Saiba como organizar o processo produtivo da marmoraria
Marmorarias que querem atender todas as demandas, fidelizar clientes, e alcançar novas oportunidades de vendas, precisam organizar o seu processo produtivo.
Sua marmoraria já pratica esse controle?
Tudo bem! Neste artigo nós explicaremos como organizar a sua produção, quais os benefícios de fazer o controle, e qual a importância de usar dados estratégicos no gerenciamento. Boa leitura!
O que é o processo produtivo e o que ele envolve?
Antes de mostrarmos como organizar a produção da marmoraria, é importante entender o que é o processo produtivo e o que ele envolve.
O processo produtivo nada mais é do que toda a operação responsável por transformar a matéria-prima em produto pronto. Portanto, envolve etapas como:
Extração: em que a matéria-prima é extraída de um determinado local e transferida para a empresa;
Transformação: em que a matéria-prima é refinada para se tornar produto acabado;
Distribuição: em que o produto pronto é distribuído diretamente para os clientes ou lojas que vão comercializar o item.
Benefícios de se ter o controle de produção na marmoraria
Para garantir que cada etapa do processo produtivo funcione de forma eficiente, é necessário que os gestores realizem o controle de produção, conhecido também como gestão da produção.
Essa prática, se executada corretamente, beneficia a marmoraria das seguintes formas:
Por meio do controle, a empresa sabe exatamente o quanto de matéria-prima ou produto pronto precisa ter estocado para suprir suas demandas. Esse conhecimento impede que ela sofra com a falta de itens para produção ou entrega, ou até mesmo, com o excesso de itens armazenados.
O controle de produção também permite que a marmoraria reduza desperdícios e utilize apenas os insumos necessários no seu processo produtivo. Isso contribui para uma produção mais enxuta e econômica, possibilitando à empresa maiores ganhos financeiros.
A empresa também passa a reconhecer a quantidade máxima de itens que pode fabricar em um período, contribuindo para que ela recuse ou aceite mais solicitações de pedidos.
Esse conhecimento também pode ajudá-la a identificar gargalos na linha de produção e implementar estratégias que permitam aumentar a sua capacidade produtiva.
A prática contribui ainda para a redução de paradas não planejadas e atrasos nas entregas, uma vez que a marmoraria não deixa faltar matérias-primas para fabricar os produtos ou itens prontos para distribuir aos clientes.
Importância de dados estratégicos para o controle de produção
O controle de produção só pode ser realizado com eficácia quando os gestores têm acesso a dados estratégicos sobre seu negócio.
São os dados que irão proporcionar uma visão holística sobre toda a cadeia de produção, contribuindo para que o profissional consiga prever demandas e programar as etapas do processo produtivo.
Previsão da demanda
Quando faz a previsão da demanda, o profissional consegue estimar um volume de vendas e adequar o estoque para atender a esses pedidos. É por meio disso que ele também consegue planejar melhor os custos e o orçamento de produção, e preparar o caixa da empresa de modo a pagar todas as contas.
Para fazer a previsão da demanda, o gestor da marmoraria pode fazer o levantamento de todos os pedidos, apontar os períodos do ano em que tiveram mais e menos saídas e definir uma estimativa com base nesses números.
Programação da Produção
A programação da produção consiste em agendar um momento específico do mês para definir as etapas de fabricação do produto. Essa programação pode ajudar a marmoraria a otimizar o tempo de trabalho, diminuir a incidência de erros e reduzir desperdícios.
Ao fazer a programação da produção, o profissional deve considerar alguns dados, como:
Ordens de compra;
Capacidade produtiva;
Disponibilidade de equipamentos e trabalhadores;
Quantidade de itens no estoque e liberação de pedidos.
Como fazer o planejamento estratégico da produção na marmoraria
O planejamento estratégico da produção possui três níveis: estratégico, tático e operacional.
Nível estratégico
É estruturado o planejamento da capacidade de produção, definindo os objetivos gerais e as políticas estratégicas que sustentam a competitividade da marmoraria. O foco aqui é o longo prazo, por isso requer uma visão holística sobre todo o negócio.
Onde a empresa quer chegar?
O que a marmoraria mais valoriza?
Quais são seus pontos fortes e fracos?
O que faz e por que faz?
É preciso ter essas respostas em mente para definir objetivos e estratégias fundamentadas na missão da empresa.
Seguem alguns exemplos de objetivos estratégicos:
Ampliar a capacidade produtiva em 20%;
Reduzir os custos de produção em 10%;
Aumentar a satisfação dos clientes em 30%.
Nível tático
São estabelecidas metas para cada setor ou unidade da marmoraria e construído um plano de ação. O foco é decidir o que a empresa precisa fazer no médio prazo para alcançar os objetivos estratégicos.
Exemplos de objetivos táticos:
Investir em tecnologia e capacitação de trabalhadores;
Avaliar novas propostas de preços para aquisição de matéria-prima;
Garantir a entrega de peças sem defeito, e em menos tempo;
Nível operacional
São determinados planos para curto prazo e materiais necessários para a fabricação dos produtos. Aqui é onde também ocorre o gerenciamento de estoque, programação detalhada da produção, emissão de ordens de produção e monitoramento e controle dos processos produtivos.
O foco desse nível é detalhar o plano de ação, esclarecendo como fazer, quem fará e em quanto tempo deve ser feito.
Exemplos de objetivos operacionais:
Utilizar um sistema inteligente para controle financeiro e administrativo da marmoraria
Fechar parceria com bons fornecedores;
Implementar um programa de qualidade.
Organizar o processo produtivo na marmoraria não é difícil, mas exige bastante tempo e atenção por parte dos gestores.
Para simplificar o controle da produção e assegurar apenas a entrega de produtos e serviços de qualidade, conte com tecnologias de ponta como o iZY, sistema de gestão on-line!
Tags:
Controle de produção processo produtivo organizar produção gestão da produção planejamento estratégicoCategorias
ARTEFATOS COMPRAS COMUNICAÇÃO CONTADOR ESTOQUE FINANÇAS GESTÃO HISTÓRIAS DE SUCESSO INDIQUE & GANHE MADEIREIRA MARMORARIA NOTA FISCAL ELETRÔNICA NOTÍCIAS PRODUÇÃO SERVIÇOS TECNOLOGIA VENDAS VISTORIA VEICULARPosts Recentes
Planejamento Tributário: por que é importante?06 de Novembro de 2024 6 alternativas para sua marmoraria se destacar
15 de Outubro de 2024 Utilizando o CRM como propulsor de novas oportunidades.
11 de Setembro de 2024 Quer aumentar as vendas? Veja 5 dicas que vão te ajudar!
16 de Abril de 2024 Case de Sucesso: Eficiência e dados estratégicos na marmoraria Dimagra
18 de Março de 2024 5 estratégias práticas e eficientes para acabar de vez com os problemas na marmoraria!
14 de Março de 2024 Aumente o faturamento da madeireira: 5 formas de otimizar a produção
21 de Fevereiro de 2024 Potencialize a tomada de decisão com relatórios de custos de produção
23 de Janeiro de 2024 Como atingir a excelência operacional em empresas de artefatos de cimento?
20 de Dezembro de 2023 Marmoraria: veja 7 estratégias para atrair e fidelizar novos clientes
15 de Novembro de 2023