Coronavírus: quais são os impactos nas marmorarias?
O setor das marmorarias compõe boa parte das empresas da indústria civil e está presente em praticamente todas as obras.
Apesar da pandemia ter reduzido o número de orçamentos, a expectativa é de que em 2021 a construção civil tenha uma retomada em larga escala. O que promete beneficiar, também, o setor das marmorarias.
Até lá as empresas de mármore e granito precisam assumir as rédeas para manter os negócios e as contas sob controle. Para isso, precisam buscar soluções práticas e inteligentes para superar os obstáculos.
Não sabe que quais são os impactos do corona nas marmorarias, nem como superá-los?
Descubra, neste post, como a pandemia do coronavírus tem afetado as empresas de mármore e granito e o que elas estão fazendo para superar a crise. Veja ainda como a economia se recuperou no passado, quando enfrentava outros períodos de dificuldade.
Boa leitura!
Crises surgem e podem ser superadas, sim!
Quem vê a situação atual do país logo pensa: “Vai demorar para a economia se recuperar dessa crise.”
No entanto, clientes em meio à pandemia esquecem que no passado o mundo já passou por outros períodos de “tensão” e que, embora assustadores, serviram de ensinamento para a economia crescer mais forte e estruturada.
Se voltássemos no tempo até 1929, o ano da Grande Depressão, certamente nos depararíamos com pessoas tão assustadas e descrentes quanto agora.
Naquela época a Europa estava se reerguendo da 1ª Guerra Mundial, recuperando o mercado e passando a comprar cada vez menos dos americanos. Como as exportações foram diminuindo, os estoques foram ficando mais altos e os preços dos produtos despencaram.
A desvalorização foi tanta que não demorou para que várias empresas e indústrias americanas fossem à falência. Não só isso, que o PIB recuasse. A indústria encolheu 46%, a taxa de desemprego chegou a 25% e a bolsa despencou 90%, fazendo com que milhões de pessoas, empresários e investidores se desesperassem.
Algo semelhante aconteceu em 1985, quando o Japão viu explodir a bolha imobiliária. O país asiático era uma das maiores potências econômicas do mundo, o que contribuiu para que os investimentos crescessem devido à abundância de crédito.
Uma vez que o crédito fácil alavancava o mercado imobiliário, houve alta no preço dos imóveis e muitas pessoas passaram a ter dificuldade financeira para pagar todos os juros.
Essa dificuldade fez com que muitos tivessem que vender suas casas, apartamentos, terrenos e até prédios comerciais.
O aumento acelerado nas vendas fez despencar quase que pela metade o valor dos ativos, e na bolsa de valores o reflexo da queda não foi outro senão a perda abrupta no preço das ações.
Assim como hoje enfrentamos a incerteza se o mercado vai se recuperar ou não da crise do coronavírus, em outros tempos as pessoas também enfrentaram o desconhecido em relação à economia.
Porém, e embora não soubessem na época, o mundo foi se recuperando aos poucos e a economia foi ficando mais forte. Mostrando assim que não existem razões para desacreditarmos que o mundo vai se recuperar, também, da crise atual.
Impactos do corona nas marmorarias
Assim como em vários outros segmentos, o setor das marmorarias também foi impactado pelo coronavírus.
Como muitas das obras foram interrompidas, por conta do isolamento social, as empresas de construção civil e outros clientes passaram a adiar seus projetos e postergar o recebimento de peças. O que contribuiu, consequentemente, para a queda abrupta do faturamento.
Da mesma forma, as empresas de mármore e granito têm enfrentado problemas quanto ao recebimento de insumos e materiais. Isso porque muitos fornecedores precisaram paralisar os serviços e as entregas por falta de funcionários.
Superar a crise é possível
Apesar do impacto econômico que o mundo todo sofre, e dos obstáculos que vieram com o coronavírus, as marmorarias podem adotar algumas práticas de venda e gerenciamento para equalizar o baixo movimento e fluxo de caixa.
Uma dessas práticas, por exemplo, está relacionada ao gerenciamento de contatos em um CRM (Customer Relationship Management). Ou seja, um sistema integrado de gestão cujo foco principal é o cliente.
Por meio dessa ferramenta moderna é possível ter um maior aproveitamento dos contatos e também fazer follow up. Isto é, acompanhar indicadores, métricas e outros números relacionados às vendas.
Se a marmoraria adotar práticas de venda e gestão, como é o caso de gerenciar os contatos em um CRM, pode garantir benefícios fantásticos como:
- Redução de custo com insumos de produção;
- Aumento na margem sobre os projetos devido ao consumo controlado de insumos;
- Acompanhamento de rendimentos;
- Identificação de qual é o melhor insumo a ser aplicado em cada tipo de material;
- Avaliação de desempenho de cada operador;
- Identificar qual é o desperdício que cada funcionário gera.
Incrível, não é mesmo?
A marmoraria não precisa mais sofrer tanto com o adiamento de projetos, nem com o atraso nas entregas dos materiais, porque consegue organizar melhor todas as contas e manter os ganhos e gastos sob controle.
Gostou do tema? Então continue lendo o nosso blog para se manter atualizado!
12 de Agosto de 2020
Tags:
Coronavírus covid-19 marmoraria marmorarias Impacto do corona nas marmorarias Clientes em meio a pandemia corona pandemiaCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023