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Como avaliar a concorrência: Planilha de método Comparativo

Toda empresa precisa desenvolver estratégias para ganhar destaque no mercado. Uma delas é analisar de perto seus os diferenciais dos concorrentes: Como eles agem? De que maneira são percebidos pelo público-alvo?

Estes objetivos podem ser alcançados ao realizar um estudo chamado Curva de Valor de Concorrentes. O nome pode parecer complicado, mas sua aplicação nem tanto. Quer aprender mais sobre o assunto?
 
Então prossiga a leitura e entenda como fazê-la terá diferencial no seu planejamento estratégico!

Entenda o conceito e a importância da Curva de Valor de Concorrentes


“Mantenha os amigos sempre perto de você e os inimigos mais perto ainda”
Lao-Tsé

Essa frase do filósofo chinês Lao-Tsé nunca foi tão atual. Ao acompanhar seus inimigos (no caso, os concorrentes), sua empresa é capaz de conhecê-los melhor e assim criar estratégias que façam a empresa crescer, impactem o mercado e os ofusquem.

Você costuma fazer isso? De que maneira? Pois saiba que sempre é possível fazer mais e melhor - nesse caso, estabelecendo processos. E é este o objetivo da Curva de Valor, ser uma metodologia que permite visualizar o mercado para que depois sua empresa consiga se posicionar melhor no mercado.

Criado por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, no livro a
Estratégia do Oceano Azul, a Curva ajuda a entender o desempenho de empresas que oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus e como elas agregam valor para os clientes.

A Curva de Valor de Concorrentes é uma das etapas de um bom planejamento estratégico. Esse plano é o ponto inicial para todas as ações que sua empresa vai desenvolver, especialmente quando se trata de criar um diferencial competitivo. Isso porque ele ajuda a administrar tempo, recursos e energia que são necessários para colocar seus métodos em prática e fazer o negócio prosperar.

Como fazer a Curva de Valor de Concorrentes?

Existem algumas formas de criar essa curva. Uma das maneiras de colocá-la em ação é estabelecer os atributos que são expressivos nos seus produtos ou serviços, categorizando cada item de acordo com sua importância para os clientes.

O segundo passo é fazer o mesmo com os concorrentes, incluindo na análise pontos como os preços praticados e as matérias-primas utilizadas, por exemplo.

Com esses dados já é possível criar um gráfico. Mas é essencial que tanto a curva do seu negócio quanto a da concorrência estejam no mesmo lugar. Assim, você consegue analisar as informações que são relevantes para construir um plano mais promissor.

E outra dica importante: Quanto mais detalhada for a análise, maiores das chances do trabalho ser efetivo. Outro ponto que ajuda é compartilhar os resultados com toda a equipe. Ao promover discussões com certeza ideias inovadoras surgirão.

Os benefícios da Curva de Valor de Concorrentes

Com o resultado você melhora seu planejamento estratégico com atributos diferenciados, sem precisar elevar custo de produção e definindo, ainda, um preço mais justo e competitivo. Esse método traz diversas outras vantagens para a sua empresa, como:


  • Elimina processos que já estão ultrapassados;
  • Ajuda a reduzir a produção de produtos e serviços que não são atrativos para consumidores;
  • Eleva as qualidades positivas da empresa, gerando mais valor seu negócio;
  • Permite fazer o mapeamento do concorrente com mais precisão;
  • Contribui para que você conheça seu público e entenda o que ele busca;
  • Ajuda a compreender as tendências, traçando ideias que estejam aliadas com as inovações do mercado.
 
Uma ‘mãozinha’ da tecnologia
 
Se está tão difícil você administrar o seu negócio saiba que um software de gestão  pode ajudar a alinhar sua rotina com o processo de gestão empresarial. Com esse sistema será possível os mais diversos tipos de Curvas com mais facilidade, sem que ocorram falhas.

Ele faz com que seja possível inserir todos os dados necessários em uma só ferramenta, fornecendo todas as informações que você precisa. O programa permite entender o que está acontecendo no mundo dos negócios, como seus concorrentes estão reagindo às transformações e como os clientes estão pensando.

Dessa forma, você consegue verificar o que precisa ser mudado dentro da empresa, reduzindo despesas desnecessárias e custos de produção.

Ainda ajuda a melhorar a qualidade dos serviços prestados, dando destaque ao negócio e evitando que haja desperdícios.

O gráfico obtido é detalhado, trazendo tudo o que você precisa para aprimorar o seu negócio e fazer com que seus objetivos sejam alcançados.

Com isso, você ainda consegue:


  • Gerenciar suas prospecções;
  • Manter um fluxo de contato mais positivo e criar um relacionamento com os clientes;
  • Acompanhar a validade de suas propostas;
  • Controlar preços e orçamentos.

A Curva de Valor é a melhor maneira de conquistar seu lugar e encantar seus consumidores, valorizando sua empresa e dando ênfase ao seu negócio. Quer aprender mais sobre esse assunto? Então baixe o modelo de planilha que ensina como mensurar a curva de valor dos concorrentes.







16 de Outubro de 2019

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