Otimize o tempo da equipe de vendas
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Para conquistar e manter clientes é preciso de disciplina e organização. O vendedor é desafiado diariamente por diversas situações que estão ligadas diretamente aos bons resultados. Demorar para entrar em contato e perder orçamentos por falta de organização pode acabar, por exemplo, com a negociação e com o interesse do cliente pelos produtos ou serviços.
Evitar o retrabalho nos processos de vendas é essencial para o sucesso da área comercial. Neste artigo vamos dar algumas dicas para otimizar a rotina dos seus vendedores, além de apresentar algumas ferramentas que podem ajudar na gestão de vendas.
O VENDEDOR PRECISA DE ORGANIZAÇÃO
Sem dúvida, acreditar na memória é o grande erro de muitos vendedores, pois o atraso ou esquecimento de algum compromisso pode gerar a insatisfação dos clientes.
Manter uma agenda organizada com os compromissos diários ou semanais permite que você coordene as atividades de forma funcional, pois você consegue administrar as vendas por segmentos, ou por região, agilizando o tempo de atendimento e evitando retrabalho.
Com 4 atitudes simples você consegue reduzir o retrabalho dos seus vendedores, são elas:
- Desenvolva um planejamento eficiente;
- Estabeleça prazos e cumpra-os;
- Mantenha uma cadência de contatos para seus clientes não esquecerem de você;
- Utilize um sistema CRM;
- Tenha uma comunicação interna ativa.
LIDERANÇA ESTRATÉGICA
A integração entre a equipe de vendas e o gestor é essencial. É preciso trabalhar em conjunto e desenvolver estratégias comerciais que sejam compostas por metas reais e possíveis, além de ações motivacionais.
Um sistema de gestão é uma ferramenta facilitadora para prospecções e acompanhamento das vendas. Já imaginou a vida dos seus vendedores com um sistema de gestão online com agenda, históricos, CRM, controle de orçamentos entre outras funcionalidades? Com certeza ele não precisaria mais se preocupar com os compromissos agendados, perda de prazos, ou até mesmo, andar com blocos de anotações, agenda, planilhas para controle dos atendimentos, entre outros meios que utilizam para a sua organização.
Além dos benefícios citados anteriormente, a utilização de um sistema oferece outras vantagens como:
- Possibilidade de padronização dos orçamentos, documentos, contratos;
- Melhor comunicação entre os diferentes setores da empresa;
- Histórico de atendimentos anteriores;
- Cadastro dos clientes atualizados;
- Acompanhamento dos motivos de perdas de oportunidades de negócio;
- Acompanhamento das visitas de prospecção realizadas;
- Análise de desempenho das taxas de conversão de oportunidades em vendas;
- Controle das comissões a pagar para seus vendedores;
- Análise das vendas por região, vendedores e tipos de clientes.
Ao optar em utilizar um sistema de gestão online você consegue concentrar essas informações em um mesmo lugar, facilitando o acesso dos vendedores aos dados de qualquer lugar e em qualquer momento.
09 de Setembro de 2020
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