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Melhore o controle financeiro com o ponto de equilíbrio



A empresa que quer manter sua saúde financeira em dia precisa fazer o controle de despesas e receitas.

O ponto de equilíbrio financeiro é um dos indicadores que mais ajudam nesse propósito, uma vez que consegue mostrar (com exatidão) quanto a empresa precisa vender e ter em caixa para não contabilizar prejuízos.

A sua empresa mantém o controle financeiro entre as despesas e receitas? Se a resposta for não, sem pânico!
Neste post iremos explicar o que é o ponto de equilíbrio, qual a importância de manter as despesas e receitas da empresa equilibradas, e qual é o passo a passo para calcular corretamente.

Esperamos que goste. Boa leitura!

O que é ponto de equilíbrio financeiro?

Ponto de equilíbrio financeiro nada mais é que o nível mínimo de dinheiro que a empresa precisa ter disponível para cobrir todas as saídas de caixa.

Se o ponto de equilíbrio financeiro for maior que o algoritmo 1, significa que a empresa não vendeu produtos suficientes para arcar com todos os custos e as despesas do mês. Representando, assim, prejuízos.

Importância de manter o controle de despesas e receitas

O sucesso de um negócio depende muito da forma com que as receitas e despesas são administradas pelo gestor.

Sem controle financeiro a empresa pode contabilizar prejuízos mesmo se o faturamento do mês foi alto. Da mesma forma, pode alcançar alta lucratividade caso consiga manter os custos e as despesas inferiores às receitas.

Manter as despesas e receitas equilibradas garante que a empresa terá condições financeiras de cumprir com todas as obrigatoriedades. Dessa forma, impedindo que dívidas e atrasos nos pagamentos ocorram.    

Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro

Agora que você já sabe o que é ponto de equilíbrio financeiro e qual a importância de manter o controle de despesas e receitas, veja qual é o passo a passo para calculá-lo.

Faça o levantamento de todos as despesas e custos fixos

Para calcular o ponto de equilíbrio financeiro, você precisa primeiramente verificar o controle financeiro e identificar todas as despesas fixas e os custos fixos relacionados ao funcionamento da empresa.

Despesas e custos fixos são aqueles que recebem pouca ou quase nenhuma variação no mês independente do volume de produção, tais como: salários de funcionários, aluguel, serviço de segurança, internet, impostos, serviço de contador, entre outros.

Identificar os custos e as despesas variáveis

Depois de fazer o levantamento de todas as despesas fixas e custos fixos, você precisa identificar os custos e as despesas variáveis.

Essas, diferente das despesas e custos fixos, tendem a variar todos os meses de acordo com a quantidade de produtos vendidos e produzidos pela empresa. Alguns exemplos são: matéria-prima, embalagens, serviços terceirizados, água, comissão dos vendedores, multas e energia elétrica.

Descobrir a margem de contribuição

A margem de contribuição é a quantia monetária que vai sobrar da receita obtida com as vendas. Para descobrir qual é a MC da sua empresa, você precisa pegar o total das vendas realizadas no período e diminuir todos os custos variáveis e despesas variáveis.
Abaixo, veja a fórmula:


MC Total = Receita com as vendas - (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
 
Exemplo:

Digamos que a sua empresa vendeu 1 mil produtos mês passado, totalizando assim R$ 120.000,00 de faturamento. Os custos variáveis somam R$ 32.000 e as despesas variáveis R$ 30.000. Logo, a sua margem de contribuição total é:

MC Total = 120.000,00  - (32.000,00 + 30.000)
MC Total = 58.000,00

Obs: Como foram vendidos 1 mil produtos, a margem de contribuição unitária é de 58,00 (58.000 dividido por 1.000).

Aplique a fórmula ponto de equilíbrio financeiro

Após fazer o levantamento de despesas fixas e custos fixos e descobrir qual é a margem de contribuição, você terá todas as informações necessárias para aplicar a fórmula de ponto de equilíbrio financeiro:

PEF = Custos fixos + Despesas fixas / Margem de contribuição
 
Exemplo:

Digamos que nesse caso os custos fixos sejam de R$ 11.000 e as despesas fixas R$ 25.000. Logo, o ponto de equilíbrio da sua empresa é de:
Ponto de equilíbrio = (11.000 + 25.000) / 58,00
Ponto de equilíbrio = 620

Com base nesse exemplo, podemos dizer que a sua empresa precisa vender 620 produtos para atingir o seu ponto de equilíbrio e não contabilizar prejuízo.
 
O cálculo do ponto de equilíbrio financeiro não é necessariamente difícil, mas exige atenção para que todos os números aplicados nas fórmulas sejam confiáveis.
Assim que tiver o resultado em mãos, você poderá elaborar um planejamento estratégico com mais assertividade e estabelecer metas mais realistas. Não só isso, aplicar ações de melhorias para reduzir os custos e as despesas, e aumentar a margem de contribuição.
 
Gostou do conteúdo? Então não deixe de ler o post “Contas a Pagar e a Receber: como manter o equilíbrio financeiro da empresa?” para aumentar ainda mais o seu conhecimento sobre controle de despesas e receitas.

13 de Outubro de 2021

Tags:

gestao financas despesas controle financeiro financeiro

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