Funil de vendas: aproveitando as oportunidades e melhorando os resultados!
O setor comercial, assim como muitos outros departamentos, é uma área que requer pesquisa, planejamento e organização. Quando uma empresa busca se destacar entre as concorrentes, é importante que ela saiba definir quais são os seus objetivos e também como motivar a equipe para atingir os resultados.
Embora muitos gestores compreendam a importância de gerenciar o funil de vendas para conseguir isso, ainda existem profissionais que não sabem analisar a fundo todas as oportunidades nesse processo. Consequentemente, desperdiçando um tempo precioso que poderia ser direcionado para vender mais e melhor.
Quer saber como aumentar vendas, atingir metas comerciais e melhorar a motivação da equipe? Continue lendo esse post para descobrir como fazer isso gerenciando o seu funil de vendas.
A importância do planejamento comercial
Se analisarmos a forma com que o mercado têm se comportado nos últimos anos, veremos que a competitividade está crescendo. Afinal, são muitas empresas iniciando suas operações enquanto que os clientes estão cada vez mais exigentes com aquilo que querem consumir.
A empresa que não estiver preocupada em possuir uma gestão de vendas eficiente provavelmente não saberá como administrar os seus recursos, agradar o público-alvo ou atingir as metas de vendas.
E, para conseguir os objetivos acima a melhor maneira é realizando um planejamento comercial efetivo. Este é um processo indispensável para entender melhor quais são as necessidades do cliente e também para decidir o que precisa ser feito para melhorar as vendas e estabelecer o quanto pode ser investido em cada estratégia.
Assim que feito um planejamento, está na hora da empresa elaborar um processo de vendas para ajudar toda a equipe comercial a ter mais resultados.
Como o processo de vendas ajuda as equipes
O processo de vendas consiste em etapas elaboradas pela empresa para guiar a sua equipe durante a realização das atividades.
Um dos desafios que muitos gestores acabam enfrentando é avaliar e definir esse processo corretamente, o que influencia para que coloquem em risco a motivação da equipe e também o desempenho dos seus colaboradores.
Um processo de vendas ineficiente faz com que os vendedores acabem gastando energia com funções desnecessárias. O resultado disso acaba sendo a confusão entre os envolvidos e, provavelmente, a perda de investimentos.
Por outro lado, ter os processos e as metas de vendas bem esclarecidas contribui para que a empresa minimize os erros nas operações. Ajuda no aumento da produtividade, a melhorar a qualidade dos serviços, no desenvolvimento de colaboradores e na otimização de tempo da equipe.
Se o foco é vender mais e com qualidade, os gestores devem direcionar os seus vendedores pelo caminho certo. E, para isso, precisam compreender como utilizar o funil de vendas para controlar e gerenciar este processo.
Quais são os desafios no funil de vendas?
O funil de vendas mostra toda a trajetória de um cliente, desde o primeiro contato com a marca até a finalização da compra. Não há uma regra para estruturá-lo, pois tudo vai depender do modelo de negócio. Porém, é possível começar a fazer isso traçando o perfil do seu público específico, por exemplo.
Depois de feita a análise, a empresa estará preparada para elaborar a estruturação do seu funil.
1. Parte superior do funil
Na parte superior do funil os clientes em potencial estão passando por uma dificuldade específica. Eles não sabem ao certo qual é o problema, mas estão procurando fontes confiáveis para ajudá-lo a esclarecer isso.
Um dos desafios dessa etapa é direcionar estratégias para manter o potencial cliente interessado e assim aumentar as oportunidades de vendas.
2. Meio do funil de vendas
Nessa etapa do funil os vendedores não estão mais lidando com um perfil desconhecido. Agora que o problema já foi apresentado, o lead quer saber quais são as soluções que a sua marca têm a oferecer a ele.
Aqui, o desafio é conseguir fazer as perguntas certas para qualificar esse cliente em potencial. Também fazer com que ele confie na empresa, e mostrar que a sua marca é realmente especialista no assunto.
3. Parte inferior do funil
A parte inferior do funil é onde os leads sabem tudo sobre a sua empresa e qual é a melhor solução. Assim sendo, estão prontos para escolher a proposta comercial e assim fechar uma compra.
Nessa fase, o desafio para o gestor é realizar o acompanhamento de toda a equipe comercial. Fazer com que os vendedores sigam o funil de vendas, que documentem as informações e que também consigam ter em mãos os dados corretos.
Não importa qual é o segmento da empresa, o importante é que ela consiga controlar todas essas etapas. Avaliar o aproveitamento em cada um desses processos e por meio disso definir ações para aprimorar o funil e conquistar resultados mais consistente.
Embora pareça simples, a verdade é que estruturar e seguir o funil de vendas pode se tornar um desafio. Por exigir tempo, pesquisas e muitas informações, alguns profissionais de gestão podem até se sentir desmotivados em começar esse controle.
Porém, a boa notícia é que já existem soluções capazes de ajudá-los nesse processo de vendas.
Ferramentas CRM e funil de vendas: como elas ajudam a empresa a controlar e gerenciar o processo de vendas?
As ferramentas CRM (Customer Relationship Management, conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) foram desenvolvidas para auxiliar as empresas a conciliar as atividades com o relacionamento com os clientes. O objetivo é aplicar estratégias totalmente focadas no consumidor, ajudando para que a marca tenha acesso à informações mais detalhadas sobre cada perfil.
Conseguem ajudar na formulação de táticas, apresentando as interações já realizadas com a marca. Por meio disso, a empresa também consegue estabelecer uma comunicação e um relacionamento mais próximo com os usuários.
Os dados são fornecidos em tempo real e a organização consegue acompanhar a jornada do lead pelo funil de vendas para saber qual é o melhor momento para realizar uma oferta.
Com as informações em mãos a empresa pode identificar melhor as oportunidades, oferecer algo que os leads realmente estão interessados e aumentar vendas. A tecnologia ajuda a definir melhores metas, a atingir resultados e também a analisar as interações, antecipando as necessidades do mercado e melhorando a captação de novos compradores.
E se você ainda está com dúvidas sobre como gerenciar o seu funil de vendas de forma segura e prática, experimente baixar agora mesmo a ferramenta de CRM desenvolvida pela iZY (call to action). Não têm custo algum e ela auxiliará você a otimizar ainda mais o seu processo de vendas!
31 de Julho de 2019
Tags:
Funil de vendas Vendas Planejamento comercial CRMCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023