CRM: Como a tecnologia ajuda manter o bom relacionamento com o cliente?
“Scientia potentia est”, também conhecido como “scientia est potentia”, é uma expressão em latim cujo significado representa “conhecimento é poder”.
Essa frase pressupõe que, com a aquisição de conhecimento, o ser humano é capaz de aumentar o seu potencial, assim influenciando outros indivíduos e melhorando a sua reputação.
No mundo dos negócios, o conhecimento pode ser classificado como uma “arma” poderosa para sobressair no mercado madeireiro. Isso porque, quanto mais informações são absorvidas, maior se torna o entendimento sobre os processos, produtos e principalmente os clientes.
O problema é que, para adquirir conhecimento é necessário coletar e armazenar o máximo de informações possíveis. Um procedimento que pode ser demorado e extremamente custoso quando feito manualmente.
E será que não existe um meio mais prático de absorver as informações e com isso otimizar a gestão de clientes? Sim, existe! Mas para isso a sua empresa precisa estar disposta a investir em tecnologias inovadoras como, por exemplo, um sistema de CRM.
CRM: o que é e como funciona?
CRM, sigla para Customer Relationship Management, nada mais é que o conjunto de práticas e estratégias de negócios focadas no relacionamento com o cliente.
Assim sendo, uma ferramenta CRM é um software desenvolvido para automatizar funções de contato e permite o armazenamento de informações sobre as atividades e interações de um cliente com a empresa.
Quando usada corretamente, essa tecnologia é capaz de ajudar na elaboração de estratégias de marketing, direcionamento de vendas e suporte, por exemplo. O que contribui para a sua empresa reduzir custos, agilizar o atendimento, otimizar a rentabilidade e até aumentar o grau de satisfação dos clientes.
“Mas como um CRM funciona?”, você deve estar se perguntando.
Pois bem, de um jeito muito simples. Você recorre a um sistema de gestão de relacionamento com cliente para cadastrar informações atuais e potenciais de um indivíduo ou empresa como nome, endereço, número de telefone, etc. Ele também registra atividades como histórico de compras/problemas/devoluções, visitas, ligações telefônicas e canais preferidos de atendimento, entre outros.
Assim que o cadastro e registro são feitos, a sua empresa consegue integrar todos os dados no sistema e com isso manter as equipes melhor preparadas e atualizadas com as informações.
Os principais benefícios de um sistema de CRM são:
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Conhecimento mais amplo sobre os negócios (vendas antigas, valores gastos em compras e histórico de problemas/devoluções);
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Ganhos em produtividade;
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Controle da carteira de clientes;
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Inteligência no planejamento estratégico;
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Visão mais realista e precisa do desempenho dos vendedores;
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Aumento das vendas;
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Fortalecimento da marca;
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Gerenciamento de oportunidades e funil de vendas para o setor comercial.
Tipos de CRM
CRM de Vendas, CRM de Marketing, CRM de Suporte, CRM Operacional, CRM Análitico, CRM Colaborativo e CRM Estratégico. Existe uma série de ferramentas no mercado e todas possuem nomenclaturas e funcionalidades distintas.
No entanto, pode-se dizer que, no final, todos esses modelos são divididos em dois tipos: um voltado para as grandes corporações (Enterprise), e outro para atender as necessidades dos pequenos e médios empreendedores (PME).
Abaixo veja como cada uma das modalidades funciona:
Enterprise
O CRM Enterprise é um sistema de gestão de relacionamento com cliente que permite a personalização com base nas necessidades de negócio. Ou seja, a sua empresa pode incluir ou excluir recursos dentro da plataforma conforme achar necessário.
Uma vez que esse sistema de CRM oferece mais opções de customização, o seu preço acaba sendo mais elevado quando comparado às ferramentas mais compactas como um CRM para pequenas e médias empresas.
PME
As ferramentas de CRM para PME são ideais para quem busca economia e agilidade nas operações. Diferente do Enterprise, que possui alto custo de aquisição, o investimento dessa modalidade é bem menor porque o sistema é mais simples e comporta menos opções de personalização.
Isso quer dizer que a sua empresa vai deixar de ter funcionalidades e recursos interessantes? De forma alguma! A única diferença entre um modelo e outro é que, no software para PME, você fará uso de uma solução mais compacta e que oferece somente os recursos necessários.
Como um sistema de CRM ajuda a manter um bom relacionamento com o cliente?
Uma vez que você pode gerenciar e analisar todas as interações com o cliente por meio de uma ferramenta, a sua empresa consegue antecipar desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e fazer o controle de histórico de processos mais rápido.
O acesso às informações permite uma visão mais ampla sobre os negócios e todo esse conhecimento pode servir de base para a empresa e equipe de atendimento melhorar a interação com os compradores.
Isso quer dizer que um sistema de CRM só serve para cadastrar clientes e registrar suas interações junto com a empresa? Não!
A ferramenta ainda simplifica tarefas repetitivas e burocráticas, o que garante mais tempo para o time da sua empresa acompanhar o progresso dos compradores. Também conecta todos os setores por meio de dispositivos móveis, permitindo uma comunicação mais fluida e o surgimento de insights mais rápidos entre o grupo.
Como a empresa estará trabalhando com uma ferramenta de ponta e terá acesso apenas às informações atualizadas sobre os clientes, ficará mais fácil para as equipes elaborarem estratégias de marketing e vendas de modo a satisfazer as necessidades de cada comprador. Assim melhorando o relacionamento e a experiência deles com a sua marca.
Viu só como fazer a gestão de clientes pode ser fácil? Você não precisa mais perder tempo analisando planilhas e agendas para organizar todas as informações. Você pode recorrer a um sistema de CRM para automatizar as funções, controlar os dados e acompanhar de perto o histórico de processos de cada cliente.
Não sabe de que processos estamos falando, nem porque eles são válidos para a sua empresa? Peça um agendamento de reunião para saber mais informações sobre o funcionamento de um CRM.
06 de Julho de 2021
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CRM Relacionamento Cliente VendasCategorias
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