Facebook

Gestão de madeira: saiba como reduzir os custos da sua madeireira!

A atual situação econômica do Brasil está fazendo com que muitas empresas precisem buscar outros meios de se destacar no mercado. Uma forma que encontraram é diminuindo os custos e desperdícios.

Um controle de estoque eficiente permite que as empresas economizem sem abrir mão da qualidade. E, no caso das madeireiras, fazer a gestão correta de insumos, matéria prima e produto acabado é ainda mais importante.

Não sabe como reduzir os custos, nem como aumentar o lucro da sua madeireira? Veja, neste post, como o controle de estoque e a gestão de madeira podem ajudar!

Gestão para empresa de madeira e serraria: por que fazer?



Quem trabalha dentro de uma madeireira sabe que as etapas de transformação da madeira — bem como suas sobras de casca, pó de serras e recortes — ocasionam desperdícios.

Da mesma maneira, sabe que em um processo de transformação longo geralmente é necessário uma grande quantidade de estoque para conseguir finalizar o produto.

Melhorar o reaproveitamento das sobras, assim como reduzir os custos de produção e estoque, são ações extremamente vantajosas para a empresa. Afinal, ajudam a diminuir os valores gastos com compras de matéria prima e materiais, bem como aumentar a margem de lucro sobre os pedidos e orçamentos novos.

Porém, para que a madeireira consiga fazer o reaproveitamento das sobras e reduzir os custos, é necessário controle. Em outras palavras, fazer a gestão para madeira.

Quando existe gestão, a empresa consegue garantir benefícios incríveis como:

  • Redução de custo com compras de matéria prima;
  • Redução de custo com desperdício da madeira;
  • Redução de custo com serviço de caminhão de lixo/entulho;
  • Melhor aproveitamento das sobras de cascas, pó de serra, e recortes;
  • Controle exato da compra e transformação da madeira na hora da venda;
  • Redução dos prazos de entrega nos pedidos e orçamentos;
  • Aumento de lucro da madeireira devido ao menor desperdício e consumo ou venda das sobras.

Principais custos das madeireiras



O setor de produção das madeireiras compõem boa parte dos custos totais da empresa. Existem os custos com as matérias primas, que são as madeiras de diversas formas de compra, os custos com mão-de-obra e também os custos com insumos para o tratamento.

O processo de beneficiamento e tratamento da madeira é muito importante pois  serve para garantir a qualidade do produto acabado. Assim sendo, as vezes essa etapa apresenta um custo mais elevado que as outras pois a empresa precisa adquirir matéria prima de qualidade e procedência.

Fazer a gestão de madeira nesse caso também pode ajudar a madeireira a não se preocupar tanto com a etapa de beneficiamento e tratamento, uma vez que existe controle sobre as etapas de aquisição de materiais e mão de obra.   

Da mesma forma, ajuda no aproveitamento do descascamento da transformação do tronco linear para quadrado ou dos cortes modelos e espessuras, fazendo com que as sobras de produção possam ser reaproveitadas de alguma forma.

Problema que atinge empresas de madeira e serraria



O grande problema das madeireiras é que muitas não fazem o controle de sobras de corte e acabam trabalhando com ajuste de estoque manual. Ou seja, não utilizam o estoque do sistema e deixam a sobra de material como desperdício.

Uma vez que não existe controle do estoque, os operadores acabam pegando sempre uma prancha ou tábua inteira para fazer novos cortes. E assim as sobras vão ficando esquecidas.

O acúmulo de tocos e retalhos de corte acabam se transformando em perdas, quando poderiam estar sendo utilizados em outros pedidos/orçamentos/projetos cujas medidas se encaixam.

A curto prazo isso pode não ser um problema, mas ao final do semestre ou ano essa soma de retalhos pode causar um prejuízo enorme para a madeireira.

4 dicas de gestão para empresa de madeira


A maioria das empresas de madeira e serraria não sabem ou não estão preparadas para trabalhar com o controle de estoque. Isso porque não possuem conhecimento ou experiência suficiente para fazer a gestão correta.

No entanto, é possível resolver esse problema e melhorar o controle das sobras e estoque seguindo 4 dicas. Abaixo, confira que dicas são essas:

Dica 1: Treine os funcionários
Quando a madeireira oferece treinamento, os operadores de corte e recorte ficam mais bem preparados para trabalhar na linha de produção. Os funcionários aprendem como aproveitar melhor a madeira, inclusive como fazer uso correto das sobras.

Dica 2: Controle o saldo de estoque
A segunda dica é controlar o saldo do produto bruto e produto final. Assim que assume o controle sobre o que entra e sai do estoque, a madeireira consegue saber quantos metros quadrados tem estocados e quando será preciso fazer novos pedidos.

Dica 3: Atente-se aos prazos de entrega
Se a empresa de madeira e serraria mantém os prazos de entrega sob controle,  consegue evitar a compra de materiais desnecessários. Assim sendo, o estoque não fica sobrecarregado de matéria prima, nem em falta de materiais. 

Dica 4: Mude o processo de necessidade de compra
O que a empresa precisa para a transformação da madeira dos pedidos já abertos? Uma forma de reduzir os custos e melhorar a gestão é verificar se a madeireira não possui um estoque mínimo antes mesmo de fazer uma nova compra. 

Gestão simples para empresa de madeira


Fazer a gestão dentro da madeireira, de maneira permanente, rápida e simples para que não atrapalhe o processo produtivo, pode ser um desafio.
Contudo, seguir boas práticas de gestão e investir em um bom software de gerenciamento já podem ajudar a madeireira a garantir que seus processos fluam de maneira mais rápida e natural.

Hoje, as empresas mais bem preparadas e organizadas conseguem se manter mais fortes no mercado. Principalmente no que diz respeito àquelas com pouco capital de giro disponível.

Fazer a gestão de madeira e estoque é importante para a redução dos custos e reaproveitamento das sobras. Mas, também, para que a empresa se destaque das concorrentes e não corra o risco de fechar as portas.
 
 
Se gostou do tema, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado! 

16 de Setembro de 2020

Tags:

Gestão de madeira Gestão para madeira Gestão para empresa de madeira Gestão para empresa de madeira e serraria Madeireira Aumento de lucro de madeireira

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: