Facebook

Saiba como funciona um controle financeiro integrado

Você sabia que 23,4% das empresas no Brasil não sobrevivem aos 2 primeiros anos de existência? 
Este é o resultado de um estudo publicado pelo SEBRAE em Outubro de 2016. Como você vê, uma grande quantidade de empresas encerra suas atividades devido à falta de condições para prosseguir com o crescimento. 

MAS O QUE IMPEDE ESSAS EMPRESAS DE EVOLUÍREM?

 
A organização das informações e a gestão financeira de qualquer negócio são essenciais para sua sobrevivência, ou seja, uma empresa preocupada somente com produção e vendas, porém, que não busca uma gestão eficiente e segura, está mais vulnerável às dificuldades que a levam ao fracasso.
 
QUAL É O MELHOR MEIO DE SAIR DESTE CAMINHO, E COMO PERSEGUIR A EVOLUÇÃO DA MINHA EMPRESA?
 

 
Existem muitas ferramentas e instrumentos que ajudam o empreendedor a fazer análise e planejamento financeiro da empresa. Podemos destacar aqui alguns deles que são: o fluxo de caixa, o demonstrativo de resultados e o balanço patrimonial, os quais explicamos logo abaixo
 
A Equipe IZY elaborou um eBook que lista 7 dicas para otimizar o controle financeiro da sua empresa. É um ótimo conteúdo para que você comece a aplicar hoje mesmo em sua empresa a fim de investigar a saúde do seu negócio.
 

 
 
Vamos então às ferramentas que ajudam você a realizar análise e planejamento financeiro da sua empresa:
 
1. FLUXO DE CAIXA
 
  • O fluxo de caixa é um controle que indica os recebimentos e pagamentos a serem realizados, apurando o saldo disponível no caixa nas datas efetivas de recebimento ou pagamento. É o movimento de entrada e saída de recursos financeiros da empresa.
  • O fluxo de caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, na qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. O Fluxo pode ser feito diária, semanal, mensal e anualmente.
  • O fluxo de caixa pode ser considerado uma das mais importantes ferramentas de gestão financeira de uma empresa. Visa demonstrar e também projetar o resultado de todas as entradas e as saídas de recursos financeiros em regime de caixa.
 
2. DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS

  • Este demonstrativo consiste em relatórios que indicam o volume das vendas, o custo das mercadorias vendidas, despesas fixas e variáveis. O demonstrativo também apura o lucro líquido no momento em que ocorrem, sem considerar o pagamento ou recebimento.
  • É um resumo de todas as operações financeiras em um determinado período para saber se a empresa teve lucro ou prejuízo, por meio da comparação entre receitas e despesas, apresentando os resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa.
  • Este demonstrativo deve ser analisado pelo menos mensalmente.
 
3. BALANÇO PATRIMONIAL
 
Apresenta o valor do ativo, valor do passivo e apura o valor do patrimônio líquido da empresa.
 
  • Ativo: bens e direitos;
  • Passivo: exigibilidades e obrigações;
  • Patrimônio líquido: resultado da diferença entre o total de ativos e o total de passivos;
  • O balanço patrimonial apresenta a posição contábil, financeira e econômica de uma empresa em determinada data, normalmente mensal e anual.

Essas são apenas algumas formas que podem ajudar você a manter a saúde do seu negócio. Somente através de uma gestão precisa e focada em resultados, é que sua empresa pode estabelecer metas e perseguir a evolução dia após dia.
 
Não deixe de baixar nosso eBook que traz 7 dicas essenciais para o seu controle financeiro.
 
São 7 conselhos que esclarecerão pra você o caminho em prol do desenvolvimento e equilíbrio de suas finanças.



25 de Setembro de 2019

Tags:

empresa controle financeiro finanças

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo: