Facebook

Custos: o que são e como calcular do modo certo?

Você sabe quanto a sua empresa precisa faturar para cobrir os custos totais do seu negócio? Quer ampliar sua empresa, mas não sabe quanto pode investir, pois está sempre preso aos custos?

Elaboramos este conteúdo para deixar você mais seguro quanto as suas finanças. Além disso, criamos este
modelo de controle de custos para auxiliar sua rotina de controle de gastos. Continue lendo e veja como este conteúdo vai ser transformador para sua administração.

ESTÁ BEM CLARO PARA VOCÊ O QUE É CUSTO FIXO E CUSTO VARIÁVEL?



Ter conhecimento das despesas mensais é indispensável para que o gerenciamento do fluxo de caixa e orçamentário seja eficiente. Podemos dividir os custos em:
 
CUSTOS FIXOS

Exemplos:

  • Limpeza;
  • Aluguel de equipamentos;
  • Aluguel de instalações;
  • Salários;
  • Vigilância.
 
CUSTOS VARIÁVEIS

Exemplos:

  • Matérias-primas
  • Comissões de vendas;
  • Água, energia, telefonia.

O conhecimento dos custos está totalmente relacionado ao seu lucro mensal. Controlar corretamente os custos fixos e variáveis é fundamental para que a empresa se sinta segura financeiramente, podendo crescer e investir mantendo a saúde financeira do negócio. Por isso, perguntamos para você:

O valor que você fatura mensalmente é suficiente para cobrir todos os custos?

Para facilitar a resposta, caso você não a tenha, nossa equipe desenvolveu duas planilhas muito importantes para que você controle os seus custos corretamente. A primeira delas serve para controlar os custos fixos e variáveis da empresa, a segunda planilha oferece um controle automático dos seus gastos pessoais.


 

Além disso, caso você tenha interesse em dominar ainda mais suas finanças pessoais, elaboramos este conteúdo para maior esclarecimento do assunto!
  
BENEFÍCIOS EM CONTROLAR OS CUSTOS


 
Gestão equilibrada

Ao controlar os custos você consegue manter seu negócio funcionando com as contas em dia, além de agilizar a tomada de decisão. Com a gestão equilibrada você poderá projetar novos investimentos de forma estruturada, como o aumento da linha de produtos ou o crescimento do número de funcionários.
 
Controle total

Você conseguirá identificar se está gastando mais que o necessário nas etapas de produção e vendas, podendo inclusive realizar novas cotações de fornecedores a fim de reajustar o preço de matérias primas e do valor do frete, por exemplo, ou até mesmo negociar prazos diferenciados que sejam bons para o seu negócio.
 
Capital de giro disponível

Manter um capital de giro é fundamental para desempenhar os processos diários do seu negócio bem como suprir atos imprevisíveis que possam aparecer, como por exemplo: aumento das vendas de forma inesperada.

CONTROLE OS CUSTOS COM UM SOFTWARE

 

Com um 
Sistema de Gestão Online, você conseguirá realizar um Controle Financeiro Online (entradas e saídas de dinheiro) de forma muito mais fácil, automática, e ainda pode visualizar sua projeção de gastos para o mês seguinte de um jeito muito mais profissional e seguro.
 
Além do mais, você realizará 
análises de forma fácil, rápida e sem erros. Um sistema de gestão online permite que você transforme dados em informações gerenciais importantes identificando a atual situação da empresa no mercado.
 
A partir das análises gerenciais você consegue obter indicadores e valores através de gráficos e relatórios como:
                                                                           

  • Fluxo de caixa previsto;                                                         
  • DRE;                                                                                               
  • Margem de contribuição;                                                     
  • Valor Financeiro;                                                                             
  • Valor de Faturamento;                                                                     
  • Mapa de venda;                                                                              
  • Previsões de compra.    
 
Utilizar um
ERP na hora para controlar todas as atividades é ideal para gerenciar o seu negócio de forma eficaz e otimizar o tempo. E com isso melhorar a produtividade de todos os funcionários evitando retrabalho de alguns processos.

23 de Janeiro de 2019

Tags:

controle de custos variáveis fixos controle financeiro