Saiba como funciona um controle financeiro integrado

Este é o resultado de um estudo publicado pelo SEBRAE em Outubro de 2016. Como você vê, uma grande quantidade de empresas encerra suas atividades devido à falta de condições para prosseguir com o crescimento.
MAS O QUE IMPEDE ESSAS EMPRESAS DE EVOLUÍREM?

A organização das informações e a gestão financeira de qualquer negócio são essenciais para sua sobrevivência, ou seja, uma empresa preocupada somente com produção e vendas, porém, que não busca uma gestão eficiente e segura, está mais vulnerável às dificuldades que a levam ao fracasso.
QUAL É O MELHOR MEIO DE SAIR DESTE CAMINHO, E COMO PERSEGUIR A EVOLUÇÃO DA MINHA EMPRESA?

Existem muitas ferramentas e instrumentos que ajudam o empreendedor a fazer análise e planejamento financeiro da empresa. Podemos destacar aqui alguns deles que são: o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial, os quais explicamos logo abaixo
A Equipe IZY elaborou um eBook que lista 7 dicas para otimizar o controle financeiro da sua empresa. É um ótimo conteúdo para que você comece a aplicar hoje mesmo em sua empresa a fim de investigar a saúde do seu negócio.
Vamos então às ferramentas que ajudam você a realizar análise e planejamento financeiro da sua empresa:

- O fluxo de caixa é um controle que indica os recebimentos e pagamentos a serem realizados, apurando o saldo disponível no caixa nas datas efetivas de recebimento ou pagamento. É o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa.
- O fluxo de caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, na qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. O Fluxo pode ser feito diária, semanal, mensal e anualmente.
- O fluxo de caixa pode ser considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa.

- Este demonstrativo consiste em relatórios que indicam o volume das vendas, o custo das mercadorias vendidas, despesas fixas e variáveis. O demonstrativo também apura o lucro líquido no momento em que ocorrem, sem considerar o pagamento ou recebimento.
- É um resumo de todas as operações financeiras em um determinado período para saber se a empresa teve lucro ou prejuízo, por meio da comparação entre receitas e despesas, apresentando os resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa.
- Este demonstrativo deve ser analisado pelo menos mensalmente.

Apresenta o valor do ativo, valor do passivo e apura o valor do patrimônio líquido da empresa.
- Ativo: bens e direitos;
- Passivo: exigibilidades e obrigações;
- Patrimônio líquido: resultado da diferença entre o total de ativos e o total de passivos;
- O balanço patrimonial apresenta a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa em determinada data, normalmente mensal e anual.
Essas são apenas algumas formas que podem ajudar você a manter a saúde do seu negócio. Somente através de uma gestão precisa e focada em resultados, é que sua empresa pode estabelecer metas e perseguir a evolução dia após dia.
Não deixe de baixar nosso eBook que traz 7 dicas essenciais para o seu controle financeiro.
São 7 conselhos que esclarecerão pra você o caminho em prol do desenvolvimento e equilíbrio de suas finanças.




25 de Setembro de 2019




Tags:
empresa controle financeiro finançasCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

12 de Março de 2025

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024