer tipo de interferência.
3. Integridade
A informação que compõe a mensagem ou transação não pode ser adulterada sem que todas as partes envolvidas tenham conhecimento.
As propriedades de segurança acima só podem ser alcançadas e implementadas em sua empresa através da utilização de infraestrutura de chave pública (Certificação digital).
15 de Fevereiro de 2018
Tags:
Categorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023