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Importância de uma Gestão de Vendas eficiente

O objetivo final de qualquer negócio é o de lucrar com boas vendas, por isso, é importante gerenciar eficientemente sua empresa. Mas você sabe como funciona a gestão de vendas? Neste artigo citamos algumas dicas para te ajudar, confira.
 
A gestão de vendas anteriormente era ligada apenas ao setor de vendas, com a evolução dos negócios, agora está inclusa em todas as áreas da empresa, como marketing, atendimento e setores de entrega. De forma simples, a gestão de vendas visa alcançar metas por meio de um planejamento eficaz.
 
Vender não se resume apenas em comercializar um produto ou serviço, é necessário relacionamento com o mercado e seus clientes, o consumidor espera proximidade para ter confiança. Uma empresa que não vende está caminhando para o fracasso, você quer isso para o seu negócio? Entenda que para obter êxito nas vendas é preciso tomar algumas atitudes.
 
Inicialmente é importante uma gestão de vendas estruturada, é essencial identificar qualquer irregularidade nos processos que possam se tornam grandes problemas.
 

PLANEJAMENTO DE VENDAS
A área de gestão de vendas está ligada a criação e definição dos objetivos para os quais a equipe de vendas trabalhará. Algumas das tarefas individuais estão definidas nas metas gerais de vendas, cotas, previsão de demanda e estratégia.
 
Para definir esses objetivos de vendas inicie montando um planejamento de seus negócios, identificando seus clientes alvo, segmentos de mercado atendidos, quais valores possuem seus produtos e como eles se diferenciam do mercado. Depois disso, analise qual estrutura você precisará para realizar essa estratégia, como se comunicará com seus clientes, como será a precificação de seus produtos e os canais de venda.
 
SELEÇÃO DE VENDEDORES
Os gerentes de vendas são responsáveis de montar e organizar a equipe. Isso vai desde o processo seletivo e contratação, até treinamentos necessários para a função. Para a seleção de vendedores deve-se levar em consideração a vaga em aberto, descrever as atividades a serem realizadas e escolher candidatos que tenham o perfil de vendas.
 
Uma coisa importante nessa fase de seleção de equipe, é o quão motivado está o candidato para vender seus produtos. Ele tem que enxergar valor no que vende e, principalmente, ter o prazer de ajudar seus clientes com aquilo que ele vende.
 
ANÁLISE DE VENDAS
O líder de vendas também é responsável em criar relatórios e desenvolver metas em cima dos resultados alcançados. Nesta etapa pode-se utilizar um sistema de gestão que gere estatísticas de vendas e crie comparativos.
 
Um bom sistema com um módulo de CRM e de vendas trará vários benefícios na gestão da empresa. Além de relatórios detalhados, você precisa de uma boa ferramenta de funil de vendas, automatizar a gestão de sua carteira de pedidos, ter o controle de seu faturamento e acompanhar seus orçamentos.
 

Após executar a primeira parte, você precisa entender como funciona as fases da segunda etapa para depois aplica-las. Vamos lá! São 6 fases que compõem esse processo e estão ligadas diretamente a gestão de vendas, lembramos que a gestão em si está interligada com o processo geral do seu negócio, conheça as fases:
 

LEAD 
Considera-se todas as pessoas que de alguma forma chegam até o seu produto ou serviço e a partir disso iniciam um relacionamento com algum vendedor.
 
IDENTIFICANDO UMA OPORTUNIDADE
Neste momento o cliente começa a reconhecer que possui um problema e vê a necessidade do seu produto ou serviço para solucionar este problema. É papel de seu setor de marketing divulgar seus produtos e fazer com que o cliente identifique essa dor, para poder transformar um lead em uma oportunidade de venda.
 
PROPOSTA
A fase de proposta é quando o vendedor inicia a oferta do produto ou serviço, apresentando ao consumidor soluções que estão muito à frente dos concorrentes. Você precisa estar preparado, pois o mercado está cheio de produtos e serviços tão bons quanto o da sua empresa. Você precisa ser o melhor! Leia o artigo: “Você faz vendas sem emitir propostas”, para entender melhor a importância dessa etapa ou se preferir baixe nosso Modelo de Proposta Comercial.
 
É MOMENTO DE NEGOCIAR!
Dificilmente o seu futuro cliente fechará a compra imediatamente. Ele pode surgir contestando o preço, o tamanho, o formato, o pagamento, entre outros. Para que seja finalizado a compra o vendedor precisa, neste momento, negociar para que ele se sinta confortável para finalizar a compra. O funil de vendas do CRM poderá lhe auxiliar nessas etapas para fazer uma boa negociação.
 
FINALIZAÇÃO
Este momento é de quando o cliente chega até a fase de pagamento pois já está certo que é o que ele quer. O importante dessa etapa é garantir que o cliente seja bem tratado também após finalizar a compra. Realizar entregas no prazo, com qualidade e boa comunicação é fundamental para o sucesso dessa etapa.
 
CLIENTE FELIZ
O pós-venda é tão importante quanto a venda, é neste momento que o seu cliente recomendará seus produtos ou serviços aos conhecidos. Valorize esta fase e garanta a satisfação para que sigam clientes.
 
Independente se sua empresa é pequena ou grande, com uma boa gestão de vendas você conseguirá estruturar a área comercial e como resultado obterá o crescimento do seu negócio.
 

08 de Agosto de 2018

Tags:

gestão de vendas

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