Facebook

Saiba como organizar o processo produtivo da marmoraria

Marmorarias que querem atender todas as demandas, fidelizar clientes, e alcançar novas oportunidades de vendas, precisam organizar o seu processo produtivo. 

Sua marmoraria já pratica esse controle? 

Tudo bem! Neste artigo nós explicaremos como organizar a sua produção, quais os benefícios de fazer o controle, e qual a importância de usar dados estratégicos no gerenciamento. Boa leitura!

O que é o processo produtivo e o que ele envolve?

Antes de mostrarmos como organizar a produção da marmoraria, é importante entender o que é o processo produtivo e o que ele envolve.

O processo produtivo nada mais é do que toda a operação responsável por transformar a matéria-prima em produto pronto. Portanto, envolve etapas como:

Extração: em que a matéria-prima é extraída de um determinado local e transferida para a empresa; 

Transformação: em que a matéria-prima é refinada para se tornar produto acabado;

Distribuição: em que o produto pronto é distribuído diretamente para os clientes ou lojas que vão comercializar o item. 

Benefícios de se ter o controle de produção na marmoraria

Para garantir que cada etapa do processo produtivo funcione de forma eficiente, é necessário que os gestores realizem o controle de produção, conhecido também como gestão da produção. 

Essa prática, se executada corretamente, beneficia a marmoraria das seguintes formas:

Por meio do controle, a empresa sabe exatamente o quanto de matéria-prima ou produto pronto precisa ter estocado para suprir suas demandas. Esse conhecimento impede que ela sofra com a falta de itens para produção ou entrega, ou até mesmo, com o excesso de itens armazenados. 

O controle de produção também permite que a marmoraria reduza desperdícios e utilize apenas os insumos necessários no seu processo produtivo. Isso contribui para uma produção mais enxuta e econômica, possibilitando à empresa maiores ganhos financeiros

A empresa também passa a reconhecer a quantidade máxima de itens que pode fabricar em um período, contribuindo para que ela recuse ou aceite mais solicitações de pedidos. 

Esse conhecimento também pode ajudá-la a identificar gargalos na linha de produção e implementar estratégias que permitam aumentar a sua capacidade produtiva.  

A prática contribui ainda para a redução de paradas não planejadas e atrasos nas entregas, uma vez que a marmoraria não deixa faltar matérias-primas para fabricar os produtos ou itens prontos para distribuir aos clientes.

Importância de dados estratégicos para o controle de produção

O controle de produção só pode ser realizado com eficácia quando os gestores têm acesso a dados estratégicos sobre seu negócio.

São os dados que irão proporcionar uma visão holística sobre toda a cadeia de produção, contribuindo para que o profissional consiga prever demandas e programar as etapas do processo produtivo.   

Previsão da demanda

Quando faz a previsão da demanda, o profissional consegue estimar um volume de vendas e adequar o estoque para atender a esses pedidos. É por meio disso que ele também consegue planejar melhor os custos e o orçamento de produção, e preparar o caixa da empresa de modo a pagar todas as contas.

Para fazer a previsão da demanda, o gestor da marmoraria pode fazer o levantamento de todos os pedidos, apontar os períodos do ano em que tiveram mais e menos saídas e definir uma estimativa com base nesses números.

Programação da Produção

A programação da produção consiste em agendar um momento específico do mês para definir as etapas de fabricação do produto. Essa programação pode ajudar a marmoraria a otimizar o tempo de trabalho, diminuir a incidência de erros e reduzir desperdícios.

Ao fazer a programação da produção, o profissional deve considerar alguns dados, como: 

Ordens de compra;

Capacidade produtiva;

Disponibilidade de equipamentos e trabalhadores;

Quantidade de itens no estoque e liberação de pedidos. 

Como fazer o planejamento estratégico da produção na marmoraria


 

O planejamento estratégico da produção possui três níveis: estratégico, tático e operacional.

Nível estratégico

É estruturado o planejamento da capacidade de produção, definindo os objetivos gerais e as políticas estratégicas que sustentam a competitividade da marmoraria. O foco aqui é o longo prazo, por isso requer uma visão holística sobre todo o negócio.

Onde a empresa quer chegar?

O que a marmoraria mais valoriza?

Quais são seus pontos fortes e fracos?

O que faz e por que faz?

 

É preciso ter essas respostas em mente para definir objetivos e estratégias fundamentadas na missão da empresa. 

Seguem alguns exemplos de objetivos estratégicos: 

Ampliar a capacidade produtiva em 20%;

Reduzir os custos de produção em 10%;

Aumentar a satisfação dos clientes em 30%.
 

Nível tático

São estabelecidas metas para cada setor ou unidade da marmoraria e construído um plano de ação. O foco é decidir o que a empresa precisa fazer no médio prazo para alcançar os objetivos estratégicos.

Exemplos de objetivos táticos:

Investir em tecnologia e capacitação de trabalhadores;

Avaliar novas propostas de preços para aquisição de matéria-prima;

Garantir a entrega de peças sem defeito, e em menos tempo;
 

Nível operacional

São determinados planos para curto prazo e materiais necessários para a fabricação dos produtos. Aqui é onde também ocorre o gerenciamento de estoque, programação detalhada da produção, emissão de ordens de produção e monitoramento e controle dos processos produtivos.

O foco desse nível é detalhar o plano de ação, esclarecendo como fazer, quem fará e em quanto tempo deve ser feito.

Exemplos de objetivos operacionais:

Utilizar um sistema inteligente para controle financeiro e administrativo da marmoraria

Fechar parceria com bons fornecedores;

Implementar um programa de qualidade.


Organizar o processo produtivo na marmoraria não é difícil, mas exige bastante tempo e atenção por parte dos gestores. 

Para simplificar o controle da produção e assegurar apenas a entrega de produtos e serviços de qualidade, conte com tecnologias de ponta como o iZY, sistema de gestão on-line! 

 

20 de Junho de 2023

Tags:

Controle de produção processo produtivo organizar produção gestão da produção planejamento estratégico

Orçamento por Telefone

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Solicite uma demonstração

Solicite nosso contato preenchendo o formulário abaixo:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.