Importância de uma Gestão de Vendas eficiente
O objetivo final de qualquer negócio é o de lucrar com boas vendas, por isso, é importante gerenciar eficientemente sua empresa. Mas você sabe como funciona a gestão de vendas? Neste artigo citamos algumas dicas para te ajudar, confira.
A gestão de vendas anteriormente era ligada apenas ao setor de vendas, com a evolução dos negócios, agora está inclusa em todas as áreas da empresa, como marketing, atendimento e setores de entrega. De forma simples, a gestão de vendas visa alcançar metas por meio de um planejamento eficaz.
Vender não se resume apenas em comercializar um produto ou serviço, é necessário relacionamento com o mercado e seus clientes, o consumidor espera proximidade para ter confiança. Uma empresa que não vende está caminhando para o fracasso, você quer isso para o seu negócio? Entenda que para obter êxito nas vendas é preciso tomar algumas atitudes.
Inicialmente é importante uma gestão de vendas estruturada, é essencial identificar qualquer irregularidade nos processos que possam se tornam grandes problemas.
PLANEJAMENTO DE VENDAS
A área de gestão de vendas está ligada a criação e definição dos objetivos para os quais a equipe de vendas trabalhará. Algumas das tarefas individuais estão definidas nas metas gerais de vendas, cotas, previsão de demanda e estratégia.
Para definir esses objetivos de vendas inicie montando um planejamento de seus negócios, identificando seus clientes alvo, segmentos de mercado atendidos, quais valores possuem seus produtos e como eles se diferenciam do mercado. Depois disso, analise qual estrutura você precisará para realizar essa estratégia, como se comunicará com seus clientes, como será a precificação de seus produtos e os canais de venda.
SELEÇÃO DE VENDEDORES
Os gerentes de vendas são responsáveis de montar e organizar a equipe. Isso vai desde o processo seletivo e contratação, até treinamentos necessários para a função. Para a seleção de vendedores deve-se levar em consideração a vaga em aberto, descrever as atividades a serem realizadas e escolher candidatos que tenham o perfil de vendas.
Uma coisa importante nessa fase de seleção de equipe, é o quão motivado está o candidato para vender seus produtos. Ele tem que enxergar valor no que vende e, principalmente, ter o prazer de ajudar seus clientes com aquilo que ele vende.
ANÁLISE DE VENDAS
O líder de vendas também é responsável em criar relatórios e desenvolver metas em cima dos resultados alcançados. Nesta etapa pode-se utilizar um sistema de gestão que gere estatísticas de vendas e crie comparativos.
Um bom sistema com um módulo de CRM e de vendas trará vários benefícios na gestão da empresa. Além de relatórios detalhados, você precisa de uma boa ferramenta de funil de vendas, automatizar a gestão de sua carteira de pedidos, ter o controle de seu faturamento e acompanhar seus orçamentos.
Após executar a primeira parte, você precisa entender como funciona as fases da segunda etapa para depois aplica-las. Vamos lá! São 6 fases que compõem esse processo e estão ligadas diretamente a gestão de vendas, lembramos que a gestão em si está interligada com o processo geral do seu negócio, conheça as fases:

Considera-se todas as pessoas que de alguma forma chegam até o seu produto ou serviço e a partir disso iniciam um relacionamento com algum vendedor.

Neste momento o cliente começa a reconhecer que possui um problema e vê a necessidade do seu produto ou serviço para solucionar este problema. É papel de seu setor de marketing divulgar seus produtos e fazer com que o cliente identifique essa dor, para poder transformar um lead em uma oportunidade de venda.

A fase de proposta é quando o vendedor inicia a oferta do produto ou serviço, apresentando ao consumidor soluções que estão muito à frente dos concorrentes. Você precisa estar preparado, pois o mercado está cheio de produtos e serviços tão bons quanto o da sua empresa. Você precisa ser o melhor! Leia o artigo: “Você faz vendas sem emitir propostas”, para entender melhor a importância dessa etapa ou se preferir baixe nosso Modelo de Proposta Comercial.
.jpg)
Dificilmente o seu futuro cliente fechará a compra imediatamente. Ele pode surgir contestando o preço, o tamanho, o formato, o pagamento, entre outros. Para que seja finalizado a compra o vendedor precisa, neste momento, negociar para que ele se sinta confortável para finalizar a compra. O funil de vendas do CRM poderá lhe auxiliar nessas etapas para fazer uma boa negociação.

Este momento é de quando o cliente chega até a fase de pagamento pois já está certo que é o que ele quer. O importante dessa etapa é garantir que o cliente seja bem tratado também após finalizar a compra. Realizar entregas no prazo, com qualidade e boa comunicação é fundamental para o sucesso dessa etapa.

O pós-venda é tão importante quanto a venda, é neste momento que o seu cliente recomendará seus produtos ou serviços aos conhecidos. Valorize esta fase e garanta a satisfação para que sigam clientes.
Independente se sua empresa é pequena ou grande, com uma boa gestão de vendas você conseguirá estruturar a área comercial e como resultado obterá o crescimento do seu negócio.
Tags:
gestão de vendasCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024

20 de Dezembro de 2023