Saiba como organizar o processo produtivo da marmoraria
Marmorarias que querem atender todas as demandas, fidelizar clientes, e alcançar novas oportunidades de vendas, precisam organizar o seu processo produtivo.
Sua marmoraria já pratica esse controle?
Tudo bem! Neste artigo nós explicaremos como organizar a sua produção, quais os benefícios de fazer o controle, e qual a importância de usar dados estratégicos no gerenciamento. Boa leitura!
O que é o processo produtivo e o que ele envolve?
Antes de mostrarmos como organizar a produção da marmoraria, é importante entender o que é o processo produtivo e o que ele envolve.
O processo produtivo nada mais é do que toda a operação responsável por transformar a matéria-prima em produto pronto. Portanto, envolve etapas como:
Extração: em que a matéria-prima é extraída de um determinado local e transferida para a empresa;
Transformação: em que a matéria-prima é refinada para se tornar produto acabado;
Distribuição: em que o produto pronto é distribuído diretamente para os clientes ou lojas que vão comercializar o item.
Benefícios de se ter o controle de produção na marmoraria
Para garantir que cada etapa do processo produtivo funcione de forma eficiente, é necessário que os gestores realizem o controle de produção, conhecido também como gestão da produção.
Essa prática, se executada corretamente, beneficia a marmoraria das seguintes formas:
Por meio do controle, a empresa sabe exatamente o quanto de matéria-prima ou produto pronto precisa ter estocado para suprir suas demandas. Esse conhecimento impede que ela sofra com a falta de itens para produção ou entrega, ou até mesmo, com o excesso de itens armazenados.
O controle de produção também permite que a marmoraria reduza desperdícios e utilize apenas os insumos necessários no seu processo produtivo. Isso contribui para uma produção mais enxuta e econômica, possibilitando à empresa maiores ganhos financeiros.
A empresa também passa a reconhecer a quantidade máxima de itens que pode fabricar em um período, contribuindo para que ela recuse ou aceite mais solicitações de pedidos.
Esse conhecimento também pode ajudá-la a identificar gargalos na linha de produção e implementar estratégias que permitam aumentar a sua capacidade produtiva.
A prática contribui ainda para a redução de paradas não planejadas e atrasos nas entregas, uma vez que a marmoraria não deixa faltar matérias-primas para fabricar os produtos ou itens prontos para distribuir aos clientes.
Importância de dados estratégicos para o controle de produção
O controle de produção só pode ser realizado com eficácia quando os gestores têm acesso a dados estratégicos sobre seu negócio.
São os dados que irão proporcionar uma visão holística sobre toda a cadeia de produção, contribuindo para que o profissional consiga prever demandas e programar as etapas do processo produtivo.
Previsão da demanda
Quando faz a previsão da demanda, o profissional consegue estimar um volume de vendas e adequar o estoque para atender a esses pedidos. É por meio disso que ele também consegue planejar melhor os custos e o orçamento de produção, e preparar o caixa da empresa de modo a pagar todas as contas.
Para fazer a previsão da demanda, o gestor da marmoraria pode fazer o levantamento de todos os pedidos, apontar os períodos do ano em que tiveram mais e menos saídas e definir uma estimativa com base nesses números.
Programação da Produção
A programação da produção consiste em agendar um momento específico do mês para definir as etapas de fabricação do produto. Essa programação pode ajudar a marmoraria a otimizar o tempo de trabalho, diminuir a incidência de erros e reduzir desperdícios.
Ao fazer a programação da produção, o profissional deve considerar alguns dados, como:
Ordens de compra;
Capacidade produtiva;
Disponibilidade de equipamentos e trabalhadores;
Quantidade de itens no estoque e liberação de pedidos.
Como fazer o planejamento estratégico da produção na marmoraria
O planejamento estratégico da produção possui três níveis: estratégico, tático e operacional.
Nível estratégico
É estruturado o planejamento da capacidade de produção, definindo os objetivos gerais e as políticas estratégicas que sustentam a competitividade da marmoraria. O foco aqui é o longo prazo, por isso requer uma visão holística sobre todo o negócio.
Onde a empresa quer chegar?
O que a marmoraria mais valoriza?
Quais são seus pontos fortes e fracos?
O que faz e por que faz?
É preciso ter essas respostas em mente para definir objetivos e estratégias fundamentadas na missão da empresa.
Seguem alguns exemplos de objetivos estratégicos:
Ampliar a capacidade produtiva em 20%;
Reduzir os custos de produção em 10%;
Aumentar a satisfação dos clientes em 30%.
Nível tático
São estabelecidas metas para cada setor ou unidade da marmoraria e construído um plano de ação. O foco é decidir o que a empresa precisa fazer no médio prazo para alcançar os objetivos estratégicos.
Exemplos de objetivos táticos:
Investir em tecnologia e capacitação de trabalhadores;
Avaliar novas propostas de preços para aquisição de matéria-prima;
Garantir a entrega de peças sem defeito, e em menos tempo;
Nível operacional
São determinados planos para curto prazo e materiais necessários para a fabricação dos produtos. Aqui é onde também ocorre o gerenciamento de estoque, programação detalhada da produção, emissão de ordens de produção e monitoramento e controle dos processos produtivos.
O foco desse nível é detalhar o plano de ação, esclarecendo como fazer, quem fará e em quanto tempo deve ser feito.
Exemplos de objetivos operacionais:
Utilizar um sistema inteligente para controle financeiro e administrativo da marmoraria
Fechar parceria com bons fornecedores;
Implementar um programa de qualidade.
Organizar o processo produtivo na marmoraria não é difícil, mas exige bastante tempo e atenção por parte dos gestores.
Para simplificar o controle da produção e assegurar apenas a entrega de produtos e serviços de qualidade, conte com tecnologias de ponta como o iZY, sistema de gestão on-line!
Tags:
Controle de produção processo produtivo organizar produção gestão da produção planejamento estratégicoCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes

12 de Março de 2025

04 de Fevereiro de 2025

06 de Novembro de 2024

15 de Outubro de 2024

11 de Setembro de 2024

16 de Abril de 2024

18 de Março de 2024

14 de Março de 2024

21 de Fevereiro de 2024

23 de Janeiro de 2024