Modelo de Orçamento Comercial: Template para você editar e usar em sua empresa
Que empresa não quer agilizar o seu processo de vendas? Ou garantir a entrega dos seus produtos, aproveitar melhor a matéria-prima e otimizar o controle de estoque? Todas! E embora algumas não saibam como fazer isso, já existe uma alternativa para ajudá-las a alcançar esses objetivos mais rápido: o orçamento sob medida.
Aqui o cliente solicita o orçamento de um determinado produto ou serviço e a empresa realiza o cálculo do serviço baseado em medições — disponibilizadas pelo consumidor. Ela consegue então mensurar a quantidade necessária de matéria prima e por meio disso estimar, com segurança, qual é o preço justo para marca e o cliente.
Quais são os resultados?
Além da possibilidade de concluir mais vendas (por conta da transparência com o consumidor), a empresa consegue ter um melhor controle sobre os seus produtos e ainda minimizar os desperdícios relacionados aos materiais. Ficou curioso para saber mais?
Veja, neste post, porque o orçamento é a porta de entrada para novas negociações e entenda, de uma vez por todas, qual é a diferença entre ele e uma proposta de venda!
Orçamento: a porta de entrada para as negociações
Quanto mais produtos vendidos, melhor. Mas para chegar a resultados satisfatórios é necessário que as empresas consigam fechar negócios. Como os consumidores estão cada vez mais exigentes, essa geração não se cansa de buscar por propostas e preços mais atrativos. Eles querem investir em algo que atenda às necessidades e que, ao mesmo tempo, esteja dentro de suas condições de pagamento.
O orçamento é o primeiro contato que a empresa vai ter com o cliente. Logo, é a etapa decisiva para definir o futuro de uma negociação. Se o consumidor não se sentir satisfeito com a oferta ou com o tratamento recebido, ele não se será motivado em continuar. E pior, provavelmente não terá interesse em voltar a repetir uma solicitação.
A empresa que não está preocupada em aprimorar essa etapa corre o risco de perder novas oportunidades. E se o objetivo é vender mais e melhor, é preciso estar atento desde o princípio. Que nesse caso, se inicia com a solicitação de um orçamento e segue com uma proposta comercial.
Orçamento X Proposta Comercial: qual é a diferença?
Orçamento
Antes de fechar uma compra é comum vermos os consumidores pesquisando preços, certo? Eles querem saber como estão as ofertas no mercado e descobrir qual é a empresa capaz de oferecer um melhor custo e benefício.
Antes de fechar uma compra é comum vermos os consumidores pesquisando preços, certo? Eles querem saber como estão as ofertas no mercado e descobrir qual é a empresa capaz de oferecer um melhor custo e benefício.
Nesta circunstância, quando solicitado, os vendedores geram um documento para esses possíveis compradores. Nele, disponibilizam informações relevantes sobre valor da mão de obra, preço do produto, quantidades, prazos de entrega, tempo de execução, enfim.
Este documento é chamado de “orçamento” e é o que vai garantir ao cliente o que foi combinado desde o início de uma negociação.
Proposta Comercial
Já a proposta de venda é um pouco diferente.
Já a proposta de venda é um pouco diferente.
Ela mostra ao cliente informações sobre o produto que está sendo adquirido ou o serviço que está contratando e quanto será pago pelo investimento. Esse é um arquivo que deve ser enviado antes de fechar a contratação porque é ele que vai detalhar o item negociado e especificar valores.
Funciona como uma espécie de contrato entre a pessoa que está vendendo e quem está comprando. E pode ser uma aliada poderosa para as organizações que visam aumentar as vendas.
Diferente do orçamento, esse é um documento onde o vendedor deixa registrado todas as particularidades da venda. Ele fornece os dados sobre o produto, serviço e segue relacionando as demais informações da negociação. Por exemplo: qual será o custo, o local onde o serviço será executado, os profissionais responsáveis pelo serviço, qual é a data de realização, o tempo de duração, enfim.
Como deve ser enviado antes da contratação (para apresentar em detalhes o produto ou serviço), é imprescindível que o documento seja redigido de forma clara e objetiva. É importante que o vendedor sempre construa o texto para estimular o comprador a realmente fechar o negócio.
Por meio da proposta comercial o cliente pode conhecer melhor o que está sendo adquirido e constatar, com segurança, que a compra é um bom investimento.
Temos também um modelo de Proposta Comercial. Clique aqui para baixar!
Sabendo exatamente quais são os argumentos e a maneira com que a empresa trabalha, mais clientes ficam propenso a realizar a negociação com a empresa.
Exemplo
Agora que você já sabe qual é a diferença entre orçamento e proposta comercial, que tal um exemplo?
Pense em uma empresa especializada em mármores. Uma cliente entra em contato com e solicita ao atendente um “orçamento” para a pia da sua cozinha. As medidas são de 2 metros de comprimento por 1,5 metro de largura.
Depois que é desligado o telefone, o profissional responsável pela venda calcula o preço das peças baseado nessas medições. Ele analisa a quantidade de mármore necessário, o preço por metro quadrado, o valor da mão de obra e o tempo previsto para a entrega do produto.
Ao final do dia, ele chega a um valor estimado de R$ 4.183,00. O vendedor então prepara a documentação com todas essas informações e o anexa a um e-mail. Ele também se certifica de especificar uma pequena observação: caso a cliente decida fechar a compra, a empresa irá oferecer um desconto de R$ 183,00.
Assim que recebe o e-mail a compradora se interessa pela oferta e logo pensa: “Sim, esse produto pode atender as minhas expectativas e está dentro do meu orçamento.” Ela retorna a mensagem dando uma resposta otimista ao vendedor.
No dia seguinte o profissional decide que já está na hora de preparar o documento para esclarecer e reforçar ainda mais a decisão dela.
Ele então começa a redigir uma proposta de venda, explicando todos os detalhes do item que está sendo comercializado. Específica a ela quais são os valores, qual é a mão de obra que ela está contratando e o quanto será pago por tudo isso. Depois, o encaminha novamente.
A cliente acessa o documento e fica ainda mais satisfeita. Agora ela sabe tudo sobre o que está pretendendo comprar e decide retornar a empresa para uma resposta final. Ela decide fechar a compra.
Percebe como não é difícil?
Claro que elaborar um orçamento e uma proposta comercial pode exigir alguns cuidados, mas já é possível as empresas transmitirem para o cliente maior transparência e confiabilidade de forma simples. Hoje, já conseguem ter acesso a ferramentas para ajudar a fazer isso, como por exemplo um sistema de orçamento.
Por meio dele conseguem atender as necessidades do mercado mais rápido. Sabem com certeza qual o preço mais justo e também podem melhorar os seus resultados por meio de um planejamento.
Se quer saber como fazer isso de maneira fácil e sem custo algum, baixe agora mesmo esse modelo de sistema de orçamento e otimize ainda mais as suas vendas!
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